Cabelo branco: o que fazer? +Entrevistas com leitoras

  • Home
  • Blog
  • Cabelo branco: o que fazer? +Entrevistas com leitoras
Cabelo branco - O que fazer?


Quando encontrei o meu primeiro cabelo branco eu tinha 18 anos e estava no pré vestibular. Já logo me imaginei comprando toneladas de tintas e mais tintas. Depois de um tempo, acabei esquecendo daquele fio branco. Já aos 19 anos, pintei de ruivo, e desde então esqueci daquele primeiro fio branco.

Eu quando encontrei o meu primeiro cabelo branco (desculpa gente, eu assisto muita série!)

Eu quando encontrei o meu primeiro cabelo branco (eu assisto muita série e sou dramática!)

Em um workshop que participamos, a Carol Veloso nos perguntou sobre como lidar com cabelos brancos. Depois do evento, decidi fazer um post explicativo bem completo, com a participação das leitoras mais lindas do Brasil. Nesse post, vou apresentar todas as opções possíveis para você que tem cabelos brancos, com exemplos de mulheres reais. Nada de exemplos inalcançáveis! Quais são todas as opções existentes para lidar com o cabelo branco?


Tonalizantes

Os tonalizantes são tinturas semi-permanentes que atuam como uma maquiagem dos fios. Os tonalizantes são produtos que não contém amônia, então não tem poder de clareamento dos fios, ou de coloração permanente. Ou seja: vai saindo com as lavagens! Por ter ação superficial, é recomendável que a tonalidade escolhida seja próxima de seu tom base. Para que o tonalizante dure o máximo possível, diminua o intervalo de lavagens. Você pode aderir à técnica do low poo e fazer lavagens com condicionador ao longo da semana.

Atenção para as gravidinhas: nem sempre tonalizantes podem ser utilizados por grávidas. Na dúvida, consulte o ginecologista, sempre!

Tonalizantes: solução para cabelos brancos

Obs.: os tonalizantes com selinhos de coelhinhos são os que não realizam testes em animais!

Vantagens

  1. Agride pouco os fios
  2. A escolha mais eficiente para disfarçar poucos fios brancos.
  3. É bom se você deseja manter o tom de cor atual, ou fazer poucas mudanças. Prefira tons base.
Desvantagens

  1. Não permite variação de cor.
  2. Não é recomendado para quem tem muitos fios brancos.
  3. Exige retoque constante dos fios.

Entrevistei a Aline Sima, que durante a gravidez utilizou tonalizantes para disfarçar os brancos. Ela nos disse que:

“Quando descobri a gravidez em dezembro de 2015, parei de colorir. Fui à busca de algum outro produto que não contivesse amônia e chumbo. Encontrei apenas o Cellophanes da Sebastian Professional. Ele não é uma tinta, ele é um realçador de coloração. A duração nos fios é curta, porém os fios brancos, mesmo depois do produto sair, ficam com um brilho diferente, não ficam brancos 100% mais. Eu não uso o produto quinzenalmente, se assim fizesse, o tom permaneceria e cobriria os brancos por mais tempo. O cabelo fica parecendo que fiz luzes, atualmente. Eu uso o tom de “mel” (honey blonde). Eu aplico o produto de 3 em 3 meses.”

Aline Sima, 33 anos, bibliotecária, Belo Horizonte e com cachos 3b – Resultado do tonalizante nos fios brancos

Descoloração total, luzes, mechas e balaiagens

A descoloração pode ser uma boa solução para lidar com os fios brancos. Você pode optar por luzes, mechas ou balaiagens. Luzes e mechas podem ser uma opção para disfarçar os fios brancos. Ao invés de pintar o cabelo inteiro, com mechas ou luzes você pode deixar o cabelo com mais vida e renovar o visual.  Se o cabelo é muito escuro, e você tem poucos fios brancos, as luzes podem ser muito úteis para disfarçar o contraste entre fios brancos e cabelo escuro natural. A descoloração total também pode ser uma boa opção:

Cabelo branco: como solucionar com descoloração

Relato da leitora: Simone de Azevedo Carvalho, 32 anos, cacho 2BC

Entrevistei a  Simone de Azevedo Carvalho, que tem 32 anos e cacho tipo 2BC. Ela descobriu que tinha cabelo branco com 16 anos, quando começou a usar tonalizantes. Depois dos tonalizantes, começou a usar tintas permanentes:

“No começo era bem paranoica, imagina, alguém com 18 anos pintando o cabelo de 15 em 15 dias, mas já passei grandes períodos, como o da transição, sem nenhum tipo de química, parecia que eu tinha luzes. Meu cabelo cresce muito rápido, e a concentração de fios é bem na frente, tipo a Vampira do X-Men. Por isso estou descolorindo tudo, agora não aparece tanto, e tenho um tempo maior até a próxima descoloração.”

Vantagens

  1. Excelente para pessoas que tem poucos fios brancos.
  2. Boa escolha também para quem tem fios brancos concentrados em apenas uma parte da cabeça.
  3. Ideal se você busca visuais mais aloirados.
  4. Não exige manutenção constante de raiz.
Desvantagens

  1. O ressecamento dos fios é grande, devido à química mais forte do que a de tonalizantes e de tinturas.
  2. Não é muito recomendado para quem tem muitos fios brancos.

Assumir os fios brancos!

Essa parte de assumir os cabelos brancos dá um post inteiro, viu gente? (E vai rolar!). Para quem deseja encarar o cabelo branco de forma mais natural, é o ideal a se fazer. A Caroline Dias nos conta que:

Caroline Dias, 27 anos, estudante de design, Santa Maria – RS. Cachos tipo 3bc

“Já usei tinta pra pintar, já usei tonalizante pra cobrir, mas atualmente não uso mais nada. Quando meu cabelo começou a ficar branco (com uns 20 anos), eu achei que era muito nova pra ter cabelos brancos, então optei por cobri-los. Mas logo isso passou e eu decidi assumir os meus cabelos como eram. Atualmente eu lido bem com o cabelo branco, acho que dá um brilho legal, como se fossem luzes. Mas já associei os cabelos brancos à envelhecimento e diversas vezes pensei que me julgariam mais velha do que realmente sou por causa do cabelo. Hoje, não mais!”

Já a Thais Mastelini Sanches Silva nos contou um verdadeiro relato de empoderamento:

Thais - assumiu os cabelos brancos!

Thaís, 36 anos, enfermeira, Londrina/Pr. Cacho tipo 3A

Há um ano atrás, meu cabelo estava comprido e com tinta e por um propósito pessoal, cortei curto para doar ao Instituto do Câncer daqui de Londrina, porém continuei pintando. Há 6 meses resolvi definitivamente em abandonar a tinta e assumir meus cachos grisalhos. Escuto muita coisa negativa pela minha decisão, mas quero que meu cabelo cresça logo para que meu cabelo fique realmente do jeito que ele é: grisalho e cacheado. Eu adoro!”

Separei também uma pasta no pinterest com inspirações maravilhosas de mulheres que assumiram os brancos:

 

Vantagens

  1. É completamente natural!
  2. Não atrapalha em nada os fios e não causa qualquer tipo de ressecamento.
  3. Não exige manutenções constantes.
Desvantagens

  1. Você pode ouvir comentários desagradáveis de algumas pessoas.

Tinturas permanentes


Talvez pintar o cabelo seja a primeira opção de muitas pessoas quando encontram os primeiros fios brancos. No entanto, as colorações permanentes são mais recomendadas para: A) pessoas que desejam tampar completamente os fios brancos e/ou B) quem têm muito cabelo branco. O ideal é que já se tenha mais de 25% de fios brancos. Para pintar, é recomendável que sejam escolhidas as tinturas com base 0. Como por exemplo, loiro claro (8.0), castanho (5.0), etc Se você tem dúvida sobre como escolher, nesse post, já foi explicada a diferença entre tons base e tons reflexo. Alguns exemplos de tinturas permanentes:

Colorações permanentes para cabelos

As tinturas com os coelhinhos são as que não realizam testes em animais!

Vantagens

  1. Efeito duradouro/permanente nos fios que já foram pintados
  2. A escolha mais eficiente para tampar os fios brancos se você já tiver muitos.
  3. É bom se você tem poucos fios brancos e quer fazer mudanças de cor.
Desvantagens

  1. Ressecamento dos fios, devido à química mais forte do que a de tonalizantes
  2. Não é muito recomendado para quem tem poucos fios brancos.
  3. Exige manutenção constante de raiz.
Cabelo branco: o que fazer? Solução com tinturas permanentes

Cintia Cerqueira, 40 anos, Contadora, Salvador, 3B/3C.

Entrevistei leitoras que optaram por tinturas. A Cintia Cerqueira, (40 anos, cacho 3BC), nos disse que:

“Uso tintura somente nas raízes, porque não gosto dos fios brancos. Meu cabelo natural é castanho e há dois meses dei umas luzes pra tentar disfarçar os brancos e mesmo assim continuo retocando a raiz a cada 20/30 dias. Infelizmente não tem muito o que fazer. Tenho a rotina normal dos cabelos cacheados, faço hidratação, nutrição e reconstrução regularmente.“.

Já a Dirce Batista, 59 anos, contou para nós que:

Dirce Batista, 59 anos, consultora de imagem e estilo, Indaiatuba, SP. Tipo de cacho 3a

“Uso tinta, fiz luzes para tentar disfarçar os brancos. Mesmo assim aparecem. É uma luta pq eles aparecem da noite para o dia, além de se destacar facilmente. Cuido do ressecamento apenas. Ainda estou aprendendo a cuidar dos meus cachos e descobrindo novos produtos.”


Henna

A henna é uma plantinha com nome científico de Lawsonia Inermis. As folhas da henna possuem uma molécula de pigmento da cor laranja, que tingem a pele e o cabelo, e são colhidas, secas e moídas para agir nos fios depositando pigmento. A henna, diferentemente das tintas e descolorantes, não possuem poder de clareamento algum, então somente agem em fios brancos ou de cor base clara. A henna, ao contrário do que se pensa, só possui uma cor. As tintas e tonalizantes henna que são encontradas em cores chocolate, preta, cobre, entre outras, são produzidas com aditivos químicos que não tem nada a ver com a henna natural.

Qual o resultado da henna no cabelo branco?

É preciso ter em mente que quanto mais clara a base do cabelo, mais laranja a henna fica. É muito importante que a henna usada seja 100% natural!

Henna no cabelo branco/grisalho - Resultados

Resultado da henna no cabelo grisalho – Fonte: Apostila do grupo Henna Amor que não desbota

Henna em cabelo preto com poucos fios brancos

Resultado da henna no cabelo com poucos fios brancos – Fonte: Apostila do grupo Henna Amor que não desbota

Eu uso henna nos meus cabelinhos… Mas como dá pra ver pela foto, a raiz é bem escura! Então eu tenho que pintar com tinta loira antes. Não fica tão laranjinha quanto os fios brancos:

Uma foto publicada por Blog Cacheia (@blogcacheia) em

 

Hennas naturais disponíveis no mercado:

  1. Weleda;
  2. Henna Powder;
  3. Casa da Índia;
Vantagens

  1. Efeito permanente – não desbota! É necessário somente reaplicar na raiz.
  2. É extremamente eficiente para fios brancos.
  3. É natural e não agride o cabelo.
  4. A henna 100% natural é compatível com qualquer química.
Desvantagens

  1. Processo cansativo de aplicação.
  2. Só está disponível na cor cobre/laranja.
  3. Se você gosta de mudar muito de cor, pode ser um problema.

Dicas para lidar com os cabelos brancos

Os fios brancos normalmente tem características diferentes dos cabelos normais, então é interessante seguir rotina de cronograma capilar.

A Dirce Batista, além do relato, nos deu dicas ótimas:

Para adiar a pintura uso alguns truques como usar rímel de sobrancelhas nas partes que aparecem mais ou produtos que tingem cabelos masculinos que são rápidos para aplicar.

 


Cabelo branco: escolha o que te faz feliz!

Independente da sua escolha, seja feliz! Como disse a Thais:

“Não desista na sua opção! Devemos ser autênticas e não escutar conselhos que só nos põem para baixo. O que estamos fazendo é uma libertação: de padrões, conveniências e sei que temos muita coragem em ‘nadar contra a maré’.”

Raysa França

Raysa, 27 anos, vegana, belo-horizontina e mineira de coração. Cientista Social, mestranda, apaixonada com pessoas, animais, viagens, desenhos animados, culinária e cabelos.

Blog Comments

Raysa!
Ameeeei demais o post!
Fiquei feliz em saber que minha pergunta serviu como um pouquinho de inspiração para vocês!
O post ficou excelente mesmo!
Adorei os depoimentos, e com certeza usarei muitas dicas!

Espero encontrar com vocês muito mais vezes para trocarmos mais figurinhas.

Beijos,
Carol

ei Carol!! Fico muito feliz! Pode ter certeza que serviu demais. Nunca havia pensado sobre o assunto, e é bem importante!

Também espero.
Beijos

Parabéns pela matéria!! Estava com dúvidas a meses e o texto ajudou bastante!

que ótimo, Tania!! Fico muito feliz <3

Adorei o post! Imagino que quem resolveu assumir deve sofrer um bocado com comentários né? Tenho um fiozinho branco só, que se destaca por ser bem nas mechas da frente, e vira e mexe tem alguém querendo arrancar. Deixa o fiozinho lá coitado, não fez nada hahahah’

Nossa gente, muito chato esse alerta que o conteúdo possui direitos autorais, cobre a página, as imagens, um horror

Oi Camila, esse quadro de alerta só aparece caso o visitante tente copiar o texto ou salvar as imagens, os links para mais conteúdos e postagens permanecem funcionando normalmente. Sabemos que é chato mas infelizmente foi necessário. Nós trabalhamos muito para construir um conteúdo original pra vocês e recentemente o número de cópias de conteúdo cresceram demais! Outros blogs estavam levando conteúdos inteiros sem permissão e nem mesmo atendiam nosso pedido para atribuir créditos ou retirar o conteúdo do ar. É angustiante ter um trabalho que a gente faz com tanto amor desrespeitado, por isso tivemos que tomar essa medida mais drástica. Contamos com sua compreensão. Abraços,
Maressa

Adorei o post, estou 6 meses sem pintar ou fazer luzes resolvi assumir o meus brancos e eles estão bem brancos. É uma libertação mas tenho que ouvir várias coisas e ver expressões. Tenho cabelo cacheado e tenho certeza que quando ele estiver todo branco vai ficar lindo. Obrigada por eu avançar com o meu cabelo branco

Que amor! Parabéns!

Excelente artigo. PARABÉNS!

Esta moça que pinta com a henna ficou com a cor perfeita pra ela. Agora sei mais sobre a henna. Vou usar weleda que eh pura.

Tenho muitos cabelos brancos, uns 30% do meu cabelo. Gostaria de tingir da forma mais natural possível. Pensei na Henna, li no exemplo que deram que a pessoa descolorida primeiro pra passar a Henna. Se eu passar no meu cabelo sem descolorir, qual será o efeito?

Responder

Luciane Aparecida Ferreira Martins

Boa noite! Td bem? Gostaria de uma orientação: comecei a desenvolver uma alergia por tintura (Acquaflora) das 2 últimas vezes que retoquei minha raiz: meu couro cabeludo ardeu muito e depois criou uma casca que foi soltando. Fui na dermatologista e estou usando shampoo anticaspa, tomando antialérgico e me indicou usar Henna. Gostaria de saber da Henna Creme (marca Surya) qual ou quais cores poderia usar em substituição as cores da tintura que eu usava: 6.0 (loiro escuro) com 6.73 (loiro escuro marrom dourado)? E se for misturar 2 cores qual seria a proporção? Muito obrigada!

Leave a Comment