Consumo consciente: 7 dicas para aproveitar as promoções de fim de ano

  • Home
  • Blog
  • Consumo consciente: 7 dicas para aproveitar as promoções de fim de ano
compras de final de ano - dicas de consumo consciente - foto de shopping no natal

Pois é minha gente! Final de ano chegou, Black Friday está aí, logo logo chegam também as promoções de natal e o apelo por compras fica cada vez mais forte. Mas antes de se jogar nas ofertas e encher o carrinho de produtos, confira nossas 5 dicas para aproveitar as promoções de final de ano. Elas valem não só para os cosméticos capilares mas para os produtos em geral!

7 dicas para aproveitar as promoções de fim de ano

Defina um “teto máximo” de gastos

O planejamento financeiro não é uma prática comum na vida de muitas pessoas. Essa falta de organização pode resultar em gastos não planejados e inclusive comprometer as despesas essenciais. Por isso mesmo, na hora de aproveitar as promoções o ideal é estabelecer o valor máximo que será investido. Assim a gente evita dor de cabeça e não passa aperto.

Faça uma lista

A lista de compras é uma boa ferramenta para evitar gastos não previstos. Anote tudo o que você está  precisando e tenha essa listinha sempre em mãos. Experiência de quem é a louca das listas: a tendência é que a lista diminua aos poucos não só porque você já adquiriu os itens listados mas porque a gente percebe que muita coisa ali não é exatamente uma prioridade, o que é ótimo.

Confira o que você já tem em casa

Antes de adquirir um produto novo, lembre-se de checar quais produtos você já tem em casa e em que quantidade. Vale também ficar de olho na data de validade e priorizar o uso dos itens que estão mais próximos do vencimento antes de comprar novos.

Evite comprar vários produtos com a mesma função

Não sei se vocês já repararam, vez em quando surge um produto que vira o queridinho dos Grupos de Facebook, das blogueiras, youtubers e por aí vai. Às vezes o sucesso faz com ele suma das prateleiras e aí começa a busca incansável para encontrar aquela tal máscara boa e barata, o finalizador que deixa os fios definidíssimos, aquele condicionador desmaia cachos, etc. Quando o tal produto é encontrado acontece o quê? Muita gente leva vários potes pra casa.

O problema de “estocar” tantos produtos em casa é que nem sempre dá tempo de utilizar tudo, principalmente no caso de produtos menos comuns na rotina diária. Eu por exemplo, faço pouquíssimas aplicações de produtos de reconstrução capilar durante o mês. Finalizadores, condicionadores, máscaras de hidratação e nutrição estão bem mais presentes na minha rotina, por isso acabam rapidamente. Ao comprar, faça esse exercício e pense na sua rotina. Comprar vários potinhos de uma mesma máscara só porque ela estava mais barata pode não ser  a melhor alternativa. Isso nos leva ao próximo ponto!

Qualidade é melhor que quantidade

A gente sabe que existem muitos produtos baratinhos e ótimos para cabelos cacheados e crespos. Do mesmo modo, também existem produtos com valores um pouco mais salgados que também valem cada centavo gasto. Por essa razão, vale a pena colocar o custo x benefício na balança e não pensar só em quantidade ao escolher novos produtos para incorporar à sua rotina capilar.

Um artifício super comum entre cacheadas e crespas é comprar produtos mais baratinhos para depois “batizar”. Quando a gente já tem esses componentes que ajudam a potencializar misturas em casa essa pode ser uma alternativa interessante, já quando além de comprar as tais máscaras ou finalizadores baratinhos é preciso comprar mais ampolas de vitaminas, óleos, etc; a economia nas compras fica comprometida. Por isso mesmo nessa época de promoções mais vale investir em poucas coisas de boa qualidade que encher a prateleira de potões de 1 kg que nem sempre funcionam bem para os seus fios.

Pesquise antes de comprar

Gostou de um produto mas não conhece a marca? Por mais barato que seja, por mais linda que seja a embalagem e ainda que a vendedora diga que o produto é excelente, tire uns minutinhos para ler resenhas ou assistir vídeos sobre ele na internet. Nem todos os produtos funcionam bem para todos os tipos de cabelo. Nem todo lançamento é sinônimo de coisa boa chegando.

Economizar faz bem!

Cuidar de si mesma é ótimo, mas isso pode ser feito não só comprando cosméticos, roupas, sapatos e similares. Economizar pode garantir mais tranquilidade caso pinte uma situação de emergência. Além disso, esse dinheirinho extra guardado pode ser investido em outras coisas que também são bacanas, como uma viagem com os amigos, um passeio num lugar diferente, um almoço em família, etc. Pode acreditar, economizar faz bem!

Maressa De Sousa

Maressa, 26 anos, baiana. Cientista Social, mestra em Antropologia. Terapeuta capilar, cabeleireira e trancista. Ama filmes e livros de ficção. Para ela, a transição capilar marcou o início de muitas outras transformações.

Leave a Comment