Receitas caseiras veganas para cabelos crespos e cacheados

Olá galerinha linda, espero que esteja tudo bem com vocês. No post de hoje, vou ensinar algumas dicas de receitas caseiras veganas para cabelos crespos e cacheados. Essas receitas não possuem nenhum derivado animal (leite de vaca, queratinas, glicerinas animais etc).

Bom, vocês devem estar pensando que “lá vem a chata falando de direitos animais de novo”! Mas se nós já somos “as chatas” que falam de racismo e feminismo, porque não falaríamos de direitos animais também? Para quem não sabe, eu já expliquei o que são testes em animais e porquê eles devem ser abolidos. Também já contei para vocês sobre minha decisão de me tornar vegana. Hoje eu vou trazer cinco receitinhas veganas porretas que são super fáceis e baratinhas de fazer! Esse post aqui vai provar para vocês que não precisamos explorar os bichinhos para termos molinhas lindas!

Se você  não é vegan, não tem problema. Tenho certeza que vai adorar as receitas caseiras veganas para cabelos também!

 


Receita de Nutrição Potente

  • 70 ml de óleo vegetal (óleo de amêndoas, azeite de oliva, óleo de coco, óleo de abacate, etc)
  • 1 colher e meia de sopa bem cheia de creme
  • 1 colher de sobremesa de ervinhas secas aromáticas (o alecrim previne caspa; a camomila pode clarear os fios; o hortelã hidrata e deixa os fios brilhosos).

Após lavar os fios com shampoo, misture todos os “ingredientes” em um potinho e aplique nas mechas do cabelo cuidadosamente. Deixe agir por trinta minutos. Depois de agir nos fios, enxague os fios com bastante água e aplique o condicionador generosamente. Essa receita é indicada apenas para cabelos muito secos, ou cabelos que passaram por químicas fortes recentemente, como tinturas e descolorações.

Etapa no Cronograma Capilar: Nutrição


Hidratação de Maisena

hidratação de maisena

A hidratação de maisena ficou bem famosa entre crespas e cacheadas há uns dois anos. E ela é realmente incrível! Além de proporcionar maior definição aos cachos, ela também é redutora de volume. A receita básica vegana para um cabelinho de comprimento médio é:

  • 1 xícara e meia de água
  • 2 colheres de sopa de maisena
  • 1 colher sopa de açúcar
  • 1 colher sobremesa de glicerina líquida vegetal

Eu já expliquei direitinho como faz a hidratação de maisena aqui, os cuidados que se deve tomar e os métodos de aplicação. Se vocês quiserem, podem adicionar cacau ou chocolate em pó na receita. Eu gosto bastante de colocar cacau porque deixa o cabelo brilhoso, soltinho e bem cheiroso! Eu coloco uma colher de sobremesa cheia.

Etapa no Cronograma Capilar: Hidratação


Hidratação de Leite de Coco

Hidratação caseira com leite de coco ecreme de leite

Eu sou apaaaaaaaixonada com leite de coco! Eu amo comer comidinhas com leite de coco, e adoro também o efeito que ele dá no cabelo. A natureza nos presentou com muita coisa, mas eu sou especialmente grata pelo coco. Nham nham

Nessa receita, que é simplérrima, vocês  vão usar:

  • 2 colheres (sopa) de máscara/creme de hidratação bem cheias;
  • 2 colheres (sopa) bem cheias de leite de coco;
  • 1 colher (sobremesa) de glicerina vegetal

Misture tudo muito bem, aplique em mechas no cabelo todo. Deixe agir por vinte minutos, enxague com bastante água. Enxagua direito, fia! E depois condicione o cabelinho normalmente. Vocês vão amar a redução do frizz e o brilho que essa receitinha dá ao cabelo.

Etapa no Cronograma Capilar: Hidratação


Deleite de Satanás

receitas caseiras veganas para cabelos de leite

Essa é a adaptação de uma receita famosíssima na internet. Ela é utilizada por muitas pessoas de cabelos coloridos, especialmente de cores fantasia, e eu posso garantir pra vocês que a adaptação é tão incrível quanto a receita original!

Misture:

  • 2 colheres de sopa de qualquer creme de hidratação;
  • 2 colheres de sobremesa cheias de leite vegetal (de preferência de oleaginosas, como amendoim);
  • 1 colher bem cheia de leite de coco;
  • 1 colher (chá) de óleo vegetal;
  • 1 colher (Sobremesa) rasa de açúcar;

Atenção: a versão “original” dessa receita foi feita com leite em pó de vaca que deixa a hidratação bem consistente! Se ela ficar mais ralinha, você pode aplicar com o auxílio de um borrifador. O açúcar não é indicado para quem já tem fios muito finos.

Etapa no Cronograma Capilar: Hidratação


Hidratação de beterraba e cenoura

Suco de cenoura e beterraba para cabelos receitas caseiras veganas para cabelos

  • Uma cenoura;
  • Uma beterraba;
  • Água filtrada;
  • Creme de hidratação suficiente;
  • Borrifador;

Receitinha simples e fácil de fazer: Bata a cenoura e a beterraba com a água filtrada. É um suquinho mesmo, só que para o cabelo. Coe. Aplique imediatamente nos fios com o auxílio de um borrifador. Deixe agir por dez minutinhos. Em seguida, aplique o creme de hidratação generosamente por cima do suco que você colocou no cabelo. Em seguida, deixe agir por mais quinze minutinhos. Enxague com bastante água e condicione os fios.

Receita que é sucesso! Eu gosto também de colocar glicerina vegetal no suco, eu amo/sou glicerina! Outra dica legal é que se você não tiver ambos em casa, não tem problema. Eu quase nunca tenho beterraba, então acabo fazendo somente com cenoura mesmo.


Espero que tenham gostado do post, gente! Qualquer dúvida, não hesitem em perguntar.

Beijocas

Raysa França

Raysa, 27 anos, vegana, belo-horizontina e mineira de coração. Cientista Social, mestranda, apaixonada com pessoas, animais, viagens, desenhos animados, culinária e cabelos.

Blog Comments

Adoro post de receitas caseiras! eu já fiz a de maizena,de cenoura com beterraba e de creme de leite com leite de coco !Essa última não deu muito certo no meu cabelo… :( lembro que no dia eu não tinha nenhuma máscara aqui e acabei fazendo só com os dois ingredientes mesmo…não sei se foi isso,mas pesou no meu cabelo…mas vou tentar de novo! hehehe ,beijos a todas.

Ooi Flavia! Poxa, que pena que não deu certo. Talvez era o que o cabelo não precisava! A minha preferida, de longe, é hidratação de leite de coco. TEm muita gordura saturada, meu cabelo ama! Hahahaha

Beijocas

Para mim as melhores receitas são as que levam azeite de oliva e o famoso gel de linhaça ( fácil de fazer -água+linhaça, coa, coloca da geladeira e seu cabelo fica uma coisa de outro mundo).Obrigada, Patrícia.

Eu nunca tentei o gel de linhaça!

Vou tentar e conto o resultado pra vocês!

BEijocas

Adorei as dicas, a receita de cenora eu já fazia mas nunca tentei colocar beterraba junto. Vou experimentar.
:D

Tenta sim, fiz poucas vezes, mas é muito bom!

Beijocas

Boa Tarde,

Qual creme você indica na primeira receita “Receita de Nutrição Potente”.. meu cabelo é crespo, porém passei por processo químico e esta bem ressecado.

Olá Andressa, tudo bem?

Você pode tentar os da Surya que são veganos e muito bons!

Beijocas

Gostaria de saber oq eu faço com meu cabelo, quero muito cachear ele, mas estou sem dinheiro no momento, meu cabelo tem progressiva mas tem muito tem que eu não faço, então meus fios estão lisos, mas não muito, e minha raiz crespa, preciso de uma ajuda urgente para deixar eles cacheados !!!!!

Oi vivi, tudo bem?
Gata, relaxa, dá pra deixar os cachos voltarem sem gastar muita grana.
Além dessas receitinhas caseiras, a Mari já ensinou aqui como faz pra voltar ao cabelo natural! O link: http://bit.ly/manual-cabelocrespo

Beijocas e boa sorte!

Raysa adorei essa matéria

Gostaria de uma ajuda como começar a praticar no poo e low poo

Ei Rosana, tudo bem?
Vc pode entrar nesse grupo no facebook: https://www.facebook.com/groups/372902146198739/?fref=ts
E vc pode ver esse post: http://bit.ly/low-no-poo

beijocas

Olá!
Tenho dúvida sobre a cenoura no cabelo porque como ela ajuda a bronzear gostaria de saber se ela pode aumentar os efeitos negativos do sol no cabelo.
Obrigada

ei Suzy!
Depois da hidratação, os fios serão lavados em água corrente. Portanto, não há nenhum malefício pro cabelo!
beijo

Olá tudo bom ? eu amo suas receitas caseiras. Estou em uma luta grande pra voltar com os meus cachinhos depois de uma coloração mal feita. e gostaria de saber se essas receitas entram no conograma capilar e em qual fase?

ei Elen, tudo bem?
que bom que você gostou!

atualizei o post com as receitas, dizendo em qual etapa está cada uma.
beijinho

Responder

Izabella Junqueira Barbosa

Para fazer a hidratação de leite de coco com glicerina, é necessário lavar o cabelo antes?

Oi, Izabella! Tudo bem?

Sim, sempre antes de cumprir uma etapa do cronograma capilar é necessário lavar o cabelo para abrir as cutículas do fio para ele receber a hidratação/nutrição/reconstrução. Isso se aplica para tudo, exceto para umectações.

Bjs

olá!
Amei as receitas caseiras. Em consulta a net, descobri uma máscara de hidratação com amido de milho e leite de coco. Meu cabelo agradeceu muito. vou testar com cenoura e beterraba. tenho dificuldade é para encontrar produtos tipo glicerina vegetal e veganos no centro de BH e Betim. Quais marcas acessíveis e onde posso encontrar?
muito obrigada pelas dicas e receitas

Ei Júnia, tudo bem?
Que bom que deu certo pra ti!
A glicerina vegetal eu compro da marca Ideal, e consegui encontrar nas lojas rede e também na rede de farmácias Araujo.

Beijocas

Leave a Comment