Oi gente!
Na última semana dei uma organizada nos meus produtos e decidi compartilhar com vocês dicas para não desperdiçar produtos capilares. São coisas super simples, mas que ajudam demais a aproveitar bem os produtos que a gente tem em casa e não deixar nadinha estragar ou ficar esquecido.
Compre menos
Essa é a dica mais óbvia mas super importante. A gente sabe que todo dia tem lançamento novo e rola aquela vontade de experimentar. Mas antes de levar uma nova máscara, creme, shampoo, etc, cheque se você já tem esses produtos em casa e em qual quantidade. Se mesmo quem segue o cronograma capilar não usa tantas máscaras e cremes, então tente comprar menos produtos para evitar o desperdício.
Está com muita vontade de testar algo mas tem muito produto novo em casa? Teste amostras grátis! Muitas empresas fornecem, basta solicitar diretamente com a marca/revendedora.
Outra opção é pegar uma colher de produto emprestada com a amiga que já comprou. E se você está a fim de testar um produto que foi lançado num pote grande, existe a opção de dividir com alguém. Assim você acumula menos e pode matar quem está te matando (a curiosidade).
Fique de olho no prazo de validade
Geralmente cosméticos duram muito, mas vale a pena ficar de olho na validade.
Se você tiver algum produto que vai vencer nos próximos meses ou no início do próximo ano por exemplo, deixe o produto em destaque e tente priorizar o uso dele. Assim ele não irá passar do prazo de validade e você não perde o investimento que fez nele.
Separe os produtos que estão acabando e use até o final
Às vezes um produto está acabando e a gente gosta tanto mas tanto dele que acaba guardando esperando uma ocasião especial.
Outras vezes a gente compra um produto novo e aqueles que já estavam em uso também são esquecidos em função da curiosidade de testar novidades. Para evitar que sua prateleira fique cheia de produtos que já estavam acabando, separe-os dos produtos novos e tente usar aqueles que já estavam abertos. Quando acabarem, teste os produtos novos.
Aplique na medida
Quem passa pela transição capilar pode levar um tempinho para identificar qual é a quantidade certa de produto para finalizar, quanto shampoo aplicar, o quanto de máscara é suficiente, etc.
Para a maioria dos casos a dica é “menos é mais”. Vai finalizar? Pegue um recipiente, deposite uma pequena quantidade de produto e vá aplicando. Se faltou produto, é só completar. Tente criar uma medida como um número de “colheres” ou “moedas” de produtos, isso ajuda bastante a criar uma rotina tranquila e sem desperdícios.
Doe ou troque com alguém
O exercício de desapego é sempre uma boa. Às vezes a gente gosta mais de um produto que outro e aqueles que não entraram para a lista de favoritos acabam ficando de canto. Produto sem função só serve pra ficar ali enfeitando e ocupando espaço, então por que não trocar ou doar para alguém? Eu fiz uma “limpa” nos meus produtos recentemente e consegui separar muita coisa que não estava usando.
Então é isso, bora economizar e não desperdiçar meu povo!
Blog Comments
Jessica Pinheiro
20 de outubro de 2016 at 14:49
Olá Cacheia em primeiro amo o vosso trabalho e acompanho tudo ao pormenor! Bem a minha dúvida é, o meu cabelo não forma cacho na parte de cima da cabeça, fica muito frizado! O que posso fazer para que ele encaracole e não fique com aspeto ressecado! Faço sempre hidratação no banho (duas vezes) e já usei gel de linhaça. Obrigada e sucesso!
Maressa De Sousa
23 de outubro de 2016 at 12:19
Oi Jessica, tudo bem? respondi essa pergunta nesse post aqui: http://bit.ly/finalizandodepoisdobc
Veja também esse post, talvez possa te ajudar: http://bit.ly/xoressecamento
Abraços!
Daniela Cardoso
31 de outubro de 2016 at 11:51
muito valiosas essa dicas, super práticas e alguma delas ja seguia mais porque odeia ver pode te produto que nao acaba e esta la pendente. beijo enorme
Renata Princess
5 de novembro de 2016 at 14:03
Olá…
♥ Amei todas as dicas, e com certeza o post foi muito útil pra mim que gosto sempre de ficar testando vários produtos ao mesmo tempo rs :)
Pinkiss
by; Renata Princess ♥
http://renataprincess2.blogspot.com.br
Linkagem de Segunda #55 – Sem Formol Não Alisa
21 de novembro de 2016 at 23:47
[…] 5 dicas para não desperdiçar produtos capilares, Maressa de Sousa no Cacheia! […]
Bianca
28 de novembro de 2016 at 10:59
Olá, comecei a técnica no poo, não sei se com outras pessoas foi assim, to usando o co-wash da yamasterol, mas percebi que usei demais. Ficou quase na metade do frasco na primeira lavagem. Tem que usar bastante msm ou pode usar a mesma quantidade da shampoo que usava antes?
Maressa De Sousa
29 de novembro de 2016 at 16:50
Oi Bianca, a quantidade depende do tamanho do cabelo. Em geral é bom tomar cuidado porque por esse tipo de produto não espumar muito a gente acaba exagerando na quantidade. Observe o resultado no seu couro cabeludo para saber se a quantidade aplicada é adequada.
Abraços!
Maria Clara Nogueira Petry
9 de janeiro de 2017 at 15:25
Oi meninas, caí aqui de paraquedas! Estou passando pela transição capilar mas não sei nada sobre isso, cortei meu cabelo curtinho porque sempre tive muita vontade, agora estou pela primeira vez em anos deixando ele crescer naturalmente, sem química alguma. To bem feliz com ele pixie mas to louca pra que ele cresça pra ver como será. Toda vez que eu entro em sites pra ver qual o meu “tipo” de cachos mesmo com auxílio das imagens e textos não consigo decifrar. Mas achei a foto da capa desse post e o cabelo que aparece é exatamente como o meu era antes da química! Vocês saberiam me dizer qual o tipo? Obrigada desde já!
Mariana
23 de março de 2017 at 00:47
Oi, Maria!
Que legal! Seja bem-vinda!
É um 2c/2b
Beijos!