Os fios quebradiços são um problema e tanto!
Às vezes a quebra é tão intensa que é confundida com a queda, mas vale lembrar que no caso da queda de cabelo o fio se solta inteiro. Já na quebra o fio se parte em dois. Identificar qual é o verdadeiro problema enfrentando pelos fios ajuda a tratar de forma adequada.
Aqui no blog já fizemos uma postagem bem completinha com as principais causas da queda de cabelo. Agora chegou a vez de falar sobre a quebra dos fios e as formas de evitá-la, então vamos lá!
Algumas causas comuns para a quebra de cabelo
Uso de “químicas”
Quando nossos cachinhos passam por processos como alisamento, permanente, etc; podem ficar mais porosos e quebradiços. E a situação piora ainda mais quando os cabelos danificados são submetidos ao calor excessivo da escova e da prancha já que os fios estão menos resistentes à tração.
Dica: Se seu cabelo anda enfraquecido em função do uso de “químicas”, deixe seus fios respirarem e dê um intervalo no uso desse tipo de produto.
Já vi casos de mulheres que fizeram um permanente que não deu certo e logo em seguida tentaram uma progressiva para alisar os cachos danificados. Evite expor os fios ao calor da chapinha e do secador por um tempo e aposte em máscaras à base da queratina para amenizar os danos.
Sinal de alerta: se seu cabelo passou por muitos processos agressivos como alisamentos, relaxamentos e progressivas e está com bolinhas brancas no comprimento ou nas pontas, pode ser hora de buscar ajuda profissional. Isso porque com o tempo, os fios podem se romper nesses pontos brancos. A orientação de um tricologista é importante nesses casos já que a chamada tricorrexe nodosa não é a mesma coisa que ponta dupla e é resultado de traumas muito intensos.
Descoloração
Os cabelos loiros conquistaram o gosto das cacheadas e crespas, mas quem não tem as madeixas naturalmente claras precisa recorrer a um processo que também é muito agressivo para a saúde dos fios: a descoloração. Quando fazemos uma descoloração os pigmentos naturais do fio e parte dos aminoácidos presentes no fio são destruídos. Por isso mesmo, dependendo do quanto o cabelo foi descolorido e da quantidade de vezes, os fios podem quebrar.
Dica: O tratamento pós-descoloração é muito importante para recuperar os fios. Confira dicas para cuidar dos seus cachos antes e depois de descolorir os cabelos.
Excesso de secador/prancha/difusor
Às vezes a gente usa o secador ou o difusor e nem se dá conta do quanto o uso diário desses equipamentos pode prejudicar a saúde dos cabelos. A tração da escova com os cabelos por si só pode fragilizar o fios e torná-los mais quebradiços, as altas temperaturas completam essa “receita para quebra”.
Dica: Para proteger os fios do calor, utilize finalizadores ou sprays com proteção térmica.
Quebra por traumas mecânicos
O título desse tópico é complicado mas a explicação é bem simples: existem alguns hábitos ruins que podem causar a quebra dos fios. Entre eles está o uso de penteados como o rabo de cavalo, tranças, etc; muito apertados. Quando o cabelo sofre esse tipo de trauma, o fio pode se romper.
Dica: Faça penteados mais soltos e use acessórios confortáveis. Nunca penteie os cabelos secos, prefira desembaraçar os fios úmidos com o auxílio de condicionador ou leave-in. Comece a desembaçar os fios nas pontas e aos poucos vá subindo. Com um pouquinho de paciência e dedicação é possível preservar os fios.
Alimentação
Sm, a gente sempre fala da importância de uma alimentação equilibrada aqui no blog e mais uma vez ela aparece numa postagem. Uma alimentação carente pode deixar os fios mais fracos, por isso não cuide apenas da saúde dos seus cabelos, mas do corpo todo!
Como deu pra perceber, os cabelos quebradiços tem várias causas. Mais do que isso, o surgimento desse problema tem relação com o modo como você está cuidando dos fios e da sua saúde. Por isso mesmo, pesquise sobre o assunto antes investir num tratamento. No dia-a-dia, mantenha uma rotina de cuidados e sempre que necessário, busque a orientação de um especialista.
*Não sou formada em Tricologia, Cosmetologia, Dermatologia, etc. O texto dessa postagem é baseado em pesquisa bibliográfica e da minha experiência pessoal. As informações presentes aqui não devem ser interpretadas como orientação médica.
Fontes bibliográficas:
CHILANTE, Jucemara Aparecida; DE OLIVEIRA VASCONCELOS, Leonardo Bruno; DA SILVA, Daniela. Análise dos princípios ativos do protocolo destinado a reestruturação capilar.
Blog Comments
Lys Marie
17 de fevereiro de 2017 at 16:21
Estou a cada dia mais apaixonada pelo blog! Estou em transição e vocês estão fazendo parte disso! Logo logo vou cortar as madeixas, mas por enquanto estou cuidando de duas texturas e noto como meus cabelos sofreram com os alisamentos. Agora ele está bem melhor, mas no início quebrava à toa! O carinho e cuidado estão realmente fazendo a diferença!
Maressa De Sousa
18 de fevereiro de 2017 at 15:35
Oi Lys! Que bom que o blog está te ajudando de alguma forma <3 Obrigada pelo carinho!
Jéssica
21 de fevereiro de 2017 at 10:33
Tenho sofrido muito com a quebra dos meus fios. Mesmo mantendo o cronograma capilar em dia =\
Acredito que também seja por falta de corte nas pontas o último foi em em outubro e as pontas duplas estão gritando rs
Maressa De Sousa
21 de fevereiro de 2017 at 17:00
Quando os fios estão muito fragilizados cortar as pontinhas pode ser uma boa. Tente cortar a cada 3 ou 4 meses para retirar as pontas duplas e claro, manter seu cabelo com movimento :)
Abraços!
Jéssica
21 de fevereiro de 2017 at 10:40
Ah queria parabenizar vocês pelo novo visual do blog esta lindo!
Adorei!
Bjinhos
Maressa De Sousa
21 de fevereiro de 2017 at 16:59
Ahhh que legal que gostou Jéssica <3
Solange
24 de fevereiro de 2017 at 19:04
Olá
Tenho luzes nos meus cachos e aderi ao low poo…e reparei que meus cabelos ficaram muito mais difícies de desembaraçar no banho depois que comecei este processo. Li em um site, que os shampoos para low, como não tem sulfato, deixam as escamas abertas. Alguém pode confirmar?
Maressa De Sousa
24 de fevereiro de 2017 at 21:59
Oi Solange, tudo bem? Nunca encontrei nenhum artigo/pesquisa científica falando dessa diferença., por isso não posso te dizer se essa informação realmente confere. Na minha experiência pessoal, senti que o low poo não alterou negativamente o processo de desembaraçar, pelo contrário. De modo geral, independente de ser low poo ou não, o shampoo levanta levemente as “escamas” do fio durante o processo de lavagem. Mas aí vem o condicionador para elar essas cutículas e conferir mais maciez e brilho. No momento da lavagem vale lembrar que é importante aplicar o shampoo só no couro cabeludo, com movimentos suaves e circulares. Quando estiver prestes a enxaguar você pode puxar o shampoo para as pontas ou simplesmente deixar o produto escorrer pelo comprimento dos fios durante o enxague. A aplicação do condicionador deve ser feita no comprimento e nas pontas, “pentear” com os dedos pode ajudar bastante. É legal lembrar também que o desembarace deve começar sempre das pontas, nunca da raiz.
Abraços!