
Opa! Prazer ter você por aqui! Eu sei que você está buscando um conteúdo antigo aqui do blog, com uma receita caseira de vinagre de maçã no cabelo. Mas reformulamos esse conteúdo e queremos te explicar o porquê.
Durante muitos anos o vinagre de maçã foi indicado como solução caseira para brilho e selagem das cutículas. Lá atrás, quando os produtos para cabelos cacheados e crespos eram mais escassos, muita gente recorria ao vinagre. No entanto, a Cosmetologia avançou muito e também o conhecimento sobre o que acontece no couro cabeludo e nos fios diante de produtos e receitas com pH inadequado.
O que a ciência diz sobre pH e couro cabeludo?
O couro cabeludo saudável apresenta pH levemente ácido, em torno de 4,5 a 5,5. Formulações cosméticas são desenvolvidas com controle rigoroso de pH e estabilidade.O vinagre de maçã possui pH aproximado entre 2 e 3, dependendo da concentração. Mesmo diluído, o pH final é variável e não padronizado. Além disso, o vinagre não é pensado para o uso capilar, é feito para a alimentação.
O risco de utilizar é alterar a barreira epidérmica (parte mais externa da pele) e piorar a irritação em peles sensíveis. Estudos sobre integridade da barreira cutânea mostram que alterações sustentadas do pH interferem na atividade enzimática do estrato córneo e na microbiota residente. E tudo que a gente não quer é uma pele em desequilíbrio.
Eu sei o que você deve estar pensando: ah Cacheia, mas eu nem uso vinagre no couro cabeludo!! Pois é, mas no fio essa receita caseira também pode dar errado. Uma descida muito brusca do pH pode deixar os fios enrijecidos.
Essa acidificação intensa promove contração rápida das cutículas. Embora isso possa gerar sensação imediata de “selagem” e brilho, a alteração súbita do ambiente químico pode provocar rigidez excessiva da haste, redução da elasticidade e aumento da fragilidade mecânica, além do maior risco de quebra ao pentear ou manipular.
Mudanças abruptas podem comprometer a capacidade do fio de absorver e liberar água de forma equilibrada, favorecendo enrijecimento temporário.
Em cabelos previamente sensibilizados por descoloração, alisamentos ou processos oxidativos, essa alteração química pode contribuir para ruptura da haste. Embora o termo “corte químico” não seja uma classificação científica formal, ele descreve clinicamente a quebra abrupta do fio por perda de resistência estrutural. A exposição repetida a extremos de pH pode ser um fator contribuinte em fibras já fragilizadas.
Diferentemente de acidificantes cosméticos formulados com controle de pH e agentes condicionantes que modulam a ação ácida, o vinagre doméstico não possui padronização de concentração nem sistema tamponante, o que aumenta a imprevisibilidade da resposta da fibra.
Esse é um ponto fundamental: brilho imediato não significa segurança estrutural a longo prazo.
Por que receitas caseiras não são equivalentes a acidificantes cosméticos
Acidificantes cosméticos são formulados com controle de pH mensurado em laboratório, agentes tamponantes, ativos condicionantes e testes de estabilidade e segurança.
O vinagre doméstico não possui padronização cosmética nem avaliação dermatológica para uso contínuo no couro cabeludo.
Alternativas mais seguras e cientificamente adequadas
Hoje já temos acidificantes capilares prontinhos. Eles são formulados com ácido lático ou ácido cítrico em concentração controlada. Você também pode adquirir condicionadores com pH fisiológico e produtos com ação equilibrante para microbiota.

Para te ajudar, deixo aqui alguns exemplos de produtos acidificantes muito legais. Esse de cima é a Emulsão Anti emborrachamento da Maxiline. Quando eu trabalhava com mechas já usei muito e achei sensacional.

Entre aquelas com valores mais acessíveis temos a Infusão 2.0 da Widi Care. Já usei muito no meu cabelo e acho que atende bem a função de manutenção.

E por fim, a Ápice Cosméticos também tem ótimas alternativas, com várias linhas acidificantes.
Obrigada por ler até aqui :)
No Cacheia, priorizamos informação baseada em evidência científica e segurança dermatológica. Receitas caseiras nem sempre são inofensivas. Nosso compromisso é atualizar conteúdos sempre que novas evidências apontarem riscos ou alternativas mais eficazes.
Referências bibliográficas
Dias MFRG. Hair cosmetics: an overview. International Journal of Trichology. 2015;7(1):2-15.
Robbins CR. Chemical and Physical Behavior of Human Hair. 5th ed. Springer; 2012.
Lambers H, Piessens S, Bloem A, Pronk H, Finkel P. Natural skin surface pH is on average below 5.0. International Journal of Cosmetic Science. 2006;28(5):359-370.
Rawlings AV, Harding CR. The stratum corneum moisturization at the molecular level. Journal of Investigative Dermatology. 2004;124(6):1099-1110.




Blog Comments
Laíne Ramos
31 de julho de 2015 at 18:15
OI,Raysa! Adorei o post e estou amando o site de vocês! Comecei a técnica do low poo há pouco tempo e encontrei dicas lindas aqui.
Então, fiquei com uma dúvida, eu posso fazer a hidratação e substituir o condicionador pelo vinagre de maça?
Obrigada!
Beijos =)
Raysa França
11 de agosto de 2015 at 13:31
Olá Laíne!! Muito obrigada, fico muito feliz!! <3
Então, algumas pessoas dizem que o condicionador pode ser substituído pelo vinagre, porém eu não tenho certeza, porque o condicionador tem outros ingredientes que trazem emoliência e hidratação aos fios!
Beijocas
Carol Costa
3 de agosto de 2015 at 09:27
Oi Raysa, tudo bem? Já ouvi algumas dicas sobre o vinagre, mas sempre fico em dúvida, é o vinagre de salada mesmo? Desculpa se a pergunta for idiota, mas essa dúvida cruel me persegue, rs
http://dibobis.blogspot.com.br/
Raysa França
11 de agosto de 2015 at 14:32
Carol, que isso, essa dúvida rola mesmo. Existem vinagres específicos para o cabelo, mas eu uso o de salada mesmo. O de maçã é o mais recomendado!
Beijocas
lara
3 de agosto de 2015 at 18:25
Oi… estou querendo começar a fazer low poo… só que muitos prudutos tinha na composição petrolatum ou oil mineral… e sei que eles não são legais para os fios… o que passo no cabelo para remover essas substãncias???
Raysa França
11 de agosto de 2015 at 14:32
Oi Iara, pra fazer low poo você não pode usar essas substâncias, tá?
E pra começar e retirar todos os sulfatos, faça uma limpeza com anti resíduos, ou bicarbonato de sódio!
beijocas
gabriela
4 de agosto de 2015 at 17:41
oie gente!!!!!!!!:D *amo vocês* gente eu tenho dúvida em relação ao quanto jogar no cabelo. tipo você vai jogar no cabelo e esperar 5 min ou jogar e já tirar?
Raysa França
6 de agosto de 2015 at 00:32
Oi Gabi!
Na verdade, você joga no cabelo e não tira nunca! :0 ahahahahahah
É sério. Depois que vc já lavou, já pos condicionador bonitinho, você joga a mistura (é uma morte horrível de gelado) e deixa, passa creme de pentear e finaliza normal.
Juro que não fica cheiro!
Beijocas
gabriela
6 de agosto de 2015 at 18:59
obrigada Rayssa!! :D
Raysa França
11 de agosto de 2015 at 14:37
Disponha!! :DD
PAMELA LEITE
5 de agosto de 2015 at 10:04
Olá! É contra indicado para quem não tem cabelo cacheado?
Raysa França
6 de agosto de 2015 at 00:28
De jeito nenhum Pamela! Todas podem usar! Beijocas, raysa
luana santos
6 de agosto de 2015 at 16:42
essa receita só pode ser feita com vinagre de maçã apenas???
Raysa França
11 de agosto de 2015 at 14:38
Oi Luana, é sim! O vinagre de maçã é o mais recomendado!
Beijocas
Beatriz
6 de agosto de 2015 at 19:05
Tem algum problema se eu usar vinagre do comum por exemplo de limao ou de alcool
Raysa França
11 de agosto de 2015 at 14:36
Oi Beatriz, não é recomendado! Beijocas
Cristina Costa
10 de agosto de 2015 at 16:19
Vou testar o mais rápido possível! Curiosíssima pra ver o resultado.
Raysa França
11 de agosto de 2015 at 13:29
Cristina, e aí?? Testou?? Como foi? ahhaha :DDD
Luiza S.
11 de agosto de 2015 at 17:34
Oi, Raysa!! Já mandei minha mãe comprar o vinagre de maçã, só esperar agora kkkk
Outra coisa, costumo usar o kanechkm de argan como creme de pentear.. Gosto muito do resultado, mas deixa o cabelo com cheiro de óleo: ( VC conhece algum creme de pentear parecido,ou que você ache bom, que tenha um cheiro gostosinho? Obgg bjs
Raysa França
10 de setembro de 2015 at 14:00
Hahaha Lu, tudo bem?
Então, uma dica legal que deixa o cabelo bem cheiroso e nutrido é usar o creme yamasterol + gotinhas de óleo de rícino. O óleo de rícino que eu uso tem cheirinho de menta bem gostoso!
Beijocas
Letícia
13 de agosto de 2015 at 08:31
Raysa, adorei o post. Inclusive, adoro tudo que postam no site. Parabéns a todas as envolvidas nesse projeto tão positivo e de qualidade.
Testei a sua receita e AMEI! Após a lavagem dos fios apliquei por camadas a mistura de vinagre com água e segui normalmente com a finalização.
Deixei secar naturalmente e no fim do dia meu cabelo estava super definido (cachinhos perfeitos! :D), com brilho e volume na medida certa.
No After Day o meu cabelo amanheceu ainda bem definido, mas com pouco frizz (o que é normal devido o contato com o travesseiro).
Como amei pretende continuar seguindo a dica. Você me aconselha fazer com que frequência?
Raysa França
20 de agosto de 2015 at 13:43
Ei Letícia!
Obrigaaaaaada, gata, fico muito feliz com esses elogios!
Então, sobre a frequência, algumas pessoas usam 1x por semana, porém eu acho muito.
Uma vez quinzenalmente já dá muito certo para o meu hair, mas isso você vai descobrindo!
Beijocas
Aline
19 de agosto de 2015 at 16:23
Cachos com luzes, pode também? Usava para borrifar o cabelo antes de fazer as luzes e era maravilhoso o resultado.
Raysa França
20 de agosto de 2015 at 12:47
Oi Aline, tudo bem?
Olha, eu não sei te informar. Como eu sei que luzes não pode com cloro ou mar, eu não vou recomendar com segurança para você, ok?
Eu já usei com tintura e com henna, sempre foi tranquilo!
Beijocas
Produtos para transição capilar | Cacheia!
29 de agosto de 2015 at 23:52
[…] a usar óleos vegetais no cabelo 7 Dicas rápidas para não ressecar os fios durante a lavagem Como usar vinagre no cabelo: receita para fios brilhosos Como incentivar sua mãe a usar o cabelo natural Eles também podem – Guilherme Barros 8 […]
Julyanne
12 de setembro de 2015 at 15:39
Minha nossa, eu estava Pesquisando sobre O assunto no e low poo e perfeito estou adorando oS seus posts… Nossa me ajudou demais. Muito obrigada irei comprar alguns produtinho e irei começar o low poo.. estou super empolgada pois fiz o BC e ainda não consegui a definição dos cachos esperado eu era dependente da progressiva. Mas tenho certeza q agora vAi. Beijos
Raysa França
18 de setembro de 2015 at 10:11
Ooi July, fico muito feliz que pude te ajudar!! <3
Demora um pouquinho sim, mas cê vai ver que logo logo seu cabelo vai estar definidinho.
Conta se a dica deu certo pra ti!
Beijocas
3 receitas com leite de coco para acabar com o ressecamento dos fios | Cacheia!
22 de outubro de 2015 at 21:49
[…] nosso caso, o limão age como o vinagre, acidificando o cabelo, estabilizando o pH e selando as cutículas dos fios. Isso serve para acabar […]
Evelyn
13 de dezembro de 2015 at 01:15
Olá florzinha!
Primeiramente Parabéns pelo blog, adoro as dicas e receitas que leio aqui ❤.
Bom, tenho várias dúvidas quanto ao vinagre de maçã, pois em alguns artigos ele é misturado com creme, deixando 30 minutos agindo antes de enxaguar. Aqui você nos diz para deixa-lo mo cabelo sem enxague.
Queria utiliza-lo após a reconstrução com queratina líquida ou talvez após a nutrição, mas não sei se é adequado.
Sabe me informar?!?!
Agradeço desde já,
Beijos no coração.
Raysa França
25 de abril de 2016 at 20:07
Oie Evelyn, tudo bem?
Eu não conheço o uso de vinagre misturado ao creme. Preciso pesquisar melhor e fazer testes no meu cabelo.
O vinagre sem enxaguar pode ser usado após a reconstrução e nutrição sim, ajuda a selar as cutículas.
beijocas
Gabriela
1 de fevereiro de 2016 at 09:16
Olá Raysa! Tudo bom? Surgiu uma dúvida aqui. Estive ontem no mercado e só encontrei uma marca de vinagre de maçã. PH 4,15 , a mesma marca tinha vinagre de arroz com PH mais baixo, em torno de 3. Como funciona? Quanto mais baixos PH melhor ou quanto mais próximo ao PH do cabelo, melhor? Vi que tem gente que usa o de arroz. Fiquei na dúvida. Obrigada, linda!
Raysa França
25 de abril de 2016 at 21:15
Oi Gabi, tudo bem?
A opção pelo vinagre de maçã é pelos nutrientes que ele tem e anti-oxidantes. E além disso, ele é realmente mais próximo do ph. Nunca usei o vinagre do arroz, então não posso recomendar pra vc. Mas posso pesquisar depois. beijocas
Thais
6 de julho de 2016 at 23:29
Oi Ray,
Boa noite eu estou na técnica do low poo, e gostaria de saber se posso usar o vinagre de maçã?
Raysa França
24 de agosto de 2016 at 22:51
Ei Thais, cê tá boa?
Pode usar sim!
Beijo
Evellin Silva
30 de agosto de 2016 at 10:23
Raysa, adorei seu post. Realmente o vinagre de maçã eh ótimo pra dar brilho e maciez pro cabelo. Eu sempre uso.
Mas queria te perguntar como vc faz pra manter seu ruivo lindo!
Uso henna mas não to podendo mais retocar a raiz pq adquiri alergia à tinta
Como vc faz pra retocar sua raiz?
Beijoo:)
Raysa França
30 de novembro de 2016 at 14:59
Ei Evellin, atualmente fico meses e meses sem retocar por preguiça mesmo. kaka Dá pra ver nessa foto: https://www.instagram.com/p/BNUivcag1vi/
haha
beijo
joaquina
23 de fevereiro de 2017 at 23:14
ola eu faço no poo posso usar o vinagre de maçã ou nao pode?
Mariana
23 de março de 2017 at 00:17
Pode sim!
noemi falcucci
9 de março de 2017 at 12:16
melhor post sobre o assunto ate agora