Doação de cabelo após o big chop

  • Home
  • Dicas
  • Doação de cabelo após o big chop

Através do big chop (grande corte) muitas mulheres retiram as partes alisadas do cabelo e deixam apenas os fios naturais. O que pouca gente sabe é que, dependendo do comprimento dessas mechas, é possível fazer uma boa ação e doar os cabelos para a fabricação de perucas para pacientes com câncer.

Rapunzel solidária

A  ONG Rapunzel Solidária que já alcança mais de 80.000 pessoas no Facebook recebe doações de todos os tipos de cabelos, crespos, lisos, loiros, ruivos, pretos, brancos e com qualquer tipo de química. Para doar, o ideal é que a mecha tenha 15 cm. No momento de cortar, prenda os cabelos com um elástico bem firme. Quem quiser aparecer lá na fanpage do projeto pode tirar uma foto segurando o cabelo cortado e postar na fanpage do projeto. Para enviar basta colocar o cabelo preso no elástico num saco plástico e enviar para a caixa postal do projeto. 

Doação de cabelo após o big chop

Cabelegria

Além da Rapunzel solidária, existem outros projetos que recebem doação de cabelo. Criado em 2013 com o objetivo de ajudar crianças com câncer, o Cabelegria  ajuda pacientes em tratamento através da confecção de perucas. Na verdade, trata-se do maior centro de arrecadação de doação de cabelos do país. Atualmente o projeto está precisando logo_40e uma forcinha para a confecção de novas perucas. É que as doações recebidas já passam de 80 mil e agora é preciso investir na produção das perucas. Hoje o projeto confecciona 16 perucas por mês e na verdade, com as doações recebidas seria possível produzir mais de 10 mil perucas! Mas para a produção de tantas perucas que vão ser encaminhadas para crianças, o Cabelegria precisa de apoio financeiro e para isso criou a campanha “adote uma peruca”, saiba mais informações no link. 

Instituto Mario Pena

Para quem é de Minas Gerais, é possível fazer uma doação de cabelos para o Instituto Mario Pena.   Nesse caso, as regras são um pouco diferentes: o tamanho mínimo da mecha de cabelo é 21 cm. Cabelos tingidos ou com química também são bem-vindos. Para doar, o cabelo deve ser cortado seco, ser preso num elástico e colocado num plástico transparente fechado. Identifique através de uma etiqueta: nome, endereço, telefone e e-mail do doador.

Organização dos Ribeirinhos vítimas de acidente de motor – ORVAM

11200870_491552244335878_4921150090222809250_n

Outro projeto muito importante desenvolvido no Pará é a Organização dos Ribeirinhos vítimas de acidente de motor – ORVAM. Esse projeto recebe doações de cabelos para a confecção de perucas para vítimas de acidentes que causam escalpelamento. Para quem não sabe, nessa região existem muitos casos de mulheres que possuíam os cabelos compridos que se prenderam no eixo de embarcações, ocasionando a perda total ou parcial dos cabelos. Em alguns casos as vítimas têm cabelos, orelhas e outras partes do rosto arrancados em função do acidente. É uma situação muito grave.

Para a Orvam, o comprimento ideal para doação é de 30 cm, mas o projeto aceita também outros tamanhos, todos os tipos de cabelo tratados quimicamente ou não. Para doar, o cabelo deve ser cortado em mechas e ser preso em forma de rabo de cavalo para o envio.

Maressa De Sousa

Maressa, 26 anos, baiana. Cientista Social, mestra em Antropologia. Terapeuta capilar, cabeleireira e trancista. Ama filmes e livros de ficção. Para ela, a transição capilar marcou o início de muitas outras transformações.

Blog Comments

MUITO, MUITO OBRIGADA!
Estou aqui com três corte de cabelo, o meu , da minha prima e da filha dela, e estava muito preocupada porque não tinha encontrado um lugar de confiança, então, por confiar neste site vou doar um para cada instituição. Obrigada.

Que legal Raquel! Parabéns pela atitude e muito obrigada pela confiança!

Leave a Comment