Hidratação

D-pantenol no cabelo: vantagens e formas de usar

d-pantenol nos cabelos - pantovit keramax
(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});

Quem costuma visitar lojas de cosméticos com mais frequência já deve ter notado  o aumento do número de produtos que contém d-pantenol nas prateleiras. Por muito tempo o Bepantol reinou absoluto como talvez, o mais famoso exemplar desse tipo de formulação. Mas aí o tempo passou e acho que muita gente sentiu a diferença no bolso. Eu mesma já não conseguia encontrar o bichinho por menos de R$30 por aqui. A grande novidade é que agora já existem vários produtos que contém o d-pantenol na composição por preços muito convidativos. Mas se você não sabe do que se trata e porque esse componente chamou tanta atenção das cacheadas e crespas, saiba tudo sobre o d-pantenol agora!

O que é d-pantenol?

O pantenol ou pró-vitamina b5, é uma vitamina presente no nosso cabelo e na nossa pele naturalmente e é muito utilizado nos produtos cosméticos. Nos frasquinhos que encontramos nas lojas e supermercados, o pantenol aparece sob a forma de um líquidozinho transparente e levemente viscoso e é chamado de “d-pantenol”.

Vantagens do d-pantenol para os cabelos

  • Para quem tem cabelos coloridos e/ou descoloridos e sente que os fios estão ficando mais fininhos com tempo, o d-pantenol pode ser um aliado e tanto já que contribui para o espessamento dos fios e para o combate das pontas duplas.
  • Para quem quer proteger e manter a umidade dos fios, o d-pantenol é uma boa escolha já que forma um filme protetor leve e oferece ação condicionante, mantendo os fios hidratados. Ou seja: ele é um item muito bem-vindo na rotina de cacheadas e crespas.

d-pantenol no cabelo: alguns produtos liberados para low poo

Como usar d-pantenol nos cabelos

  • No borrifador: uma tampinha de d-pantenol pode potencializar ainda mais suas receitinhas de borrifador. Confira nesse link aqui uma receita de borrifador maravilhosa!
  • Para potencializar suas máscaras: se você comprou uma máscara de hidratação e sentiu que ela está meio fraquinha, um pouquinho de d-pantenol também pode ajudar a fazer uma misturinha poderosa. Basta colocar num recipiente a quantidade de produto que você vai usar na aplicação e acrescentar meia tampa de d-pantenol (ou o correspondente a uma colher). Sucesso!
  • Na finalização: misture uma pequena quantidade de d-pantenol ao seu leave-in favorito e finalize como de costume. No caso dos produtos em spray, basta borrifar o produto antes de aplicar o finalizador. Mas óh: use com moderação e sem excessos! Não é necessário usar o produto sempre que finalizar.
  • Como spray hidratante: se você é dessas que raramente tem tempo para fazer uma hidratação em casa, produtos em spray como o d-pantenol da Fina Flor podem ser uma boa. Para aplicar, basta borrifar o líquido no comprimento e nas pontas e pronto! Ah, a dica de usar com cuidado dada no item acima também vale aqui.

E aí, gostou das dicas? Conta pra gente qual é a sua forma de usar o d-pantenol nos comentários :)


Fonte Bibliográfica:

CAMARGO JUNIOR, Flavio Bueno de. Desenvolvimento de formulações cosméticas contendo pantenol e avaliação dos seus efeitos hidratantes na pele humana por bioengenharia cutânea. 2006. Tese de Doutorado. Universidade de São Paulo.

(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});

Você também pode gostar: