Rotina capilar e segurança: dicas para evitar acidentes domésticos

  • Home
  • Blog
  • Rotina capilar e segurança: dicas para evitar acidentes domésticos

Como já deu para notar pelo título, o tema dessa postagem é a segurança ao cuidar dos cabelos. Por mais simples que sejam as dicas abaixo, decidi tirar alguns minutinhos para escrever sobre o tema porque elas podem funcionar como uma espécie de lembrete. Como costumam dizer, “o seguro morreu de velho”, então bora lá falar de algumas precauções importantes no dia-a-dia.

Rotina capilar e segurança: dicas para evitar acidentes domésticos

Prenda o cabelo quando estiver no fogão

Além de ser uma prática higiênica que evita que ocasionalmente algum fio solto caia na comida, prender o cabelo – principalmente no caso de quem tem cabelo longo ou volumoso – pode evitar que os fios encostem no fogo acidentalmente. Uma distração ao abaixar para pegar alguma coisa basta para causar esse tipo de problema, por isso se cuide e evite ao máximo permanecer com os fios soltos quando estiver usando o fogão.  

Integridade dos equipamentos

Sempre que for utilizar secadores, chapinhas e demais acessórios, cheque se o cabo desses produtos está completamente coberto para evitar choques elétricos. Se houverem áreas descascadas ou problemas no plug, consulte a assistência técnica e não utilize até que o problema seja resolvido.

Atenção durante o uso difusor/secador de cabelo

Quem costuma usar um secador ou difusor para auxiliar no processo de secagem dos fios deve tomar algumas precauções que a gente já conhece: utilizar o protetor térmico antes de iniciar o processo e regular a temperatura para evitar níveis muito altos de calor. Além disso, é importante tomar cuidado ao manusear o secador já que, dependendo da posição e do formato da parte traseira, alguns fios podem ser puxados.

Na foto acima está um produto (já fora de mercado pelo que eu pesquisei) que infelizmente já me rendeu alguns probleminhas. Notem que a parte de trás – onde fica uma pequena hélice – não é tão fechadinha, o que contribui para que o vento faça uma leve sucção. O formato do bico difusor em si também deve ser levado em consideração, já que furos muito grandes também podem favorecer que os fios de cabelo mais longos passem por eles e se prendam.

Outra precaução essencial é secar os cabelos num local seguro. Em função da correria diária a maioria das pessoas costuma secar os cabelos no banheiro mesmo, o que é desaconselhável já que geralmente esse cômodo possui muita umidade. Várias reportagens sobre o assunto já alertaram mas a gente reforça: sair do banho descalça(o) e utilizar equipamentos elétricos é receita para acidentes domésticos. Por isso, deixe a pressa de lado e preserve sua segurança.

Cuidado ao guardar itens após o uso

Alguns produtos tais como secadores, pranchas, babyliss, etc; produzem grandes quantidades de calor e mesmo depois de desligados permanecem com a superfície quente. Por isso, evite colocar esses equipamentos sobre a cama, sobre roupas e demais materiais inflamáveis após o uso. No mercado já existem suportes apropriados para guardar esses produtos com mais segurança. Também é importante evitar deixar esses produtos sobre superfícies molhadas, já que elas podem danificar os equipamentos e, caso a tomada ainda esteja ligada, também podem ocasionar choques.

Cuidado ao fazer a técnica de secagem com peneira

Nem todo mundo tem um bico difusor em casa, e como diz aquele ditado: “quem não tem cão, caça com gato”. O truque de secar os cabelos usando uma peneira já é conhecido de muitas cacheadas e crespas. A ideia principal do uso da peneirinha é distribuir melhor o vento do secador, evitando que ele incida diretamente sobre os fios.

Mas o que poderia ser uma mão na roda também pode gerar dor de cabeça. O plástico usado nas peneiras geralmente é bem fino e, com o uso de um secador muito potente rente à peneira, esse material pode esquentar demais e causar acidentes. O bico difusor específico para encaixe no secador é produzido com um material capaz de resistir melhor ao calor, o que não necessariamente acontece com outros materiais colocados próximos à “boca” do secador. Por isso mesmo, muito cuidado ao optar por esse truque caseiro.

Longe do alcance de crianças

Mamães e papais já estão carecas de saber, mas não custa nada relembrar: produtos coloridos e cheirosos podem atiçar a curiosidade dos pequenos. Para evitar acidentes, mantenha esses cosméticos longe do alcance das crianças.

Maressa De Sousa

Maressa, 23 anos, baiana. Mestranda em Antropologia. Ama filmes e livros de ficção e aventura. Para ela, a transição capilar marcou o início de muitas outras transformações.







comments


Deixe um comentário

error: Este conteúdo é protegido por direitos autorais e não deve ser copiado ou reproduzido sem permissão prévia e sem atribuição dos créditos. Blog Cacheia 2013-2016.