Alopecia por tração em cabelos cacheados: diagnóstico, tratamento e prevenção

  • Home
  • Blog
  • Alopecia por tração em cabelos cacheados: diagnóstico, tratamento e prevenção

A alopecia por tração em cabelos cacheados é uma patologia muito comum, caracterizada pela perda de cabelo causada por tensão mecânica crônica nos fios. Normalmente a alopecia tracional está associada a penteados apertados como tranças muito pesadas, coques esticados demais, rabos de cavalo e extensões.

Nos cabelos cacheados, o risco é maior devido à fragilidade estrutural dos fios e ao uso frequente de penteados que, quando mal feitos, geram tensão contínua e um desencadeiam um processo inflamatório. Saiba como identificar os sinais da alopecia por tração:

Alopecia por tração cabelo crespo
Alopecia por tração

Como identificar alopecia por tração em cabelos cacheados (sinais e diagnóstico rápido)

Os sinais da alopecia por tração incluem:

  1. Afinamento localizado na linha frontal e áreas tensionadas;
  2. Fios quebrados a nível epidérmico;
  3. Vermelhidão (eritema perifolicular)
  4. Em alguns casos a região apresenta descamação e lesões
  5. Couro cabeludo sensível e dolorido (tricodinia) a princípio. Em alguns casos também observamos quadro de formigamento (parestesia). Conforme a patologia avança, pode haver perda de sensibilidade, que chamamos de hipoestesia.
  6. Em estágio avançado, podem surgir pêlos distróficos, isto é, com alterações em sua espessura e seu eixo. São fios frisados, frágeis e indefinidos.
  7. Em fases avançadas também observamos áreas com fibrose, onde a pele cicatrizou e o cabelo não volta a crescer.
Tricoscopia de cabelo cacheado em área de alopecia por tração: cilindros capilares e início de processo de fibrose
Tricoscopia em área de alopecia por tração: cilindros capilares e início de processo de fibrose

Se você tem cabelo crespo, cacheado ou ondulado e percebeu que está sofrendo com alopecia por tração, é importante saber que apesar de ser considerada um alopecia de padrão não cicatricial a princípio, ela pode se tornar cicatricial caso a tensão se prolongue por muito tempo.

Abaixo vemos duas imagens de tricoscopia em cabelo cacheado com alopecia por tração.

Tricoscopia em cabelo crespo/cacheado área com alopecia por tração: fio quebrado a nível epidérmico
Tricoscopia em área com alopecia por tração: fio quebrado a nível epidérmico

A avaliação com tricoscopia ou dermatoscopia pode auxiliar no diagnóstico diferencial. Um profissional Dermatologista , Tricologista ou um técnico em Terapia Capilar podem te auxiliar a identificar e tratar os sinais da alopecia por tração. A detecção precoce é decisiva para a reversão.

Como tratar alopecia por tração

Já que estamos falando de uma perda capilar mecânica, o primeiro passo é interromper a agressão aos folículos pilosos. Isto é: interromper os penteados que causam tração. Sem isso, qualquer tratamento tende a falhar. Em estágios iniciais, a simples alteração dos hábitos (penteados mais soltos, troca de pontos de fixação ou da técnica de extensão) costuma permitir recuperação parcial ou total.

Tratamentos caseiros e medidas complementares para alopecia por tração em cabelos cacheados

Higiene e descompressão

Evite penteados que puxem os fios; sempre que possível deixe o cabelo solto. Faça higienização pelo menos 2 a 3 vezes por semana.

Massagem capilar terapêutica

Uma massagem suave estimula circulação e pode melhorar a nutrição folicular quando feita regularmente.

Óleos vegetais para alopecia por tração

Você pode optar por óleos de natureza anti-inflamatória e regeneradora como óleo de abacate, óleo de rosa mosqueta, óleo de calêndula, óleo de girassol e óleo de arnica.

Alopecia por tração em cabelos cacheados tratamento caseiro:

  • 5ml de óleo vegetal de abacate
  • 5ml de óleo vegetal de calêndula
  • 2,5 ml de óleo de girassol

Modo de uso: Aplique em couro cabeludo seco. Massageie 2-3 minutos em áreas de tensão (linha frontal, laterais) com dedos. Deixe agir 30 minutos. Lave com shampoo suave. Minha sugestão: shampoo Refresh.

Use um tônico na região da alopecia

Tônicos antiinflamatórios e estimulantes ajudam na acalmia da pele e na redensificação dos cabelos. Para preencher as falhas, uma das minhas sugestões é o Magma Power da marca Grandha Brasil. A presença de fatores de crescimento e de Exossomos é uma tecnologia fantástica para acelerar o crescimento capilar.

Tônico Magma Power para crescimento capilar e para preencher falhas no couro cabeludo
Tônico Magma Power: ideal para crescimento e preenchimento de falhas

Outra opção é o chá verde, presente no tônico Green Tea da mesma marca.

Evite substâncias irritativas

Enquanto estiver em tratamento, evite químicas de transformação para não sensibilizar ainda mais o couro cabeludo.

Proteção química e térmica

Reduza o uso frequente de calor. Querendo ou não, o ato de escovar e pranchas também causam tração nos cabelos. Além disso, o calor pode deixar os fios mais secos e frágeis. Por isso, quando for indispensável escovar, pranchar ou secar com difusor, use protetor térmico.

Procure profissionais especializados

Se você é adepta de tranças box braids, tranças enraizadas ou mega hair, sempre opte por profissionais que priorizam sua saúde capilar.

Penteado apertado não é sinônimo de qualidade, fixação ou durabilidade.

Ao contrário, penteados enraizados podem deixar os folículos inflamados e desencadear uma alopecia tracional. Mesmo que tranças sejam consideradas penteados protetores, se mal executados, podem trazer danos temporários ou permanentes.

Por aqui, sempre sugiro trocar tranças box braids tradicionais por modelos de knotless braids (trança sem nó). Elas são mais confortáveis e mais leves. Nas tranças enraizadas, sempre deixe o babyhair de fora (são pêlos vellus, considerados mais finos e frágeis). No mega hair, dimensione a quantidade de aplique proporcional à sua densidade e à espessura dos seus fios.

Tratamentos médicos com evidência (quando procurar dermatologista/tricologista)

Você deve procurar um especialista ao notar áreas persistentes de rarefação ou sinais inflamatórios (dor, vermelhidão, excesso ou perda de sensibilidade, coceira ou formigamento, sensação de pele mais quente na região da alopecia, etc).

O tratamento medicamentoso pode incluir corticóides para reduzir a inflamação perifolicular, minoxidil tópico ou oral para estimular o folículo, dentre outros recursos a critério médico.

Na Terapia Capilar, além de utilizar cosméticos e óleos vegetais e óleos essenciais na Aromaterapia, o laser de baixa potência (Fotobiomodulação) também é muito empregado para modular a inflamação e aumentar a síntese de ATP.

Alopecia por tração em crianças

Alopecia por tração em cabelo cacheado infantil
Alopecia por tração em cabelo crespo infantil

Infelizmente a alopecia por tração é muito comum nas crianças. Muitas escolas solicitam que as crianças frequentem as aulas com cabelos presos temendo a contaminação por piolhos ou acidentes.

Mesmo no caso das crianças, o prognóstico é positivo a alopecia por tração está num estágio precoce (não cicatricial). Basta mudanças de hábito como sugerimos acima e algumas terapias tônicas.

Guia prático: resumo passo a passo para quem suspeita de alopecia por tração em cabelos cacheados

  1. Pare imediatamente os penteados tensionantes.
  2. Marque avaliação com dermatologista, tricologista ou Técnico em Terapeuta Capilar. (Faça tricoscopia se possível).
  3. Inicie medidas de proteção (usar o cabelo mais solto, minimizar a tração, dormir com fronha de cetim, trocar xuxinha comum por xuxa de cetim).
  4. Comece sua terapia Capilar home Care e atendimento com profissional especializado.

Conclusão

A alopecia por tração em cabelos cacheados pode ser prevenida. Nós, crespas e cacheadas, sabemos que já correria do dia a dia os penteados são uma ótima alternativa, mas é preciso garantir métodos seguros e confortáveis.

Bibliografia

ABNTPULICKAL, J. K. Traction Alopecia. StatPearls [Internet]. 2023. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/books/NBK470434/. Acesso em: 02 nov. 2025.

NCBILARRONDO, J. Traction Alopecia. JAMA Dermatology. 2023. Disponível em: https://jamanetwork.com/journals/jamadermatology/fullarticle/2804567. Acesso em: 02 nov. 2025. JAMA NetworkAFIFI, L. Review of traction alopecia in the pediatric patient. Pediatric Dermatology. 2021. Disponível em: https://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1111/pde.14773. Acesso em: 02

KIM, S. R. Treatment of traction alopecia with oral minoxidil. JAAD Case Reports. 2022. Disponível em: https://www.jaadcasereports.org/article/S2352-5126(22)00150-3/fulltext. Acesso em: 02 nov. 2025. jaadcasereports.org

SHIMIZU, Y.; et al. Regenerative medicine strategies for hair growth and restoration. Trans/Regenerative Medicine (ou revista correspondente). 2022. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S235232042200102X. Acesso em: 02 nov. 2025.

Is There Benefit in Treating Traction Alopecia With Minoxidil? A Systematic Review. ResearchGate. 2025. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/396918635_Is_There_Benefit_in_Treating_Traction_Alopecia_With_Minoxidil_A_Systematic_Review. Acesso em: 02 nov. 2025.

KINGBOLA, C. O. Traction alopecia: A neglected entity in 2017. Indian Journal of Dermatology, Venereology and Leprology (IJDV). 2017. Disponível em: https://ijdvl.com/traction-alopecia-a-neglected-entity-in-2017/. Acesso em: 02 nov. 20

Maressa De Sousa

Maressa, 30 anos, baiana. Cientista Social, mestra em Antropologia. Terapeuta capilar, cabeleireira e trancista. Ama filmes e livros de ficção. Para ela, a transição capilar marcou o início de muitas outras transformações.

Leave a Comment