Filmes e documentários sobre mulheres negras

  • Home
  • Cinema
  • Filmes e documentários sobre mulheres negras

As férias estão aí e eu estou aproveitando para colocar  minha lista de filmes e séries em dia. E já que costumo escrever muito aqui no blog sobre a questão racial e as mulheres negras, decidi separar algumas produções legais para assistir. Confira! :)


4 filmes e documentários sobre mulheres negras maravilhosos!

1. The help (Histórias Cruzadas)

the help - histórias cruzadas - filmes sobre mulheres negras

Histórias Cruzadas. Foto: DreamWorks Studios

Histórias Cruzadas” foi lançado em 2012 e está ambientando na cidade de Jackson, no estado de Mississipi (EUA) nos anos 60. A produção explora uma realidade comum: a experiência de muitas mulheres negras que dedicam suas vidas para criar os filhos de uma elite branca. Essas vivências são muito comuns não só no cenário norte-americano mas também no Brasil. Por aqui, muita mulheres negras ingressam no mercado de trabalho formal ou informal muito cedo, abandonam os estudos, dedicam boa parte do tempo trabalhando para outras famílias e por vezes são obrigadas a deixar a própria casa e o cuidado filhos para garantirem a subsistência. O filme conta com nomes como Viola Davis e Octavia Spencer e foi sucesso de bilheteria. “Histórias Cruzadas” é um drama com momentos lindos e cenas de dar um nó na garganta.

2. What happened, Miss Simone?

what happened miss simone documentário original netflix - documentários sobre mulheres negras

“What happened, Miss Simone?” Documentário original Netflix.

Pouca gente sabe, mas Nina Simone foi mais que uma grande cantora: ela era uma pianista brilhante, compositora e ocupou um lugar importante no ativismo pelos direitos civis dos negros norte-americanos na década de 60. O documentário “What happened, Miss Simone?” conta parte de sua biografia e explora os muito dilemas e desafios  enfrentados pela artista. Essa é mais uma daquelas produções que fazem a gente pensar na nossa própria trajetória. Sempre que assisto uma das cenas do documentário bate uma dor no fundo do peito por saber que o racismo fez com que Nina Simone tomasse um rumo tão diferente – e tão mais sofrido – em sua vida. Por outro lado, sempre me consolo pensando que apesar de tudo, e de toda podridão desse mundo, Nina Simone foi Nina Simone. Quem assistir vai entender o que quero dizer.

3. Kbela

kbela filme

Foto: cena do curta “Kbela”

Os dois título finais dessa lista são de produções que eu ainda quero assistir. “Kbela” é um curta brasileiro dirigido por Yasmin Thayná. O curta guarda muitas semelhanças com a história de Yasmin e diz muito sobre a resistência das mulheres negras, o uso do cabelo natural e o processo de embranquecimento. A história de produção desse curta é muito legal e eu estou muito ansiosa para assistir! Por enquanto deixo esse trailer de arrepiar!

4. Estrelas além do tempo

Foto: pôster de divulgação do filme “Hidden Figures”.

“Estrelas além do tempo” é uma produção norte-americana cujo cenário é a corrida espacial entre o EUA e a União Soviética na Guerra Fria. O filme destaca a contribuição de três mulheres negras para o desenvolvimento tecnológico e científico dos EUA no período e convida a pensar sobre o racismo e o machismo vivenciado por elas.  O título original “Hidden figures talvez traduza muito melhor do que afinal se trata essa discussão: a invisibilidade da contribuição negra para a história e o desenvolvimento da ciência. Sim, por trás do sucesso dessa empreitada americana estava o trabalho de mulheres negras! Preciso dizer que muitas figuras negras também são “esquecidas” pela história aqui no Brasil? Acho que não né.


Então é isso gente! Tem mais sugestões de filmes e documentários legais com essa temática? Deixe nos comentários pra gente :)

Sugestões de leitura:

Feminismo negro no Brasil

Dandara dos Palmares e as lideranças negras no Brasil

Falando em identidades

Maressa De Sousa

Maressa, 22 anos, baiana. Graduada em Ciências Sociais. Ama filmes e livros de ficção e aventura. Para ela, a transição capilar marcou o início de muitas outras transformações.







comments

Comentários

Fico impressionado de como você tão jovem ,porém tão engajada nas histórias, na vida, enfim no cotidiano dos negros. Parabéns. Felicidades para você.

Muito obrigada pelo carinho Nelma! Muita felicidade e paz pra você! :)

Histórias cruzadas tem um lugar especial no meu coração, é um filme que eu sempre gosto de rever.
Eu também vi a sugestão de vocês em outro post que é o “good hair”, e posso dizer: que louco ver todo aquele esforço por um cabelo que não é da pessoa, que é caro, e que não traz NENHUM prazer!
Hoje cacheada, me recordo que iniciei a transição pensando na filha que terei um dia, e de como será importante pra ela saber que eu amo o meu cabelo do jeito que ele é.
Obrigada Cacheia por não ser um espaço só pra embelezar o exterior de forma tão natural, mas por embelezar e fortalecer/empoderar as mentes femininas brasileiras.

Muito obrigada pelo carinho Elizabeth! Eu, assim como você, fico imaginando nessa experiência que vou poder transmitir um dia para os meus filhos sobre cabelo natural e tantas outras temáticas. A mudança começa na gente ^^

Abraços!

Estou loooucpra assistir historias cruzadas, a netflix colocou esse mês no catalogo, vou asssistir um dias desses.
Bjssss

Assiste sim Paloma! É maravilhoso <3


Deixe um comentário

error: Este conteúdo é protegido por direitos autorais e não deve ser copiado ou reproduzido sem permissão prévia e sem atribuição dos créditos. Blog Cacheia 2013-2016.