Aqui em Minas o frio está ficando cada vez mais forte! E com ele bate aquela preguiça de molhar o cabelo porque a gente sabe que pode demorar mil anos pra secar. Além disso, parece que muitos produtos que funcionam bem no calor já não ficam tão legais. Com a chegada do inverno, costumo mudar um pouquinho a rotina de cuidados para conseguir vencer os dias de frio e cuidar bem do meu crespo. Nos tópicos abaixo compartilho algumas dessas dicas com vocês.
Como cuidar dos cabelos crespos nos dias frios
Diminuir a frequência de lavagem
Quando os dias estão frios e/chuvosos, costumo diminuir a frequência de lavagem. Acho que essa é uma boa alternativa desde que não haja um exagero. Passar dias sem lavar pode ser prejudicial para a saúde dos fios porque o couro cabeludo pode ficar mais sujo e oleoso. Aí pode vir a caspa, o aumento da queda e tantos outros probleminhas chatos. Então use o bom senso para estabelecer essa nova rotina capilar.
Importante: a caspa e a dermatite seborréia podem aparecer com mais intensidade no inverno. Se você sofre com esse problema, procure a orientação de um(a) dermatologista.
Pré-shampoo para reduzir os danos
Nesse friozinho fica difícil ter coragem para lavar os cabelos na água fria, certo? Por outro lado, a água quente não é uma opção interessante porque pode incentivar o excesso de oleosidade no couro cabeludo. Sendo assim, uma alternativa possível é lavar os fios com a água morna.
E como a gente sabe que os shampoos podem contribuir para o ressecamento dos fios, um truque muito útil para qualquer época do ano para proteger os fios é fazer um mini tratamento antes do shampoo (pré-shampoo/pré-poo) usando seu óleo vegetal favorito e/ou uma máscara de ação rápida. Aqui no blog já tem um post completinho sobre o assunto, confira!
Atualmente estou fazendo o pré-shampoo usando a Proteína capilar da Haskell. Ela forma uma espécie de camada protetora em torno dos fios, deixando o cabelo mais resistente à ação adstringente do shampoo. Esse produto é mais interessante para quem tem os cabelos quimicamente tratados e está sofrendo com a porosidade dos fios. A Proteína Capilar ajuda a selar as cutículas dos fios e possui proteínas que auxiliam na reconstrução. Mas para quem não passou recentemente por processos como coloração, descoloração, relaxamento, etc; e deseja apenas evitar que os fios fiquem fragilizados e quebradiços nesse clima frio, a dica é investir nos óleos vegetais , máscaras hidratantes e itens como o d-pantenol.
Não se esqueça: após a lavagem com shampoo e o tratamento com uma boa máscara, capriche no uso do condicionador no comprimento e nas pontas!
Finalizadores mais encorpados
Uma das formas de garantir menos lavagens e um bom day after (dia seguinte) é investir numa finalização capaz de fixar bem os cachinhos. Para isso, a dica é se jogar nos cremes para pentear e manteigas. Na montagem abaixo separei alguns exemplos de produtos que garantem mais fixação no meu cabelo, mas como cada cabelo possui necessidades específicas, teste e veja qual se adapta melhor ao seu crespo :)
Mais calor, mais proteção
Se o clima está frio e o sol não dá as caras, o uso do difusor para secar o cabelo aumenta muito. Nessas horas vale lembrar que a proteção térmica é muito importante para reduzir os danos causados pelo excesso de calor. Sempre que possível, deixe os fios secarem naturalmente e quando precisar usar o difusor, utilize um spray de proteção térmica antes de iniciar a secagem.
Hora de dormir!
Aquela velha dica sobre o uso do travesseiro com uma fronha de cetim também vale para o inverno. O cetim ajuda a reduzir o atrito entre o cabelo e o travesseiro, assim a gente fica com menos frizz e nosso crespo amassa beeem menos.
Abuse mais dos penteados
Os penteados rápidos como afro puff com bandana, semipresos, tranças laterais, coques, etc; são uma maneira para aproveitar bem o seu dia seguinte e evitar molhar os fios. Deixe a criatividade rolar e aproveite o volumão que aparece no day after. Confira nesse post algumas sugestões.
Renovando os fios no dia seguinte
Como eu costumo usar um produto mais grossinho para finalizar após a lavagem, no meu primeiro day after geralmente não preciso fazer nada, no máximo aplicar um tantinho de óleo no comprimento e nas pontas. Já a partir do segundo dia os fios podem exigir novos cuidados. Coloquei na montagem abaixo algumas das combinações que costumo usar no dia seguinte. Os produtos são apenas exemplos e podem ser substituídos por aqueles que vocês tiverem em casa :)
Relaxe!
Para encerrar o post gostaria de reforçar que às vezes a gente segue a mesma finalização e usa os mesmos produtos, mas o cabelo pode parecer diferente. O clima, a saúde dos fios, a ação de elementos externos, etc; podem interferir bastante nesse resultado. Então além de estar muito atenta à sua saúde como um todo, anote a dica: relaxe um pouco e não tente “controlar” demais os fios. Cabelo natural tem frizz, pode parecer menos volumoso no inverno (ou o contrário dependendo do tipo de textura), às vezes pode ficar mais ou menos definido e por aí vai … Esse negócio de “cacho perfeito” só existe em rótulo de creme ou marketing de salão. Procure entender seu cabelo crespo, suas necessidades e possibilidades, assim o cuidado com o cabelo natural ficará bem mais tranquilo.
Foto de Capa: Unsplash
Blog Comments
Linkagem de Segunda #61 – Sem Formol Não Alisa
10 de julho de 2017 at 22:46
[…] Como cuidar dos cabelos crespos nos dias frios, Maressa de Sousa no Cacheia […]
lbe school
12 de julho de 2017 at 15:37
Que mega dicas, super incrivel!!