Jogando a real: Crescimento Capilar, Monovim A e Tônicos

  • Home
  • Dicas
  • Jogando a real: Crescimento Capilar, Monovim A e Tônicos

Olá, minhas amoras! Espero que esteja tudo bem com vocês! Bom, nesse post eu vou explicar os métodos de crescimento que eu conheço, e depois emitir minha linda opinião sobre eles. Há muito tempo a “saga do cabelo Rapunzel” vem me impressionando pela quantidade de adeptas e pelos “tratamentos” para crescimento que vemos por aí. O imediatismo permeia todos os setores de nossa vida, inclusive quando falamos de crescimento capilar. Longe de mim fazer uma análise psicológica, mas, isso me preocupa porque tenho visto coisas mirabolantes para crescimento e queda. E olha, deixando claro, eu NÃO sou contra receitinhas caseiras para hidratar os fios, mas todo o cuidado é necessário.

 


Tônicos Capilares

Os tônicos são aplicados no couro cabeludo durante a noite, ou algumas horas durante o dia e lavados depois. Dependendo da fórmula, prometem fortificar o bulbo capilar, promover limpeza, crescimento capilar, hidratação do couro cabeludo e diminuição da caspa. O mais famoso é o de alho da gota dourada.iumtlrq

 

O que eu acho?

Os tônicos possuem fórmulas permitidas e regulamentadas pela ANVISA, sendo, muitas vezes, feitos com ingredientes naturais. Tônicos apresentam alguns benefícios, especialmente no que tange ao excesso de oleosidade e à caspa. Já vi muitos relatos de menines que conseguiram acabar com a caspa graças ao tônico. Mas, atenção! Devido ao álcool da fórmula ou a outros componentes, o couro cabeludo mais sensível pode “machucar”, causando o efeito inverso do esperado: queda! Por isso, se for fazer uso de tônicos, observe bastante como o seu couro cabeludo reage.

Atualização: Eu utilizei o tônico de alho por um mês e meio, ajudou no controle da oleosidade do couro, diminui radicalmente a caspa e deu um “up” no crescimento.

 

Shampoo de Cebola

O Shampoo de Cebola consiste na utilização de um shampoo sem sal misturado com cebola batida no liquidificador.  As instruções recomendam que o shampoo descanse por 15 dias (?) antes do uso. Promete uma limpeza mais profunda do couro cabeludo e aceleração do crescimento.

O que eu acho?

A primeira coisa que eu acho interessante é a cebola preservar os aditivos que, em tese, proporcionariam o crescimento, mesmo após 15 dias de descanso. Se alguém souber me explicar o porquê eu gostaria. Mas, enfim, tirando isso, a preocupação mais séria aqui é com queimaduras. A cebola em contato prolongado com  a pele pode queimá-la, além da combinação de cebola + sol. Então gatinhxs, MUITO CUIDADO. O meu conselho é o mesmo dos tônicos: Use, se quiser, com muito cuidado, observando como o couro cabeludo reage. Se der certo, ótimo. Se houver qualquer reação adversa, interrompa o uso imediatamente.

 

Shampoo de Cafeína

A Lari já explicou sobre o shampoo de cafeína. De acordo com algumas pesquisas, a cafeína é capaz de estimular a circulação sanguínea do couro cabeludo, aumentando o crescimento e reduzindo a queda.

O que eu acho?

Eu faço o shampoo de cafeína porque de todos os outros métodos é o que eu acredito que tem maior eficácia, e melhor custo benefício. (fácil de fazer e achar, não fede o cabelo etc). Eu estou usando 2x por semana e vou usar no máximo por um mês. A cafeína “quebra” o cálcio, que é importantíssimo para a saúde dos cabelos, então eu vou usar o mínimo necessário e depois fazer uma hidratação de leite. (Postarei receitinha aqui para vocês). Novamente, tem que ter cautela. O couro cabeludo é muito sensível, então algumas pessoas podem sofrer com queda do cabelo e até dores de cabeça pela cafeína. Como sempre, tenham cautela.

Atualização: O shampoo de cafeína não fez diferença nenhuma para mim.

 

Shampoo Bomba (Monovim A)

pIzLIIdO Shampoo bomba é uma receita caseira com várias versões pela internet. Normalmente, a proporção é de 5ml de monovim para 500ml de shampoo. O Monovim A é um composto injetável para cavalos, que consiste em uma mistura de óleo de amendoim e vitamina A.

O que eu acho?

Sou totalmente contra. Hipervitaminose é um problema sério que pode trazer consequências irreversíveis, especialmente a vitamina A que é lipossolúvel, como danos permanentes no fígado, além de queda do cabelo. O Monovim A é usado para animais de médio e alto porte, não para humanos.

Atenção: Mulheres grávidas, não usem devido ao risco de má formação fetal.

Atualização: Recebi DOIS relatos da vida real, fofurinhas, então prestem atenção. A Marina Oliveira me falou que usou Monovim A por um mês, e esse maldito, além de ressecar, provocou queda e deixava o cabelo bem sujinho. O resultado? Teve que gastar muito dinheiro para recuperar os danos causados pelo monovim. Já a Cássia Helen teve mais problemas: ela tinha dores de cabeça fortíssimas após o uso e chegava até a vomitar. A irmã dela ficou com alergias por toda a cabeça e pescoço. A dermatologista das duas deixou bem claro que o remédio é pra bicho, não pra gente. 

 

“Não há trabalhos sobre o uso dessa substância em humanos, portanto, não há segurança. Pode haver intoxicação por vitamina A. Nessa hipervitaminose, podemos ter teratogeniciade, que é a má-formação fetal, queda de cabelos, ressecamento de pele, fissuras labiais, dores ósseas e articulares, toxicidade hepática e parada do crescimento em crianças e adolescentes” segundo a dermatologista Heloisa Hofmeister. Além disso, não há sequer evidências de que o monovim A realmente acelera o crescimento dos cabelos. Honestamente, meninxs, vocês acham que vale a pena colocar a saúde em risco? Eu acho muito mais inteligente investir o dinheiro do monovim em frutas e legumes cheios de vitaminas que vão ajudar os cabelos a crescer.

(Aqui tem mais informações sobre todos os riscos da utilização do Monovim A)

 

Complementos Alimentares

Os complementos alimentares podem ser compostos por vitaminas, proteínas e até lipídeos. A Lari escreveu um post sobre pill food.

O que eu acho?

Eu acho que só o médico é capaz de te indicar um bom complemento alimentar. Eles realmente têm poder de potencializar o crescimento dos seus fios, mas eu não vejo necessidade se você não tem deficiência de nenhum nutriente ou algum tipo de problema de absorção. Além disso, se houver excesso de nutrientes, o seu corpo joga fora através da urina. Como estes suplementos não são tão baratos, você pode estar pagando por um xixi bem caro. Consulte um médico sempre antes de tomar complementos.

 

Existe forma comprovada e segura de aumentar o crescimento dos cabelos?

Existem muitas formas de aumentar o crescimento dos fios de maneira natural, sem colocar a sua saúde em risco.

Invista em uma alimentação equilibrada, com muita cenoura, muitos vegetais, muitas frutas e muitas folhas verde-escuras. O ferro é essencial para o nascimento de cabelos lindos e saudáveis, bem como o cálcio. Além disso, você pode aumentar a irrigação sanguínea do couro cabeludo com uma dica simples: massagem. Faça massagens todos os dias antes de dormir, por dez a quinze minutos, e além do relaxamento, você ajudará seus cabelos a crescerem mais rápido.

A Ana deu 8 dicas para estimular o crescimento natural do cabelo, sem tônicos, shampoos ou complementos.

Veja também:

Como aumentar o crescimento capilar de forma segura

 


Como eu havia falado no 6 coisas que não te contaram sobre a transição, não adianta se estressar por causa do comprimento. Relaxa e curta seu cabelo em todas as fases, e quando você menos esperar, estará longo. Nós mulheres não temos obrigação de sermos Rapunzeis, sabiam? É a vez dos curtinhos. Se nem a Rapunzel terminou com fios longos, por que se estressar mesmo?

DUedLgf

Raysa França

Raysa, 21 anos, vegana, belo-horizontina e mineira de coração. Estudante de ciências sociais, apaixonada com pessoas, animais, viagens, desenhos animados, culinária e cabelos.







comments

Comentários

Raíssa a hidratação de maizena com leite ao invés de agua e mel ao invés de açucar fica mais nutritiva ou da no mesmo?

Oi Maria, se você fizer a hidratação com leite fica mais nutritiva e reconstrutora também. Cuidado com a frequência que você põe açúcar, senão afina demais os fios! Bjos

[…] }); Jogando a real: Crescimento Capilar, Monovim A e Tônicos  » http:// cacheia.com Esse post não pretende ser imparcial; Muito pelo […]

amei o blog!!! irei começar o meu cronograma capilar na terça, por conta do ressecamenton e porquero colorir os cachos. lindas!!!!!!!!!!!!depois vou curtir no face pra ficar por dentro!

[…] 5. Não existe fórmula milagrosa para o crescimento capilar […]

gente, adorei esse blog, encontrei por acaso…gostaria de saber como faz esse shampoo com cafe direitinho
bjs parabens pelo blog

Oi Bruna! O post sobre shampoo de café ta aqui: http://cacheia.com/2014/03/shampoo-de-cafeina/
Beijos!

Olá linda, gostaria de saber como faço para mandar as fotos do meu BIg Chop transição capilar…

bjs

Manda pra gente no face, Regiane! http://facebook.com/blogcacheia

[…] Marca favorita: Kanechom Recadinho pra quem está em transição: Manter-se sempre FOCADA, não tentar fazer loucuras para o cabelo crescer e ser paciente. Enquanto seu cabelo cresce, busque aprender mais sobre ele. Dessa forma vai […]

Agora fiquei com super medo aqui… comprei o monovinA ontem e ja fiz a receita com meu shampoo :( e nao tenho outra para usar… eu ainda nao tinha pesquisado sobre esses riscos ai so vi um monte de video de pessoas falando que deu certo… Tem 35dias que fiz o bc, e estou mto mto anciosa, desde que me conheço por gente sempre tive cabelo grande esta sendo bem dificil para mim … mas estou adorando…:)

Amiga, eu recomendaria que vc trocasse, ou vendesse, sei lá… Não recomendo o uso do monovim A :(((
Não precisa ficar ansiosa gatona, você deve estar lindona com o BC!!!!

Bjocas

Olha já fiz uso do Shampoo Bomba e obtive um ótimo resultado, conversando com minha dermatologista , sim, o Monovin é para uso animal, porém nos animais ele é injetado, ele não faz esse efeito devastador utilizando externamente.

Oi Ana, fico feliz que tenha tido um bom resultado, mas eu não recomendo porque o couro cabeludo é uma área muito “irrigada”… Beijocas

Oi, sera que posso usar o tonico de alho junto com o shampoo de cebola?

Oi Andreza. Bom, não é muito bacana, principalmente pelo cheiro… Mas fica a seu critério!

Oi eu estou usando o shampo bomba faz um tempinho, mas descobri hoje q estou gravida, agora estou preocupada.
Posso usar esse Tônico?
Obrigada

Andreia, pare de usar o shampoo bomba imediatamente!
Sobre o uso em grávidas, acredito que não há nenhum problema, porém é melhor conferir diretamente com o fabricante.

Boa noite…amei o site e todas as dicas! Parabéns. Estava pensando em fazer o sahmpoo com vitamina A que pode ser usada em humanos a mesma que as crianças pequenas tomam de acordo com o calendário vacinal de seis em seis meses. O que voçê acha?

A vitamina A comprada em farmácia? Pode sim, só cuidado com a quantidade. Meio vidrinho pra 250ml de shampoo é o suficiente.

Gostei demais do post! Ótimo ótimo! Vcs são mto claras e objetivas. Meu cabelo é super difícil de pra crescer! Emperrou num tamanho há anos :( . Vou tentar o tônico de alho, quem sabe da um help! Mto obrigada pelas dicas!! Deus abençoe.

Oi Elizangela! Consulte algum dermatologista ou nutricionista, pode ser algum problema na sua alimentação viu?
Beijos!

[…] Crescimento capilar – dicas Como estimular o crescimento natural do cabelo E o mais importante: tome cuidado com produtos que prometem crescimento capilar milagroso. […]

[…] já escrevi antes sobre Monovim A e sobre o shampoo de cebola, e como não são métodos seguros e de eficácia comprovada, não vou postá-los aqui. Mas não […]

Ei meninas.
Eu iniciei o uso do Monovit Pro A AMBAR, este aqui http://ambarkosmetik.com.br/produtos/ambar/, e dei uma lida no frasco, não vem com essa nota de que se trata de uma vitamina utilizada em animas, talvez porque façam o uso da vitamina A similar às que são vendidas na farmácia?
Poderiam confirmar se o Monovit se trata da mesma coisa que o Monovin?
Obrigada :)

Mayra, se você comprou em uma farmácia então é permitido. O Monovim A é vendido apenas em pet shops e é para uso veterinário. Se não há nada na embalagem, não é o mesmo produto :D

Eu usei o shampoo com monovim, não recomendo! Meu cabelo esta caindo, tive um problema no couro cabeludo estou gastando com remédios caros para resolver o problema. Quer um cabelo lindo? Vá a uma dermatologista ela sim pode te ajudar, eu infelizmente aprendi do jeito errado!
Ah! o café e o cravo tem me ajudado.

Mas e aquela marca que vende o shampoo e condicionador, o Monovit Pro A? Já vi algumas resenhas sobre ele, falavam bem.. será que tem efeitos colaterais também?

Oie Isa. Não conheço o Monovit Pro A. Vou pesquisar sobre! Um bjo

Oi Raysa, tudo bem ? Queria saber o que você acha do shampoo SOS BOMBA da salon line ? Ele é bom ? Pode ser prejudicial por causa da vitamina A ? Pode gerar uma hipervitaminação ?
Agradeço desde já pela atenção <3 Beijos

Olá Samara, eu não conheço o SOS bomba da Salon Line, mas com certeza já adianto deve ser mais seguro, porque passou por processo de regulamentação da Anvisa para HUMANOS. Beijo

Olha, o negócio com Monovin A é o seguinte: não tem problema de usar. Só que como tudo nessa vida tem que ser usado com responsabilidade. Eu tenho 23 anos hj, e comecei a pintar meu cabelo com cores fantasia quando tinha uns 15 anos. Mas eu era uma adolescente bem burrinha e não cuidava muito do meu cabelo porque eu pensava “ah, eu vou no salão mesmo, a cabeleireira que se vire”. Então quando eu tava com uns 18 anos o meu cabelo sofreu >>corte químico<< por causa da descoloração e eu tive que cortar meu cabelo beeeem curtinho. Eu não tinha problema com o meu cabelo curto, problema mesmo era que meu cabelo não crescia mais. Eu fiquei dois anos com o corte joaozinho e não precisei aparar meu cabelo uma única vez!!! Fui em uma dermatologista, fiz dois tratamentos (que eram considerados superpotentes) sem resultado, então minha médica e mais dois especialistas amigos dela conversaram comigo sobre o uso de Monovin A. Eu fiquei assustada no começo porque né, é um remédio pra animais de fazenda, mas eles me explicaram como nós faríamos o tratamento: 1 ml de Monovin para cada 100 ml de shampoo sem sal e também podia colocar a quantidade de Bepantol líquido que eu quisesse. Eles recomendaram que eu usasse o Monovin no MÁXIMO 3 vezes no mês, e conhecendo a potencia do remédio não ousei desobedecer haha Eu fiquei fazendo também 2 exames de sangue por mês (uma vez no começo e outra no meio) para ver os níveis de vitamina, para eu não sofrer hipervitaminose. Fiz o tratamento com o Monovin por 6 meses e parei por 3 (meus médicos sempre acompanhando). Nesses 3 meses que eu havia parado, o meu cabelo cresceu muitoooo, e os dermatologistas analisaram tudo que era possivel no meu cabelo: espessura, oleosidade, densidade… E concluíram: o Monovin ajudou SIM o meu cabelo a crescer, e não só ajudou a crescer como também ficou saudável, brilhoso, com fios fortes e melhor de tudo – o meu cabelo começou a crescer sozinho. Então assim, eu recomendo o uso do Monovin A pra essas meninas preguiçosas que não querem esperar o tempo passar e cuidar do cabelo delas pra ele crescer bonito e saudável? NÃO. Mas se eu recomendo pra alguém que tem algum problema capilar e que precisa de remédios mais potentes? SIM, desde que a pessoa faça com extrema cautela, faça exames de sangue e acompanhe com um médico. Como eu falei logo no começo, a questão é saber usar com responsabilidade e saber se você realmente precisa disso ou não.

ei Luciana, tudo bem?
Achei muito legal que vc ponderou sobre os exames de sangue e o cuidado que vc tomou. Isso é ótimo. Infelizmente, não tenho coragem de indicar o uso de um remédio veterinário para pessoas as quais têm realidades que eu desconheço. Exames de sangue mensais não são acessíveis pra todas, muito menos a informação.
Obrigada por ocmpartilhar o relato conosco.
Abraços,

Infelizmente, após ouvir maravilhas do óleo de rícino, resolvi experimentar. Nas duas primeiras aplicações não percebi nada negativo, apenas uma redução no volume, mas como meus cabelos estavam muito definidos, acreditei que fosse este o motivo, afinal não reparei uma queda acentuada. Mas na terceira aplicação, meu cabelo caiu muito e ficou muito fino. Dei um intervalo de 10 dias entre as aplicações e deixei agir no cabelo por 30 min. antes de lavar. Se tivesse dormido com ele na cabeça, acho que acordaria careca.
Ainda fiz um teste alérgico antes de usar, mas na pele não aconteceu nada.
vejo muitos comentários positivos para o óleo de rícino, mas cada organismo reage de um jeito, por isso é necessária muita cautela na hora de experimentar modinhas.


Deixe um comentário

error: Este conteúdo é protegido por direitos autorais e não deve ser copiado ou reproduzido sem permissão prévia e sem atribuição dos créditos. Blog Cacheia 2013-2016.