Oi, menines!
Hoje o post é pá pum ti dun tis :) (desculpa, são quase meia noite e eu já fico meio besta rs) e é para explicar uma dúvida que sempre rola por aqui:
Como não ressecar os fios com o shampoo?
1- Você pode seguir o low poo e abrir mão do sulfato e de outros componentes que fazem mal para os nossos cabelos crespos/cacheados/ondulados.
Guia Low Poo
Perguntas frequentes sobre a técnica low/no poo
Vilões capilares: conheça os 3 componentes que não podemos usar!
2- Você pode fazer um pré-poo (ou pré-lavagem) para preparar o cabelo para a guerra contra o sulfato.
A Raysa fez um post lindo de viver sobre isso aqui: Como proteger o cabelo do ressecamento causado pelo shampoo (pré-poo)
Maaaaas, Mari, eu não sigo low poo ou não tenho tempo para fazer o pré-poo, tem solução?
Respondo: tem! Se liga nas próximas dicas:
3- Misture água no seu shampoo
Isso vai fazer com que ele fique mais “fraquinho” e não deixe o cabelo tão ressecado.
4- Aplique o shampoo na parte debaixo do cabelo, perto do pescoço, e depois vá subindo
Isso porquê a parte de cima é que a mais resseca por pegar sol, chuva, água quente, vento, shampoo… Então, dê uma trégua para essa parte do cabelo. Ah, e evite a água quente sempre (por mais difícil que isso seja).
5- Foque o shampoo no couro cabeludo
Lave bem o couro cabeludo, massageando-o sem usar as unhas, e deixe o shampoo escorrer pelo comprimento. Lave o comprimento com delicadeza (não precisa friccionar). Assim, você não tira a hidratação natural do fio, já que é tão difícil levar a oleosidade do couro cabeludo até as pontas dos nossos cachos.
6- Hidrate sempre que possível
Cabelo crespo/cacheado/ondulado respira hidratação! Sempre que puder, reponha a água das suas madeixas (nem que for uma hidratação rapidinha no banho).
#DicaBônus 7- Quando sair do banho não utilize toalha para secar os fios e não esfregue-os. Prefira tecidos 100% algodão (como camisetas velhas) e amasse o cabelo para tirar a umidade.
É isso :)
Beijos de luz <3
Blog Comments
Ster Nascimento
6 de agosto de 2015 at 00:37
Ai essas dicas… tem salvado vidas (leia-se cabelos)!
Mariana
6 de agosto de 2015 at 12:28
Amém! E que consigamos cada vez ajudar mais gente e mais gente e mais gente <3
Beatriz Fernandes
6 de agosto de 2015 at 11:25
Olá, eu queria tira uma duvida eu estou transição capilar estou tentando recuperar meus cachos e eu queria saber ser eu desce beleza natural vai ajuda a eu recuperar meus cachos mais rápido ??
Mariana
6 de agosto de 2015 at 12:23
Oi, Beatriz!
Não vai ajudar, não, pelo contrário. Beleza Natural também é química e fará com os seus cachos fiquem ainda mais distantes :(
Sugiro que você leia o nosso passo-a-passo para assumir o cabelo crespo: http://cacheia.com/2015/01/passo-a-passo-para-quem-quer-assumir-o-cabelo-crespo/
A transição capilar é um momento que exige muita paciência, mas aproveite esse tempo para se conhecer melhor, conhecer seu cabelo e amá-lo como ele é!
Se precisar de ajuda, conte com o Cacheia!
Um beijo
Beatriz
6 de agosto de 2015 at 18:51
Muito obrigado
Mariana
6 de agosto de 2015 at 22:49
De nada :)
MILENA
11 de agosto de 2015 at 10:06
Oi meninas! Uma dúvida: Coloco água no frasco do shampoo(deixando lá por dias) ou somente na hora de usar?
Adoro o blog :) bjs
Raysa França
11 de agosto de 2015 at 13:30
Somente na hora de usar, Milena!!
Beijocas <3
MILENA
27 de agosto de 2015 at 13:56
Obrigada por responder flor! :)
Ariadne Luz
11 de agosto de 2015 at 10:23
Eu uso a técnica de lavar da raiz para as pontas e só lavo na água fria….no tanque….rsrrs..vou experimentar secar com a camiseta de algodão e também estou pensando em usar produtos no ou low pool.
Abraços e adoro o blog.
Raysa França
11 de agosto de 2015 at 13:30
Ariadne no taaaaaaaanque?? QUE CORAGEM!! Nesse frio eu não aguento não! hahahhaa
Beijocas
Sara
13 de agosto de 2015 at 17:32
Oii, então, eu tô sofrendo MUITO com a raiz do meu cabelo. O meu cabelo é cacheado do tipo 3a ou 3b (tá nesse meio termo) mas a raiz dele é muito crespa e muito alto, eu não consigo domar a raiz. Teve uma época que eu fiz franja porque não aceitava o meu cabelo, e acabei passando aquela progressiva que se faz em casa, tive paciência e a franja cresceu o suficiente para que eu pudesse cortar, mas algumas partes ficaram muito ressecadas e com um textura muito diferente da textura do cabelo em si. Já a raiz do resto do cabelo (sem contar a parte da franja) está muito ressecado, quando eu saio do banho ela fica muito alta (parece que seca muito mais rápido) e eu não sei mais o que fazer. Já fiz várias umectações e misturo água ao shampoo para não ficar forte mas não adianta. Você acha que eu deveria tentar um creme de reconstrução na raiz ?
Mariana
17 de agosto de 2015 at 10:04
Oi, Sara!
Você tem alguma quimica no cabelo ou ele está 100% natural? Porque se o comprimento estiver com quimica e a raiz não, realmente vai dar essa diferença.
Preciso entender melhor para te ajudar!
Beijos!
Juliane
24 de agosto de 2015 at 15:36
Gente, eu queria uma ajuda. O meu couro cabeludo é oleoso, porem o resto do cabelo é muito, mas muito ressecado, aquele crespo, cheio de frizz e seco, como palha. Os cremes de pentear contem óleos, e mesmo passando-o somente no comprimento do cabelo, causa espinhas no meu rosto. Duas cabeleireiras afirmaram que tenho a raiz oleosa, porem cabelos secos, e nisto o suor do couro, desce para a pele causando as espinhas. Queria sugestão, ajuda.. qualquer coisa para poder usar os cachos.
Agradeço desde já.
Mariana
24 de agosto de 2015 at 17:10
Oi, Juliane!
Primeiro, acho importante vc procurar um dermatologista e conversar com ele sobre isso.
Algo que pode te ajudar com a aparência dos fios é o cronograma capilar. Vc conhece? A Ster explica nesse post aqui http://cacheia.com/2013/11/cronograma-capilar-sos-cabelo/
Espero que te ajude!
Bjs
Andreza Priscila
29 de agosto de 2015 at 19:19
Mari realmente esses cuidados são muito importantes, tenho feito pré poo sempre e com óleos vehetais. Li o post que tem vários tipos de pré poo e tenho seguido alguns.
Vcs são demais!!!
Pré poo eh vida!!!
Mariana
9 de setembro de 2015 at 17:28
Oi, Andreza!
Com certeza! Que bom que está dando certo e que você esteja gostando do blog, ficamos muito felizes =)
Um beijo!
Danielle
5 de fevereiro de 2016 at 20:43
Mari meu cabelo está em transição e tem acontecido algo que não sei se é normal, os cacho se formam desde a raiz mas apenas em alguns locais como a frente do cabelo(próximo a testa), nas laterais e na nuca mas no meio da cabeça o cabelo está sem forma nenhuma. Eu trabalho numa indústria e fico de cabelo preso quando estou trabalhando, pode ser isso? Se sim tem alguma técnica pra quem precisa prender o cabelo por muito tempo não prejudicar os cachos com isso? ME AJUDEEE
Beijos, o site é ótimo!!
Mariana
21 de fevereiro de 2016 at 22:00
Oi, Danielle!
Pode ser isso sim. O meu cabelo pelo menos, quando eu prendo, sempre perde a definição e é normal o cabelo ficar meio estranho durante a transição porque o cabelo com química interfere na aparência do natural.
Eu só tive real noção do meu cabelo quando fiz o BC. Meu conselho é para não se preocupar muito com isso e ir cortando. Quando você tiver com ele 100% natural e saber como seu cabelo realmente é, você conseguirá lidar melhor com ele. E aí na hora de prender, prefira grampos ou elásticos que não marquem para não amassar o cabelo ;)
Qualquer coisa, estou por aqui!
Bjs!
Cláudia Gregório
26 de fevereiro de 2016 at 14:14
Mariana, boa tarde!
Estou em fase de transição, cortei, mas não tão curto rsrsrsrsrs. Estou contente com os cachinhos nascendo, porém tenho um milhão de dúvidas rsrsrsrs, achei o seu blog show, e já sanou meio milhão delas, mas não sei ao certo a quantidade de creme para pentear, pois convenhamos que uma moeda de creme é nada…coloco umas dez, uma para cada parte do cabelo que reparto. E gostaria de saber se posso misturar low poo e no poo, pois está difícil de achar tudo no pow e barato. Me ajuda por favor
Raysa França
27 de agosto de 2016 at 14:05
ei Cláudia, vc pode misturar sim, desde que faça lavagem com sulfatos leves ou anfótero, tá?
Beijo
Beatriz Monteiro
15 de abril de 2016 at 00:15
Ola querida, apos ler seu post fiquei com uma duvida. Sigo o Low po a 5 meses e a 2 semanas faço pré poo, pode fazer? ou no caso pré po é so para quem usa sulfatos? obg <3
Mariana
28 de agosto de 2016 at 04:01
Oi, Beatriz! Tudo bem?
Pode fazer sim! O pré-poo é ótimo para todo mundo. É só usar óleos vegetais puros que tá tudo certo.
Bjs!