Melhores óleos vegetais para cabelo cacheado e crespo

  • Home
  • Blog
  • Melhores óleos vegetais para cabelo cacheado e crespo

Se você ama cuidar dos seus cachos de forma natural, os óleos vegetais são aliados incríveis na nutrição capilar. Nesse post preparamos uma lista com os melhores óleos vegetais para cabelo cacheado, crespo ou ondulado. Também incluímos algumas referências de estudos sobre o tema caso você queira se aprofundar nas propriedades e benefícios.

Óleo de Abacate

Melhores óleos para cabelo cacheado: óleo vegetal de abacate fortalecedor

Para que serve o óleo de abacate no tratamento capilar?

O óleo de abacate atua no fortalecimento capilar, possui propriedades antioxidantes e pode ser usado em protocolos de crescimento capilar.

Ele é rico em ácido oleico, vitaminas A, D, E. Além disso, ele tem a capacidade de penetrar profundamente no fio. Ou seja, ele não só melhora o aspecto externo mas também interno. Excelente para umectações profundas 🥑

Um estudo mostrou que o óleo de abacate penetra profundamente no córtex do cabelo, fortalecendo sua estrutura em cabelos virgens.

Óleo de semente de uva

Melhores óleos para cabelo cacheado: óleo vegetal de semente de uva adstringente anticaspa

Para que serve o óleo de semente de uva no tratamento capilar?

O óleo de semente de uva é um dos óleos vegetais mais leves e versáteis conhecidos. Ele é perfeito para quem tem cabelos cacheados ou crespos mais finos, ou que pesam com facilidade.

O óleo de semente de uva é rico em ácido linoleico e antioxidantes. Ele melhora brilho e combate oleosidade excessiva no couro cabeludo. Também é indicado para o tratamento de caspa por sua ação adstringente natural.

Estudos indicaram que compostos do óleo de semente de uva têm ação anti-inflamatória e antimicrobiana leve.

Óleo de jojoba

Melhores óleos para cabelo cacheado: óleo vegetal de jojoba seborregulador natural

O óleo de jojoba é biocompatível com nossa pele já que apresenta uma estrutura semelhante nosso sebo natural. Isso faz dele um excelente seborregulador, para equilibrar o couro cabeludo, diminuir coceiras, ressecamento e descamação.

Ele controla a oleosidade sem agredir a pele e sem ressecar. Alivia inflamações e coceiras.

Embora não penetre profundamente nos fios, o óleo de jojoba é altamente compatível com a pele e é amplamente usada na fitocosmética.

Óleo de calêndula

Óleos para cabelo cacheado: óleo vegetal de calêndula calmante suavizante antiinflamatório

O óleo de calêndula é obtido das flores de Calendula officinalis e atua como calmante para o couro cabeludo, ideal para crianças ou couro sensível.

A calêndula possui flavonoides e triterpenos que têm ação anti-inflamatória e cicatrizante, ajudando a acalmar coceiras, vermelhidões, ardência e irritações no couro cabeludo.

Segundo um estudo de 2011, a calêndula tem eficácia comprovada na cicatrização de feridas e na redução de inflamações cutâneas leves.

Você pode utilizá-lo em massagens capilares suaves (aplicando couro cabeludo e fios) ou misturado em máscaras de tratamento.

Óleo de avelã

Melhores óleos para cabelo cacheado: óleo vegetal de avelã nutrição e emoliente

O óleo de avelã é extraído das sementes do fruto da Corylus avellana. Ele é rico em ácido linoleico (ômega 6), ácido oleico (ômega 9), vitamina E, taninos e fitoesteróis. Apresenta textura leve e rápida absorção, sendo muito interessante para o cuidado com cabelos cacheados de baixa a média porosidade.

Benefícios do Óleo de Avelã para Cabelos Cacheados

1. Textura leve e toque seco

Perfeito para quem tem cabelos finos, oleosos ou que pesam com facilidade. Ele nutre sem deixar o cabelo murcho ou com aspecto oleoso.

2. Ação antioxidante e protetora

Graças à alta concentração de vitamina E e taninos, o óleo de avelã ajuda a proteger a fibra capilar dos danos oxidativos, como exposição solar e poluição.

3. Suaviza e melhora o brilho.

Ele tem propriedades emolientes, ou seja, amacia os fios, facilita o desembaraço e melhora o brilho natural dos cachos.

Óleo de amêndoa doce

 óleos para cabelo cacheado: óleo vegetal de amêndoa doce é emoliente e cicatrizante

O óleo de amêndoa doce, Prunus amygdalus dulcis), é muito utilizado em cosméticos e cuidados capilares em função de suas ropriedades emolientes e nutritivas.

O óleo de amêndoa é rico em ácido oleico (ômega-9) e ácido linoleico (ômega-6), que ajudam a reduzir a perda de água transepidérmica e a manter a umidade nos fios. Ele forma uma barreira lipídica que protege o cabelo do ressecamento.

Graças à sua textura leve e alto teor de lipídios, o óleo ajuda a selar as cutículas dos fios, melhorando o brilho, a suavidade e facilitando o desembaraço, especialmente em cabelos cacheados ou crespos. Ele também ajuda a reduzir a fricção entre os fios, minimizando a quebra e as temidas pontas duplas.

Onde encontrar e como escolher os melhores óleos vegetais para cabelo cacheado, crespo ou ondulado

Nossa principal dica é comprar sempre o óleo 100% vegetal, prensado a frio, sem adição de fragrâncias, óleo mineral ou vaselina. Pode ser comprado em lojas de produtos naturais, farmácias de manipulação ou sites oficiais.

Como usar óleos vegetais nos Cabelos Cacheados

1. Finalização (anti-frizz). Nesse caso sugerimos argan, semente de uva ou avelã:

Aplique 2 a 3 gotas após a finalização, com os fios já secos.Use nas pontas ou áreas com mais frizz.

2. Reposição lipídica (popularmente conhecida como umectação)

Aplique 20 a 30 minutos nos cabelos secos. Depois é só lavar normalmente. Você pode usar um óleo sozinho ou criar um blend com vários óleos.

Sugestão:

🌰Blend de avelã e amêndoa para os fios ressecados;

🥑 Abacate e jojoba para fortalecimento ou

🍇 Calêndula e semente de uva para couro cabeludo com descamativo ou sensível.

3. Potencializando máscara

Misture 1 colher de chá em sua máscara capilar favorita para um efeito nutritivo extra, sem pesar.

Onde encontrar os melhores óleos vegetais para cabelo cacheado e como escolher

Nossa dica é sempre buscar pelo óleo realmente puro, 100% vegetal, prensado a frio, sem adição de fragrâncias ou silicones. Você pode adquirir em lojas de produtos naturais, farmácias de manipulação ou sites confiáveis.

Conclusão

Se você quer cachos saudáveis, definidos e com brilho natural, apostar em óleos vegetais de qualidade é um caminho eficaz e acessível.


Quer mais dicas de óleos para cabelos cacheados? Comenta aqui embaixo ou compartilha esse post com uma amiga cacheada!

Maressa De Sousa

Maressa, 30 anos, baiana. Cientista Social, mestra em Antropologia. Terapeuta capilar, cabeleireira e trancista. Ama filmes e livros de ficção. Para ela, a transição capilar marcou o início de muitas outras transformações.

Leave a Comment