As box braids são um penteado lindo e durável, mas detalhes simples na confecção da trança podem fazer toda diferença na beleza e fixação desse estilo. Nesse post ensinaremos a técnica de camuflagem para quem é uma trancista iniciante ou para quem pretende fazer as box braids por conta própria.
É possível fazer box braids em casa? Como fazer box braids sozinha?
Para quem pretende fazer as box braids sozinha, é importante ter em mente que esta será uma tarefa bem longa e cansativa: é que este modelo pode exigir de 6 a 12 horas de dedicação.
A primeira dica é preparar os cabelos, que devem estar limpos, secos e desembaraçados. Será necessário um pente de cabo fino para facilitar a divisão. O mais comum é dividir as mechas em pequenos quadrados começando da região da nuca ou da parte frontal.
Quanto material preciso?
Entre os apliques mais utilizados estão a linha princesa e o jumbo. Para fazer uma cabeça toda geralmente são necessários 2 pacotes do tipo jumbão 399g. Já no caso da linha princesa essa quantidade equivale em média a 4 a 6 rolos.
No caso do jumbo, é preciso separar pequenas mechas para aplicar. Se for trança chanel, corte o jumbo ao meio. Se for longa e quiser ponta fina, puxe alguns fios para criar o efeito de afinamento. Se optar por um acabamento elastec é possível simplesmente trançar direto.
Ao optar por pontas finas, não se esqueça de “selar” com água quente. Depois que as tranças estiverem prontas e trançadas bem fininhas basta mergulhar as pontas na água quente por 5 minutos. Esse processo deve ser feito por adultos, com muito cuidado para evitar acidentes.
A linha princesa geralmente recebe acabamento com ponta amarrada por elastec. Para garantir um resultado uniforme, conte o número de fios usado em cada trança e repita a quantidade.
Como fazer box braids camuflada?
Agora eis o pulo do gato! Um dos erros comuns ao fazer box braids em casa é fazer uma trança sem camuflagem. Quando o cabelo natural fica expost, as box braids se soltam com mais facilidade. O resultado é o frizz e muitas pontinhas espetadas.
Para evitar o problema é preciso fazer uma trança base com o cabelo natural e só depois cobrí-la com o aplique escolhido. Confira a seguir o tutorial em vídeo passo a passo:
Leave a Comment