O vapor de ozônio é um recurso terapêutico vastamente utilizado pela Estética para cuidados faciais e corporais. O equipamento também está ganhando espaço nos salões de beleza e oferece muitos benefícios para os cabelos. Conheça agora alguns deles.
Como funciona?
O funcionamento é relativamente simples: o aparelho de vapor de ozônio possui um reservatório de água que vai esquentando até alcançar a fase de ebulição e liberar vapor. O vapor d’água por si só já oferece alguns benefícios como maciez e umectação para a pele e os cabelos. Depois que o aparelho já estiver liberando o vapor d’água é possível acionar o circuito gerador de ozônio (O3).
O equipamento deve ser manuseado por um profissional que vai orientar o posicionamento da cliente de acordo com distanciamento ideal do aparelho (pelo menos 25cm), além de determinar qual será o tempo de duração do tratamento.
Benefícios do vapor de ozônio para os cabelos cacheados, crespos e ondulados
O vapor de ozônio promove a sudorese, facilitando a eliminação de toxinas. Possui ainda propriedades bactericidas e fungicidas, por isso é uma ótima maneira de cuidar do equilíbrio da microbiota do couro cabeludo e controlar algumas patologias como a caspa, sabidamente causada pelo fungo Malassezia.
A associação com óleos essenciais por meio da Aromaterapia também traz ótimos benefícios para o relaxamento e o bem-estar. Enfim, sua utilização em conjunto com a massagem craniana pode auxiliar nas terapias para crescimento capilar. Seu efeito térmico estimula a vasodilatação periférica e a massagem estimula a circulação local.
Nos fios, ele deixa um aspecto rejuvenescido e um brilho incomparável. Além disso, essa tecnologia auxilia na permeação de ativos cosméticos, sendo um aliado para potencializar os tratamentos capilares. Assim, nos cabelos crespos, cacheados e ondulados o vapor de ozônio favorece o controle de frizz e auxilia na retenção de hidratação.
E aí, você já fez algum tratamento com vapor de ozônio? Conte pra gente o que achou!
Referências biliográficas
BRAZ, Carlos Eduardo Cúrcio et al. Aplicação do alta frequência e do vapor de ozônio no fungo Malassezia spp. Amazônia: Science & Health, v. 2, n. 2, p. 29-34, 2014.
MAIA, Maria Eduarda Nogueira da Cruz. Análise da qualidade da água na eficácia do vapor de ozônio na estética facial. 2017.
Leave a Comment