Hair love: um curta sobre cabelo natural, cuidado e afetividade

  • Home
  • Cinema
  • Hair love: um curta sobre cabelo natural, cuidado e afetividade
foto do curta hair love ilustra um pai pensativo diante da filha com seu cabelo crespo solto

Uma garotinha que anseia por um penteado para o seu afro e um pai um tanto desastrado que se esforça para arrumar os cabelos da filha na ausência da esposa. Uma premissa que parece simples mas que se transformou numa linda narrativa nas mãos do animador e co-diretor Matthew A. Cherry.

A animação percebe na rotina de cuidados com o cabelo afro e no ato de estilizar penteados a construção de laços de afetividade. A preciosidade de incentivar o amor pelo cabelo natural desde a infância por meio dos sorrisos e técnicas criativas demonstradas pela mãe se soma ainda à determinação do pai que tem a oportunidade de compartilhar essa experiência com sua pequena. De repente, o que parecia um mega desafio se transforma num momento de aprendizado.

O curta-metragem da Sony Pictures Animation foi indicado ao Oscar 2020 e já está disponível numa versão legendada no Youtube. Confira:

Maressa De Sousa

Maressa, 26 anos, baiana. Cientista Social, mestra em Antropologia. Terapeuta capilar, cabeleireira e trancista. Ama filmes e livros de ficção. Para ela, a transição capilar marcou o início de muitas outras transformações.

Leave a Comment