Dicas

Espessura capilar: Cabelo fino ou grosso?

O post de hoje é pra ensinar vocês a diferenciar cabelo fino de cabelo grosso.

Depois dos posts “Como afinar os fios do cabelo?” e “Como engrossar os fios dos cabelos“, algumas leitoras ficaram com dúvidas sobre como diferenciar se o seu cabelo é fino ou grosso, por isso achei necessário fazer este post, espero que ajude vocês.

Cabelo fino ou grosso?

A genética é o principal fator que irá definir o seu tipo de fio, se quiser saber o seu tipo de cacho, sugiro que leia o nosso post sobre o assunto “Tipo de cachos: Como identificar o seu + dicas“.

É válido lembrar que os dois tipos têm suas desvantagens, e também que a textura do seu fio pode mudar com o tempo por questões hormonais, emocionais e fatores externos.

Cabelos finos

Os fios finos geralmente são mais fracos e mais suscetíveis a quebra. Geralmente cabelos crespos estão entre os mais finos, principalmente os tipos 4B e 4C. Essa característica faz com que os fios também embaracem com mais facilidade. Eles também podem ser mais desafiadores na hora de fixar penteados. Sabe aquele topete lindo que você quer fazer? Provavelmente você terá que usar um produto como fixador ou mousse para fixar melhor o penteado.

Na hora de escolher os seus produtos, você deve procurar produtos que visam aumento de massa e volume. Cabelos finos costumam ficar melhores em comprimentos médios e curtos, já que os longos pesam dando aspecto de ainda menos cabelo. Deixando os mais curtos o cabelo fica com mais movimento.

Uma boa dica é dividir o cabelo de um jeito diferente sempre, isso ajudará a criar a impressão de uma raiz mais volumosa. Você também pode secar os fios de cabeça para baixo, soltando a raiz com as mãos. Geralmente são mais encontrados em fios lisos ou ondulados, mas cacheados e afros também podem ser finos.

Cabelos grossos

Cabelos grossos geralmente são mais lisos e “pesados”, apresentando uma estrutura mais resistente às agressões químicas e físicas.

Na hora de escolher os produtos os mais indicados são produtos que prometam diminuição de frizz e controle volume. Também evite condicionadores muito densos, e mantenha os fios sempre hidratados.

Isso já é uma boa dica para diminuir o Frizz, mas se não for suficiente confira o nosso post “6 dicas (de ouro) que vão detonar o Frizz“. Na hora de cortar, priorize cortes que promovam leveza. Claro que os cortes mais retos e angulosos também têm seu lugar, mas se o que você quer é movimento então invista em repicados, camadas e desfiados.

Outros posts que podem te auxiliar:

GoCurly! Como cortar cabelos cacheados parte 1
GoCurly! Como cortar cabelos cacheados parte 2

Texto reelaborado em 30/08/2019

You may also like