Piedra branca em cabelos cacheados: o que é, causas e como tratar o fungo

  • Home
  • Blog
  • Piedra branca em cabelos cacheados: o que é, causas e como tratar o fungo

Você notou pontos brancos no cabelo que não saem com facilidade? Pode ser Piedra branca. Essa infecção fúngica atinge principalmente a haste capilar e é causada por fungos do gênero Trichosporon. Ela pode ser observada em qualquer tipo de cabelo, incluindo os cabelos cacheados. Saiba mais sobre causas e tratamentos para piedra branca em cabelos cacheados.

O que é piedra branca?

A piedra branca é uma micose que se manifesta como nódulos brancos ou amarelados aderidos à haste dos fios. Esses nódulos são, na verdade, estruturas fúngicas que circundam o fio, geralmente sem causar dor ou coceira, mas podem aumentar a fragilidade do cabelo.

Causas da piedra branca em cabelos cacheados e agentes envolvidos

Tricoscopia de piedra branca em cabelos cacheados
Tricoscopia de piedra branca em cabelos cacheados

O agente etiológico principal da piedra branca são leveduras do gênero Trichosporon, como T. ovoides e T. inkin. Em estudos brasileiros, a identificação molecular demonstrou a presença de T. inkin em casos diagnosticados clinicamente. Esses fungos estão presentes no ambiente e na microbiota da pele, podendo proliferar em condições de umidade, calor, higiene inadequada ou contato com superfícies contaminadas.

Muitas vezes a piedra branca aparece em cabelos cacheados porque os fios secam mais lentamente dada a quantidade de produtos acumulados ou ao hábito de prender os fios úmidos.

Como identificar piedra branca em cabelos cacheados

Nos cabelos cacheados, a piedra branca pode passar despercebida ou ser confundida com resíduos de finalizadores que se acumulam nos cachos; com caspa ou seborreia. Confira nas imagens as diferenças:

Diferença de piedra branca, caspa e lêndeas
Caspa: pode ser branca ou amarela, seca ou oleosa. Geralmente se solta com mais facilidade ao pentear ou higienizar.
Diferença de piedra branca, caspa e lêndeas
Lêndeas são os ovos do piolho. Ficam aderidos na haste capilar e o aspecto lembra um casulo.
Resíduos cosméticos e seborreia: fios com aspecto engordurado e acúmulo de produtos
Piedra branca: nódulos brancos bem aderidos, geralmente não se soltam facilmente

O sinal clínico característico da piedra branca são nódulos firmes de cor branca a amarelada, fixos ao longo da haste capilar, que não se desprendem facilmente com a escovação normal.

Alerta para mães, pais e responsáveis: amarrar o cabelo molhado pode favorecer os fungos

A piedra branca pode atingir o cabelo das crianças. Muitas meninas e meninos de cabelos mais longos ou volumosos têm os cabelos amarrados ainda molhados para ir à escola e permanecem com os fios e a raiz úmida por longos períodos. Esse hábito tão comum entre os brasileiros pode favorecer a proliferação de fungos e bactérias.

A combinação de cabelo molhado + amarrado cria um ambiente quente, úmido e com pouca ventilação, um cenário que favorece fungos oportunistas e (Malassezia, Trichosporon) bactérias da microbiota do couro cabeludo que podem causar desequilíbrio e trazer disfunções e patologias. A literatura científica associa umidade prolongada a micoses superficiais, incluindo a piedra branca.

Pense só: quando amarramos molhado, o cabelo fica mais frágil mecanicamente e aumenta o risco de quebra. Além disso, os elásticos utilizados para amarrar retém água e mantém tudo molhado, facilitando a formação de biofilmes de microorganismos. Por isso essa prática precisa ser abandonada de vez.

Diagnóstico correto

O diagnóstico deve ser feito por um médico dermatologista e/ou Tricologista e pode envolver:

  • Exame clínico do fio (Tricoscopia, Dermatoscopia)
  • Exame micológico (KOH) para visualizar estruturas fúngicas;
  • Cultura e identificação molecular para confirmar a espécie de Trichosporon

Tratamento

O tratamento da piedra branca geralmente inclui:

  • Corte dos fios afetados: na maioria dos casos, a estratégia mais eficaz em infecções extensas ou persistentes é cortar os cabelos. Contudo, isso pode ser um grande sofrimento e sem dúvida pode abalar a autoestima de adultos ou crianças.
  • Terapia principal: antifúngicos tópicos e/ou orais, baseados em prescrição médica (como itraconazol ou ketoconazol).
  • Acompanhamento dermatológico: essencial para evitar recidivas e orientar cuidados adequados ao tipo de cabelo.
  • Terapias completares: Terapeutas Capilares podem aplicar óleos essenciais antifúngicos na haste capilar além de atuarem na higienização profissional dos fios.

Cuidados com cabelos cacheados

Evite manter o cabelo úmido por longos períodos. Lave o cabelo cedo e mantenha preferencialmente solto até secar. Se necessário, retire o excesso de umidade dos cabelos com uma toalha e/ou com um secador.

Higienize com shampoo antifúngico regularmente. Evite compartilhar pentes, toalhas ou acessórios.

Se precisar prender, prefira presilhas largas, frouxas e por pouco tempo.

Alterne penteados.

Observar nódulos, cheiro ou coceira persistente. Na dúvida, busque ajuda.

Leia também:

Diferenças entre caspa, psoríase e dermatite seborreica

Como a integridade da barreira cutânea afeta na penetração de ativos

Referências bibliográficas

Diniz, A. V. et al. Piedra branca no couro cabeludo em criança: relato de caso. Rev. Méd. Minas Gerais, v. 30, 2020.

Gaurav, V.; Grover, C.; Das, S.; Rai, G. White Piedra: An Uncommon Superficial Fungal Infection of Hair, Skin Appendage Disorders, 2022.

Pontes, Z. B. V. da S. et al. Clinical and mycological study of scalp white piedra in the State of Paraíba, Brazil. Mem Inst Oswaldo Cruz, 2002.

Steinman, H. K.; Pappenfort, R. B. White piedra—a case report and review of the literature. Clinical and Experimental Dermatology, v. 9, n. 6, 1984.

Por Maressa de Sousa, Tricologista e Terapeuta Capilar técnica.

Maressa De Sousa

Maressa, 31 anos. Pós graduada em Tricologia e Ciência Cosmética. Técnica em Terapia Capilar. Cientista Social, mestra em Antropologia. Cabeleireira especialista em curvaturas.

Leave a Comment