Cabelos Crespos e Cacheados

Como cuidar dos cachos depois da piscina

2 de janeiro de 2017
Como cuidar dos cachos depois da piscina

2017 chegou, o calorão está aí e muita gente está aproveitando as férias! O problema é que a combinação entre a água e o cloro das piscinas pode danificar os fios, que ficam com aspecto ressecado e sem brilho. Então como amenizar o problema e cuidar dos cachos depois da piscina? Confira nesse post algumas dicas importantes.

O que fazer antes de entrar na piscina?

Se você quer manter seu cabelo cacheado ou crespo protegido dos efeitos do sol e da piscina, saiba que existem coisas simples que podem ser feitas antes e depois do banho. Encher o cabelo de creme ou leave-in não é uma boa já que esses produtos podem escorrer e virar uma melequeira só. Para evitar que isso aconteça, escolha produtos bem levinhos como os sprays. Confira abaixo produtos com proteção solar.

 Como cuidar dos cachos depois da piscina - spray com protetor solar liberado para low poo e no poo

Se você tiver um creme de pentear ou leave-in com proteção e quiser aproveitar os benefícios sem deixar o cabelo muito pesado, dilua um pouco do produto com água para formar um “leite de pentear”. Nesse post aqui a Ray dá dicas de como fazer. Mas óh: aplique com antecedência. Se você aplicar segundos antes de entrar na piscina seu trabalho será perdido!

Se não tiver nadinha, nem creme nem spray, nem nada, dê uma molha nos fios na ducha antes de entrar na piscina.

 Como cuidar dos cachos depois da piscina - dicas de finalizadores com proteção solarSaiu da piscina mas vai continuar curtindo o sol?

Se você já deu aquele mergulho, não pretende mais voltar para a piscina mas vai continuar curtindo o sol, lave os cabelos na ducha. Usar um condicionador pode ser uma boa e ajuda a reduzir o frizz e devolver a maciez para os cachos.

Depois de enxaguar o condicionador e retirar o excesso de água, finalize o cabelo usando um creme ou leave-in com proteção solar. Existem muitas opções disponíveis, eu por exemplo uso o finalizador da Bio Extratus Pós-Química e o leite de coco da linha Cachos da Soft Hair. Ambos são liberados para low poo.

Cuidados depois da piscina: hidratação para combater o ressecamento

Depois de voltar do passeio, é hora de cuidar dos cachinhos! Se seus cabelos ficaram ressecados, sem brilho ou quebradiços é importante caprichar na hidratação. Além de boas máscaras, você pode usar também ingredientes naturais nas suas receitas caseiras como mel, babosa, soro fisiológico, glicerina, etc. Confira abaixo algumas receitas caseiras de hidratação.

Confira mais receitas no post “Como seguir o cronograma capilar com receitas caseiras”.

No primeiro dia do ano eu passei a tarde na piscina e meu cabelo ressecou um pouco. Tudo que eu tinha em casa eram máscaras de hidratação e um vidrinho de glicerina. Para quem não sabe, a glicerina é um produto bem baratinho que pode ser adquirido em farmácias e que proporciona uma super hidratação nos cabelos. Então resolvi usar esses dois ingredientes respeitando um truque básico para que tudo funcionasse direitinho, vou contar já já. Para fazer a hidratação usei a máscara Cachos Sim! da Haskell (maravilhosa!) e glicerina.

 Como cuidar dos cachos depois da piscina - receita de hidratação máscara cachos sim e glicerina

A montagem abaixo mostra o resultado da hidratação. Na primeira foto, tirada ontem (01), eu tinha passado o dia na piscina e arrumado o cabelo com o finalizador da Soft Hair e o finalizador da Bio Extratus. Na segunda foto, tirada hoje (02), eu fiz um tratamento usando máscara e glicerina. A finalização foi feita com os mesmos produtos.

 Como cuidar dos cachos depois da piscina - receita de hidratação para combater o ressecamento

Deu muita diferença né? Como o tratamento deu super certo, decidi compartilhar essa receita com vocês. Confere só!


Hidratação SOS Piscina

Ingredientes:

  • 3 colheres de máscara de hidratação (utilize a máscara de sua preferência)
  • 1 colher de glicerina
  • 300 ml de água

Modo de fazer:

Lave o cabelo com um shampoo hidratante e enxague bem. Retire o excesso de água e aplique a máscara de hidratação nos cabelos ainda úmidos, massageando bem e enluvando os fios. Depois que a máscara já estiver bem distribuída, misture no borrifador os 300 ml de água com 1 colher de glicerina. Borrife a mistura no comprimento e nas pontas generosamente. Após fazer isso, prenda o cabelo e coloque uma touca ou sacolinha para manter a umidade. Deixe agir por 15 minutos e retire. Aplique o condicionador também generosamente, principalmente nas pontas. Enxague e finalize como de costume.

IMPORTANTE: Como a Mariana já alertou no post de hidratação de glicerina, esse produto tem a capacidade de extrair a umidade do ambiente ou dos seus cabelos, então o truque de aplicar com água é super importante. Se estiver fazendo muito calor e você misturar glicerina e máscara e passar por exemplo, existe um risco muito grande de que seu cabelo pareça ainda mais ressecado. Então o modo indicado nessa receita é o mais adequado caso o tempo esteja mais quente.


Mais alguns cuidados pós-piscina

Para seguir cuidando dos cachinhos, faça uma hidratação pelo menos a cada 15 dias e utilize finalizadores com proteção solar sempre que sair de casa.

Confira outras dicas em:

Como cuidar do cabelo cacheado e crespo na praia 

Cuidados com os cachos no verão 

Guia contra o ressecamento dos cabelos cacheados e crespos 

Recomendados para você

6 Comentários

  • Reply Grazy Castro 3 de janeiro de 2017 at 09:10

    Gostei da dica do spray , eu tenho medo de não conseguir desembaraçar meu cabelo kkkkk

    • Reply Maressa De Sousa 3 de janeiro de 2017 at 14:46

      hahaha que isso Grazy, consegue sim!

  • Reply Paula Mirianh 4 de janeiro de 2017 at 08:07

    Gostaria de ter lido essas dicas antes. Dia 31 passei em banho de rio e dia 1 na piscina, é muito difusor durante a semana. Meu cabelo ficou péssimo. Segunda fiz uma hidratação com babosa, glicerina e óleo de rícino. Melhorou, mas continua bem ressecado.

    • Reply Maressa De Sousa 5 de janeiro de 2017 at 17:23

      Oi Paula, tudo bem? Realmente é complicado quando os fios entram em contato com a piscina e também com o calor do difusor, mas respira fundo que dá pra recuperar! rs Continue mantendo hidratações regulares, em breve suas madeixas vão estar lindas de novo!

      Abraços

  • Reply Tamires Soares 5 de janeiro de 2017 at 21:26

    Amei as dicas vou fazer na minha. Cachiada aqui minha filha ,eu tenho o cabelo liso ela cacheado fiquei perdida mas vocês estão me ajudando muito

    • Reply Maressa De Sousa 6 de janeiro de 2017 at 10:15

      Oi Tamires! Tudo bem? Que bom que nosso conteúdo está te ajudando! Sobre sua filha: ela é muito pequena? Se for, se certifique que ela não é alérgica já que os produtos indicados nessa postagem não são de linha infantil.

      Abraços!

    Deixe um comentário!

    error: Este conteúdo é protegido por direitos autorais e não deve ser copiado ou reproduzido sem permissão prévia e sem atribuição dos créditos. Blog Cacheia 2013-2016.