Dicas de sobrevivência para cabelos cacheados em dias de chuva

  • Home
  • Blog
  • Dicas de sobrevivência para cabelos cacheados em dias de chuva
Dicas de cuidado matadoras para os cachos na chuva

Não sei como acontece com você, mas eu tenho a habilidade de prever a chuva graças ao meu cabelo. Sempre que chove, o hair fica com um aspecto engraçadíssimo, como se não soubesse o que quer da vida. No meu antigo trabalho, os meus colegas percebiam e faziam brincadeiras com isso. Quem precisa de meteorologista quando nosso cabelo natural dá conta do recado, né non? Mas podem ficar tranquilas, porque isso é normal!

A umidade deixa os fios mais elétricos, aumentando o frizz e diminuindo a definição dos fios. A boa notícia é que tem solução! Seguindo algumas dicas simples, os cabelinhos vão ficar mais lindos que nunca! Por isso que vamos dar várias dicas incríveis sobre como cuidar dos cabelos cacheados em dias de chuva.

Evite sair de casa com cabelos molhados

Quando a gente sai com os cachos molhados na chuva, além de demorar uma eternidade para secar, eles absorvem todas as partículas de sujeira, poeira e poluição que existem. (É rainha do drama que chama?).

Além disso, você fica suscetível a pegar toda sorte de resfriados e gripes chatas. Pois é, as mães sempre estão certas. Mas colocando de lado um pouquinho o argumento da saúde, depois que a cabeleira seca, você já tem talvez a receita pronta para um desastre. Então, a dica é a seguinte: sempre que possível, saia de casa com os fios já secos. Eu sei que é difícil, principalmente pra quem não tem difusor, como eu (ops!). Mas se você conseguir, é top.


Abuse de hidratações com glicerina

A chuva pode trazer muito benefícios pro cabelo! Entre eles, o meu preferido: hidratação com glicerina! A glicerina é um agente de hidratação dos fios que só funciona quando o tempo está muito úmido, com umidade relativa acima de 80% ou mais! Nem sempre em dias de chuva a umidade relativa está necessariamente acima de 80%. No entanto, a probabilidade disso acontecer é muito maior em dias de chuva. Para descobrir, é só jogar no oráculo (vulgo google) umidade relativa do ar + nome da sua cidade.

Ou seja, é o ingrediente ideal para dias de chuva! Uma leitora me falou uma vez que já passou até puro no cabelo a glicerina quando o clima está muito úmido. Leitora, por favor, aparece para eu dar os créditos!

Dica da leitora: quando o clima estiver muito úmido (mais de 80%), pode colocar a glicerina direto nos fios.


Vídeo: Como cuidar dos cachos na chuva


Faça o pré-poo

O pré-poo é uma técnica muito famosa nas gringas que ajuda a manter a hidratação dos fios sem muito trabalho. É uma etapa antes do shampoo, que prepara os cachos para a lavagem. Ainda que você faça o low poo, os shampoos acabam ressecando um pouquinho o cabelo. Como na chuva costumamos lavar mais os fios, o pré poo pode ser bacana para garantir que fiquem hidratados.

Nesse sentido, o pré poo consiste basicamente em usar uma quantidade muito grande de algum creme ou óleo barato antes de ir pro chuveiro. Já expliquei direitinho como faz!

Vantagens do pré poo:

  • O pré poo é rápido!
  • É muito barato, pode ser feito com qualquer creme ou óleo vegetal.
  • Em dias de chuva, você pode fazer com glicerina. :-)
  • Ajuda a manter a hidratação/nutrição dos fios sem muito trabalho.

Cabelos cacheados em dias de chuva: capriche na finalização!

A finalização é a grande carta na manga de crespas e cacheadas na chuva. Em dias mais úmidos, use bastante creme de pentear nos cachos. Pode abusar! Além de garantir mais estrutura aos fios, te deixa mais segura se você pegar um chuvão. Pode ser que fiquem mais resquícios dos produtos se você usou mais etapas e produtos na finalização, isto é: mais óleos, geis e cremes mais firmes.

Ao finalizar o seu cabelo com o creme de pentear ou gel de sua preferência, sempre sele as pontinhas com algum óleo vegetal. Isso vai ajudar a diminuir o frizz causado pela umidade.

A chave do sucesso na chuva é justamente garantir um day after legal. Se você quer fazer uma finalização mais estruturada, pode usar o método creogel ou o método LOC.


Carregue um óleo ou gel na bolsa

Muitas vezes o óleo ou o gel vão ser os grandes salvadores! As vezes saímos de casa e está aquele calor de matar, né? E daí, do nada, vem um chuvão! O que fazer nessas situações? Sempre carregar um óleo ou gel na bolsa! Esses produtinhos podem fazer milagres naqueles momentos de desespero. Além disso, muito importante carregar guarda-chuva com você, especialmente nas épocas mais chuvosas do ano. (aqui em BH, é novembro-março!)

Sabe quando a mamãe avisa para levar o guarda-chuva? Escutem ela! Vocês podem prevenir um desastre capilar! Muitas vezes a chuva cai e acaba tirando toda a nossa finalização, e quando secar pode ser que não fique tão legal. Por isso, guarda-chuva na bolsa!


Use penteados para contornar o bad hair day

Muitas vezes tudo o que seu cabelo precisa é de um penteado legal ou de um lenço! Confira algumas sugestões no vídeo lindo que a Maressa fez:


Agora não precisa mais desesperar com os cachos na chuva! Com essas dicas sobre como cuidar cabelos cacheados em dias de chuva, você está pronta para arrasar. :*

Como cuidar do cabelo cacheado em dias de chuva e em dias úmidos

Se alguém perguntar porque seu cabelo está assim, é só responder: é a umidade!

 

Raysa França

Raysa, 27 anos, vegana, belo-horizontina e mineira de coração. Cientista Social, mestranda, apaixonada com pessoas, animais, viagens, desenhos animados, culinária e cabelos.

Blog Comments

Eu tentei uma coisinha que deu certo mas eu não sei se pode fazer isso sempre e queria a ajuda de vcs rsrsr… Eu misturei no meu creme de pentear meia tampinha de glicerina e passei nos cabelos úmidos e depois passei so um pouco de difusor, no mesmo dia eu saí na chuva e ele ficou lindo!! Mas pode fazer isso??

ei Joice.. como eu tinha respondido no fb, não tem problema nenhum se vc usar a glicerina só em dias mais úmidos.
O que me preocupa mesmo é muito difusor depois de óleos e componentes que fritam o cabelo.. hehe daí fico com medinho.
Mas pode sim!
beijo e obrigada por compartilhar conosco.. é sempre bom que ajuda mais gente também! :* <3

Dá pra substituir o difusor com uma peineira que não usa mais na cozinha ou até fazer um com alguma embalagem de plástico mais resistente,É só fazer pq fotos no fundo da embalagem e um maior para o encaixe do secador,0 meu cabelo faço trança em dias chuvosos e ele fica arrumadinho,só em cima que precisa de algum produto para contornar o friz

Leave a Comment