4 óleos essenciais para usar no colar aromático

Óleos essenciais para colar aromático imagem ilustrativa com oleos e flores

A aromaterapia é uma técnica criada na França e popularizada no mundo inteiro em função do seu potencial para tratamento do corpo, da mente, das emoções e do equilíbrio dos sistemas como um todo.

Ela pode incluir estratégias como as massagens, compressas, inalações, umectações, tratamentos estéticos, dentre outros. Os óleos essenciais podem ser empregados não apenas através do uso tópico, mas também podem ser utilizados para harmonizar o ambiente em vaporizadores. Podem ainda fazer parte de terapias por meio dos colares aromáticos.

o colar aromático, aromatizador pessoal ou colar difusor é uma peça geralmente produzida em cerâmica com um pequeno orifício. Para utilizar, basta colocar um pedaço de algodão na abertura do colar e entumecê-lo com 1 a 2 gotas de óleo essencial. O aroma pode permanecer no colar por vários dias seguidos.

Além de sentir um cheirinho maravilhoso ao longo da semana, o uso do colar aromático com óleos essenciais tem efeitos terapêuticos já que eles atuam no sistema sensorial e podem promover sensação de bem-estar, alívio de stress e tensões, redução de ansedade, melhora de concentração,
estímulo, motivação, etc.

3 óleos essenciais para usar no colar aromático

Óleos essenciais para colar aromático imagem com 3 óleos e um colar em formato de coração. Óleo essencial de hortelã pimenta, óleo essencial de lavanda francesa e óleo essencial de laranja doce

Cada óleo essencial possui propriedades diferentes e ter uma boa noção dessa complexidade e de seus efeitos combinados é muito importante para criar sinergias que auxiliem em diferentes necessidades do dia-a-dia.

Para quem leva uma vida estressante e agitada e sente cansaço físico e mental, o óleo essencial de lavanda francesa é uma ótima alternativa em função do seu efeito neurossedativo e relaxante.

Outro óleo essencial que pode auxiliar no alívio do cansaço mental é o hortelã pimenta. Seu efeito energizante deixa sensação de bem-estar. O óleo essencial de hortelã pimenta é constituído por mentol, o que confere um aroma muito frescante. Esse efeito revigorante e tonificante é um ótimo aliado para se manter acordada(a) e atenta(a) durante o dia, reduzindo a sensação de sono.

Por fim temos um dos óleos mais amados e com valor bem acessível: o óleo essencial de laranja doce. Um cheirinho de infância, doce e cítrico que desperta o ânimo e funciona como tônico geral do corpo. O óleo essencial de laranja doce também é reconhecido por auxiliar no combate à insônia causada pelo estresse e a ansiedade, portanto pode ser o companheiro ideal para uma uma boa noite de sono.

Fonte:

Grandha Brasil

DE LA CRUZ, Mari Gema Fontelles. O uso de óleos essenciais na terapêutica. Cuiabá. Disponível em: <http://laszlo.ind.br/admin/artigos/arquivos/oleosnaterapeutica.pdf>

Maressa De Sousa

Maressa, 26 anos, baiana. Cientista Social, mestra em Antropologia. Terapeuta capilar, cabeleireira e trancista. Ama filmes e livros de ficção. Para ela, a transição capilar marcou o início de muitas outras transformações.

Leave a Comment