Quem costuma visitar lojas de cosméticos com mais frequência já deve ter notado o aumento do número de produtos que contém d-pantenol nas prateleiras. Por muito tempo o Bepantol reinou absoluto como talvez, o mais famoso exemplar desse tipo de formulação. Mas aí o tempo passou e acho que muita gente sentiu a diferença no bolso. Eu mesma já não conseguia encontrar o bichinho por menos de R$30 por aqui. A grande novidade é que agora já existem vários produtos que contém o d-pantenol na composição por preços muito convidativos. Mas se você não sabe do que se trata e porque esse componente chamou tanta atenção das cacheadas e crespas, saiba tudo sobre o d-pantenol agora!
O que é d-pantenol?
O pantenol ou pró-vitamina b5, é uma vitamina presente no nosso cabelo e na nossa pele naturalmente e é muito utilizado nos produtos cosméticos. Nos frasquinhos que encontramos nas lojas e supermercados, o pantenol aparece sob a forma de um líquidozinho transparente e levemente viscoso e é chamado de “d-pantenol”.
Vantagens do d-pantenol para os cabelos
- Para quem tem cabelos coloridos e/ou descoloridos e sente que os fios estão ficando mais fininhos com tempo, o d-pantenol pode ser um aliado e tanto já que contribui para o espessamento dos fios e para o combate das pontas duplas.
- Para quem quer proteger e manter a umidade dos fios, o d-pantenol é uma boa escolha já que forma um filme protetor leve e oferece ação condicionante, mantendo os fios hidratados. Ou seja: ele é um item muito bem-vindo na rotina de cacheadas e crespas.
Como usar d-pantenol nos cabelos
- No borrifador: uma tampinha de d-pantenol pode potencializar ainda mais suas receitinhas de borrifador. Confira nesse link aqui uma receita de borrifador maravilhosa!
- Para potencializar suas máscaras: se você comprou uma máscara de hidratação e sentiu que ela está meio fraquinha, um pouquinho de d-pantenol também pode ajudar a fazer uma misturinha poderosa. Basta colocar num recipiente a quantidade de produto que você vai usar na aplicação e acrescentar meia tampa de d-pantenol (ou o correspondente a uma colher). Sucesso!
- Na finalização: misture uma pequena quantidade de d-pantenol ao seu leave-in favorito e finalize como de costume. No caso dos produtos em spray, basta borrifar o produto antes de aplicar o finalizador. Mas óh: use com moderação e sem excessos! Não é necessário usar o produto sempre que finalizar.
- Como spray hidratante: se você é dessas que raramente tem tempo para fazer uma hidratação em casa, produtos em spray como o d-pantenol da Fina Flor podem ser uma boa. Para aplicar, basta borrifar o líquido no comprimento e nas pontas e pronto! Ah, a dica de usar com cuidado dada no item acima também vale aqui.
E aí, gostou das dicas? Conta pra gente qual é a sua forma de usar o d-pantenol nos comentários :)
Fonte Bibliográfica:
CAMARGO JUNIOR, Flavio Bueno de. Desenvolvimento de formulações cosméticas contendo pantenol e avaliação dos seus efeitos hidratantes na pele humana por bioengenharia cutânea. 2006. Tese de Doutorado. Universidade de São Paulo.
Blog Comments
Marcia Aparecida D
22 de agosto de 2017 at 18:52
Adorei as dicas.
Rozane
19 de janeiro de 2018 at 13:46
O meu cabelo cai muito, o que devo fazer?
Mariana
19 de janeiro de 2018 at 15:43
Oi, Rozane! Tudo bem?
Olha só, é normal cair cerca de 100 fios por dia. Se você achar que está caindo mais do que isso, procure um médico dermatologista para que ele possa verificar seu caso.
Um abraço!
Dhulia
14 de março de 2019 at 18:29
Faça a queratinização ou a cauterização com a queratina.
Regina
24 de janeiro de 2019 at 15:07
Uma base de unha que tem feito muito bem as minhas unhas***
Mitsue kurosaki
2 de junho de 2021 at 00:06
gostaria de saber preciso se tem produtos de casa