Espessura capilar: Cabelo fino ou grosso?

  • Home
  • Dicas
  • Espessura capilar: Cabelo fino ou grosso?

O post de hoje é pra ensinar vocês a diferenciar cabelo fino de cabelo grosso.

Depois dos posts “Como afinar os fios do cabelo?” e “Como engrossar os fios dos cabelos“, algumas leitoras ficaram com dúvidas sobre como diferenciar se o seu cabelo é fino ou grosso, por isso achei necessário fazer este post, espero que ajude vocês.

Cabelo fino ou grosso?

A genética é o principal fator que irá definir o seu tipo de fio, se quiser saber o seu tipo de cacho, sugiro que leia o nosso post sobre o assunto “Tipo de cachos: Como identificar o seu + dicas“.

É válido lembrar que os dois tipos têm suas desvantagens, e também que a textura do seu fio pode mudar com o tempo por questões hormonais, emocionais e fatores externos.

Cabelos finos

Os fios finos geralmente são mais fracos e mais suscetíveis a quebra. Geralmente cabelos crespos estão entre os mais finos, principalmente os tipos 4B e 4C. Essa característica faz com que os fios também embaracem com mais facilidade. Eles também podem ser mais desafiadores na hora de fixar penteados. Sabe aquele topete lindo que você quer fazer? Provavelmente você terá que usar um produto como fixador ou mousse para fixar melhor o penteado.

Na hora de escolher os seus produtos, você deve procurar produtos que visam aumento de massa e volume. Cabelos finos costumam ficar melhores em comprimentos médios e curtos, já que os longos pesam dando aspecto de ainda menos cabelo. Deixando os mais curtos o cabelo fica com mais movimento.

Uma boa dica é dividir o cabelo de um jeito diferente sempre, isso ajudará a criar a impressão de uma raiz mais volumosa. Você também pode secar os fios de cabeça para baixo, soltando a raiz com as mãos. Geralmente são mais encontrados em fios lisos ou ondulados, mas cacheados e afros também podem ser finos.

Cabelos grossos

Cabelos grossos geralmente são mais lisos e “pesados”, apresentando uma estrutura mais resistente às agressões químicas e físicas.

Na hora de escolher os produtos os mais indicados são produtos que prometam diminuição de frizz e controle volume. Também evite condicionadores muito densos, e mantenha os fios sempre hidratados.

Isso já é uma boa dica para diminuir o Frizz, mas se não for suficiente confira o nosso post “6 dicas (de ouro) que vão detonar o Frizz“. Na hora de cortar, priorize cortes que promovam leveza. Claro que os cortes mais retos e angulosos também têm seu lugar, mas se o que você quer é movimento então invista em repicados, camadas e desfiados.

Outros posts que podem te auxiliar:

GoCurly! Como cortar cabelos cacheados parte 1
GoCurly! Como cortar cabelos cacheados parte 2

Texto reelaborado em 30/08/2019

Larissa Konze

Larissa Konze, 18, reside em São Lourenço do Sul, RS. Aspirante a Psicóloga e a escritora. Decidiu assumir os cachos pois queria dar um basta a sociedade impositora e recuperar sua identidade verdadeira.

Blog Comments

Vou falar de um assunto diferente , mais que tenha haver com cachos.Vocês falam de “LIBERDADE ” mais vamos falar a real , vocês só voltaram com os cachos porque estava caindo ou porque ficaram sem dinheiro, porque se vocês amam tanto seus cachos nunca tinha alisado.Cansei de ouvir que só alisaram o cabelo porque sofreram algum tipo de gozação, porque a sociedade não aceita , poxa falar sempre a mesma coisa cansa, sempre que entro nesse blog e vejo suas historias sempre são as mesma coisas, mesmas ladainhas parecem que todas combinaram.

Oi Carla. Não sei se você leu a história de todas nós, mas em momento algum falamos aqui que “sempre amamos nossos cachos”. Eu, por exemplo, tive que me acostumar até gostar. Não é assim e você está erradíssima em generalizar. Beijos!

Olá Carla, você está generalizando e não é bem assim!

O fato de abandonar a progressiva ou qualquer química alisante, de passar a se aceitar nos ajudou a reunir, mas o nosso blog não é só isso, e sim nós falamos disso pra mostrar que aceitação é algo lindo e muito importante. E se escrevemos aqui não é por modinha e sim aceitação, tão menos por dinheiro, mas sim pra que as meninas cacheadas, que muitas vezes se sentem desamparadas tenham alguém para ajuda-las!

Vc esqueceu tb que os cabelos passam por fases diferentes com o passar dos anos, conforme deixamos de ser criança e nos tornamos adultas.
Logo, na fase de transformação alguns cabelos ficam muito difíceis de serem domados. Onde é o momento que fazemos as químicas. Depois, qd a química sai, o cabelo natural que voltou a crescer pode ter deixado aquela fase + rebelde para trás e o cacheado fica a coisa mais linda!
E outra, querer mudar de vez em quando não quer dizer que odeie o seu tipo do cabelo, só quer ficar diferente, com uma cara nova ;)

Ótimo comentário Leila, as funções genéticas do fio influenciam muito mesmo!

Beijos!

Oi Carla, realmente me entristece comentários como o seu, pois assim como nossos corpos, cabelos, e etc têm fases, nossas opniões também, por isso mesmo que acredito que na adolescência muitas de nós segue o que a sociedade impõe, realmente com receio do que dirão se nos assumirmos. Crescemos mudamos de da mesma forma que uma cacheada pode querer depois de anos alisar, uma alisada pode sim querer seu cabelo natural. Qual o problema?

Ladainha é você generalizar e não saber que não temos que fazer nada para agradar ninguém. Se estes posts falam a realidade de cada uma ou não, em que isso irá mudar sua vida ?

Nos poupe de seus comentários pois se estamos aqui é justamente para trocarmos experiências e não julgarmos as pessoas, afinal, qual motivo teríamos para criar mentiras?

Olha achei o site superrr legalll, amei mesmo!
Ainda estou na dúvida sobre como meu cabelo é de verdade kkkk afinal são 15 anos só de quimicas! kkkkk Mais acho válido o post pois ai quem não tiver mas na transição vai saber usar melhor os produtos corretos sem prejudicar o cabelo e o visu rsrs
Agora fiquei extremamente indignada com a cidadã chamada Carla, pela forma como foi ofensiva com as meninas aqui do site. Acho que RESPEITO É BOM, e os incomodados que se mudem! A dita com ceteza fala o que não sabe, fato! E REALIDADE é quem tem cabelo cheio, crespo, sofre sim! Imagina a 20 anos atrás?!
Carla deve viver num mundo totalmente cor de rosa! hahaha
As pessoas quando vem aqui realmente são historias parecidas e verdadeiras! Pq é algo culturalll, é um fato. A mulher a tempos é reprimida de diversas formas, a sociedade impõe de forma sutil ou grosseiramente que vc tem que ter cabelo liso ou no máximo levemente ondulado. Tudo totalmente capitalista. Cadê que os salões se interessa em tratar cabelos cacheados, vc procura alguem pra cortar não sabemmm. Pqqq ?pq dá mais dinheiro.!
As pessoas quando entra aqui no site vem em busca de ajuda, são seres humanos que procura ajuda , que querem desabafar e pelo menos tenta ser e assumir a sua propria indentidade e não um produto ideal da sociedade ou do mercado.
Acho que antes de sair jogando palavras agressivas deve se sempre saber o que vai falar.
Bjs Cacheia < AMO VCs

Oi Camila! Fico muito feliz que tenha gostado do post, e te desejo força na transição!

E sobre essa menina, concordo em número e grau no que você falou, é triste ver meninas que não veem ou fingem não ver o que está acontecendo a anos, ao seu redor sabe? E agradeço de coração por suas palavras, é extremamente gratificante ver meninas como vocês que gostam da gente e entendem nosso propósito.

Obrigada e beijos Lari!

Não tenho um cabelo mega cacheado, cabelo tipo 2. Definido no momento em que estou em casa, saio, bem, não se sabe se é farofa ou juba. Apelei para relaxamento, depois fiz duas selagens, mas sempre, com o desejo de cabelos naturais, bonitos, que fossem eu. Estou em período de transação, pesquisando, procurando, tentando cuidar dele, e ouvindo várias vezes: prefiro seu cabelo assim a liso, combina mais com você. Carla, querida, talvez você tenha se incomodado com a “ladainha”, mas poxa, essa é a história de muitas brasileira, por que não dizer de milhões de mulheres no mundo. O cabelo liso tem mais brilho-naturalmente, é mais prático, o vento não atrapalha tanto e sem falar que a maioria das ditas famosas, não têm cachos, então nós somos as jubas de leão, as cabelo de bombril, nós somos simplesmente as mulheres que tinha tudo pra ser diferente, mas por não conseguirem cuidar desse diferente, preferem ser iguais a se destacar por motivos de chacota. Estou de volta na luta pelas ondas, no meu caso, quero elas de volt,a com chuva, com sol, com vento, com coques de ballet, com o que for, essa sou eu e o site tem me ajudado, então, se está cansada da “ladainha, um conselho: não tenha amigas com cabelos ondulados ou cacheados, pois a MAIORIA, terá esta mesma história. Via as ondas, os cachos e principalmente o amor por si mesma.

Larissa, xará, adoreei ler esse comentário me deixou muito feliz. E peço desculpas pela demora em responder, beijos!

muito produtivo o post, gostei bastante, encontrei o blog quando procurava a respeito de fios finos e grossos, sei que o blog é voltado principalmente para cabelos cacheados e o meu é liso mas não escorrido e ultimamente tem tido ondulações. bom eu gostaria de saber se quem tem fios finos e grossos(grossos são bem poucos por que utilizava chapinha na adolescência sem proteção aí acabou mudando a estrutura de alguns dos meus fios) você acha que eu poderia utilizar aquele método com açúcar para afinar os fios? ou pode prejudicar os que já são finos?
se puder responder agradeço.

Oi Paola!
O açúcar é ótimo pra afinar os fios, pode testar sim! Beijos!

[…] – Tente usar sempre em temperatura mais baixa (especialmente se seus fios forem finos); […]

oie gente!! tudo bem? então alguns dos meus fios estão meio estranhos. Tipo assim fino,grosso,fino,grosso… o que isso quer dizer? que está quebrado?
Obrigada! bjus!!!!! vocês me ajudam muito com os posts :D

Oi Gabi! Seu cabelo é misto. Só olhar o que tem em maior quantidade. Você está em transição?

Pior que não Ana kkk.Eu acho muito estranho mesmo porque só em um fio vem fino depois em grossa depois afina e assim sucessivamente..

Pode ser alguma coisa hormonal ou de alimentação viu? Vai numa dermatologista, só por via das dúvidas, se tiver te incomodando muito…

pior que não Ana :/ por isso que eu acho estranho

Acho que meu cabelo é fino…pois não fixa penteado e tbm seca rápido…porém é bastante volumoso…

Oi meninas, conheci o blog ontem por acaso, mas simplesmente amei. Desisti de alizar o meu cabelo por três motivos: 1- cansei de ser escrava do retoque de raiz; 2- desenvolvi muita caspa; 3- queria saber como era cuidar do meu cabelo natural; Acredito está nessa fase de transação há quase 2 anos, já removi grande parte do liso. Estou muito ansiosa pq meu cabelo não forma cachos e no máximo fica ondulado, é de espessura média e está super ressecado. Definitivamente não sei o que fazer. Me ajudem por favor!!

Oi Estefanny, esse post vai te ajudar: http://cacheia.com/2015/10/transicao-capilar-guia-definitivo/

Oi meninas! Tudo bem?
Voltei a ter meus cachos há quase dois anos, mas a química que usei nele (durante anos) foi muito forte e não saiu por completo. Estou vendo vários videos e etc sobre fitagem, no entanto, os cremes que uso para isso, deixa meu cabelo com aspecto pesado, ou seja, meu cabelo não fica muito bem com muuuito creme. Já troquei de marca várias vezes, desde os cremes mais finos até os mais consistentes. Vocês teriam uma dica pra me dar?

Se é genético nao tem jeito né? nao tem como mudar? deprimi real agora hahah :( Meu cabelo é MUITO fino e meu sonho sempre foi ter cabelo grande (natural, sem aplique) e pra mim parece um sonho muito distante, pq como meu cabelo é muito fico ele nao crescer, quebra. :(

Oi Ly! Infelizmente é genético sim… Há algumas vitaminas que você pode tomar, mas tudo com indicação médica viu? E temos algumas receitinhas caseiras aqui no blog que ajudam a engrossar um pouco (ou pelo menos parecer mais grosso) :) beijos!

bom…. meu cabelo é misto, tem alguns fios que são beeem finos e outos que são grossos. Mas pelas características que eu li, meu cabelo é mais grosso que fino. Não sei se isso é bom. Eu deveria fazer tratamentos pra engrossar mais ou pra afinar?

Amo esse Blog suas lindas. Q Deus abençõe vcs e deem a vcs sabedoria e fios mais bonitos todos os dias, rs

Obrigada, Rachel <3

Meu cabelo é muio fino aí quando faço cachos com a chapinha não fica me ajude por favor , ele molhado e muito cacheado e escovado não dá cachos

A foto da tabelinha ta sumida aqui, queria mt ver :(

Recuperamos!

Alguém me explica porque meu cabelo é fino na parte da frente e um pouco mais atrás é tão grosso que parece cabelo do saco ;-; ??? Tratamentos,dicas

Meus cabelos são grossos porém leve é muito difícil domá-lo sempre encontro dificuldades em encontrar produtos que reduza os frizz,logo ele sempre tem frizz ele mais cai do que quebra,é muito complicado cuidar dele.

Leave a Comment