Dicas

4  fatores que prejudicam cabelos crespos, cacheados e ondulados no verão

(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});

Verão a todo vapor e “nóis” tá como?

Espero que aproveitando com muita sabedoria e alegria \o/

Na minha humilde opinião, quando estamos de férias, fazemos uma pequena viagem ou curtimos um dia de piscina com amigos temos que dar uma desencanada do cabelo. Aproveitar com A maiúsculo, viver o que tiver que viver rsrsrs

Mas, obviamente, precisamos ter alguns cuidados e ficar atentas a alguns fatores que podem sim prejudicar a saúde dos nossos fios. São eles:

  • Sol
  • Cloro
  • Água do mar
  • Excesso de lavagens

A seguir vou detalhar como cada um desses aspectos prejudica o cabelo e dar algumas dicas para driblar isso, sem deixar de curtir seu verão em paz e sem grandes preocupações com o cabelo, afinal, a vida é muito curta para girar em torno do cabelo ;)

1. Sol

Já dizia Pedro Bial, “Mas no filtro solar, acredite!

A exposição ao sol pode acelerar a oxidação da estrutura superficial do cabelo, deixando o fio mais claro, o que significa que ele perdeu parte de sua camada protetora contra a luz, segundo a dermatologista Márcia Purceli e o químico Celso Martins, em entrevista ao programa Bem Estar, da Rede Globo. Quem passava chá de camomila e ia tomar sol põe o dedo aqui!

Não existe fator de proteção solar (FPS) para o cabelo, então o segredo é usar produtos próprios para cabelos, como leave-ins ou óleos com produtos termo-ativados.

Dica: Proteja os fios com produtos de cabelos com componentes termoativos.

2. Cloro

O cloro danifica a fibra do cabelo, perdemos água e queratina, que envolve os fios formando uma camada protetora. Segundo a a dermatologista Helua Mussa Gazi, “Essa proteína tem a função de envolver o fio com uma película. Assim, ela age formando escamas que se fecham e assim garantem proteção ao cabelo”.

Ainda segundo a dermatologista, o cloro da piscina remove a proteção hidratante da superfície das madeixas e, dependendo do tempo de exposição a esse agente químico, o fio pode apresentar perda da sua pigmentação natural ou, no caso de quem tem cabelos tingidos de loiro, ele reage alterando a coloração, criando um aspecto esverdeado.

Dica: Para evitar a ação do cloro no cabelo, retire sempre o cloro do cabelo tomando uma ducha após o banho de piscina. Em seguida, proteja os fios com um leave-in com propriedades termoativas.

3. Água do mar

A sal da água do mar retira a água dos fios do cabelo, provocando uma desidratação que os deixa mais sensíveis – segundo Helua.

Para evitar isso, a dica é a mesma: Proteja os fios antes com um leave-in com termoativos e, depois que entrar no mar, tire o excesso do sal dos cabelos. Para isso, leve com você um borrifador com água filtrada e um leave-in.

4. Excesso de lavagens

Não importa a época do ano, o excesso de lavagens faz mal para os cabelos crespos, cacheados e ondulados. Já expliquei isso no post 10 coisas que toda cacheada precisa saber, que escrevi em 2014, mas não custa relembrar que o excesso de lavagens retira a oleosidade natural dos fios que é tãããão importante para os nossos cabelos, já que eles são naturalmente mais ressecados do que os lisos (pois a hidratação do couro cabeludo tem dificuldade em percorrer o fio em formato de S).

No verão, é claro, acabamos lavando mais o cabelo por conta do calor, suor, piscina, mar e afins. Para evitar o ressecamento ao lavar os fios, algumas dicas:

  • Misture um pouco de água ao seu shampoo para que ele fique mais fraco e não danifique tanto os fios.
  • Comece sempre pela parte debaixo da cabeça, perto da nuca, afinal o topo da cabeça já recebe bastante fatores externos que prejudicam os fios.
  • Se você ainda não segue low poo, comece a ler a respeito.
  • Faça uma pré-lavagem com condicionador, ou seja, pré-poo.
  • Mais dicas em: 7 dicas para não ressecar os fios durante a lavagem 

Para finalizar o post, vou compartilhar 8 dicas essenciais para manter a saúde dos cabelos no verão, de acordo com a dermatologista Isabela Gomide, membro do corpo médico da Clínica Régis. 

Abaixo algumas dicas enviadas pela dermatologista de BH.

  1. Lave os cabelos com água morna ou fria;
  2. Evite o uso de aparelhos térmicos, como secador, chapinha e babyliss. No caso de necessidade, dê preferência ao modo frio;
  3. Evite prender os cabelos molhados e sempre que o fizer imprima menor firmeza;
  4. Utilize óleos nas pontas antes da exposição ao sol ou às águas do mar e piscina;
  5. Mantenha a hidratação dos fios
  6. Cuide da sua alimentação: beba bastante líquido e insira alimentos antioxidantes à sua dieta (Vitaminas C e E e Betacaroteno);
  7. Evite a exposição excessiva ao sol;
  8. Utilize barreiras físicas, como: chapéu, bandana ou lenços;

Resumão final:

Proteção é realmente a palavra-chave para o verão. Portanto, proteja os fios antes de ir para a piscina, mar ou tomar sol. Leave-ins com propriedas termoativas e tirar o excesso do cloro e do sal com água são fundamentais.

Além disso, sempre que possível, faça hidratações no cabelo para repor a água dos fios e intensifique as reconstruções se você tiver abusado do sol, mar, piscina e lavagens nesse verão. Lembre-se, no máximo, duas vezes por mês.

 

(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});

Você também pode gostar: