Como fazer mechas em cabelos cacheados sem danificar

  • Home
  • Blog
  • Como fazer mechas em cabelos cacheados sem danificar

Oi meninas!!! Hoje trouxe alguns cuidados essenciais e segredos de como fazer mechas em cabelos cacheados e crespos. Como cabeleireira e educadora técnica, sempre vou defender a importância de buscar um profissional para fazer serviços de transformação química como as mechas. Mas também sei que independente disso, muita gente acaba realizando o procedimento em casa. Então para ajudar as mais aventureiras, criei esse guia completinho. Vamos lá?

Dicas de como fazer mechas em cabelos cacheados em casa

Teste de mecha

A primeira providência antes de fazer uma mudança de cor é sempre realizar teste de mecha e um teste de toque. Use luvas viu? Esse tipo de produto é muito forte e pode deixar suas mãos ressecadas e ardendo.

Para que serve um teste de mecha?

  1. Para verificar o fundo de clareamento: em qual tom o cabelo chega
  2. Para verificar a resistência do cabelo: se ele não vai ficar elástico, quebrar ou abrir os cachos

Como fazer um teste de mecha?

Nos cabelos secos, selecione uma mecha bem fininha, aplique o produto desejado (coloração ou pó descolorante) e se possível envolva num papel alumínio. Deixe agir, observando o nível de clareamento e resistência. Anote o horário de início. Quando a mecha alcançar o fundo desejado, enxague. Anote o horário de retirada. Isso vai te ajudar a ter noção do tempo necessário para abrir a cor e enxaguar.

Como fazer mechas em cabelos cacheados:

O que é fundo de clareamento? Como saber qual é o fundo de clareamento ideal ?

O fundo de clareamento ideal é o grande segredo para acertar na hora de tonalizar. Geralmente, quando fazemos mechas nós abrimos esse fundo que será depois tonalizado com coloração, máscara pigmentante, matizador ou similares. Ou seja, a cor que aparece quando descolorimos não precisa ser a cor final, você ainda pode ajustar. Por exemplo, se você quer fazer uma morena iluminada com um efeito mel, geralmente precisa esperar até que a mecha chegue entre 7 (louro médio) ou 8 (louro claro). E a partir daí vou escolher a nuance e tonalizar.

Tabela de fundo de clareamento

Em cabelos cacheados e crespos, sugiro que utilize coloração sem amônia para matizar e/ou tonalizar pós descoloração.

Como fazer descoloração em cabelos cacheados em casa. Tabela de nuances colorimetria
Estrela de Oswald como fazer mechas em cabelos cacheados sem danificar

Acima coloquei uma Estrela de Oswald, ela é muito utilizada no mundo da colorimetria porque ajuda compor reflexos e neutralizar cores indesejadas. Note que se você descoloriu e percebeu que ficou amarelo demais – bem douradão -, você pode usar um matizador roxo para neutralizar e deixar aquele louro mais suave. Se as mechas ficaram laranjas demais, um matizador azul pode ajudar.

Se optar por coloração ou tintura, a tabela de nuances é seu melhor guia: ela te ajuda entender qual reflexo a tintura ou tonalizante vai entregar. Se vai ser mais dourado, acobreado, acinzentado, etc. Para deixar as luzes mais mate, sugiro coloração com final .1 ou final .2.

Para que serve um teste de toque?

O teste de toque serve para verificar se você tem alguma alergia ao produto químico que vai aplicar. Geralmente fazemos isso antes de usar coloração e tonalizantes. Você deve preparar uma pequena quantidade de produto conforme a orientação do fabricante. Depois vai aplicar atrás da orelha ou na dobra do cotovelo. Deixar agir o tempo indicado pelo fabricante (20 a 40 minutos dependendo da marca de tintura), lavar e aguardar 24h. Observe se nesse período a pele apresentou alguma reação alérgica como vermelhidão, coceira, manchas, bolhas, etc, e se você não teve nenhum incômodo como tosse, dor de cabeça, etc. Se isso não ocorrer, poderá prosseguir com o uso.

Como fazer mechas em cabelos cacheados: técnicas para montagem

Você pode montar as mechas de diversas formas. Confira abaixo as principais

Mechas no papel alumínio

A maioria dos salões utiliza o papel alumínio para organizar, separar as mechas e dar mais velocidade para a transformação.

Você pode comprar o rolo de alumínio comum, que será mais barato mas te dará o trabalho de cortar os pedaços um por um antes de começar as mechas. Essa tarefa é bem chatinha e leva tempo.

Também é possível encontrar os papéis já cortados e prontos para usar mas esse material é bem mais caro. A grande desvantagem é que essas sessões finas de papel alumínio são descartáveis. A exceção é um tipo de papel laminado mais grosso, mas também tem um custo maior.

Temos ainda o papel isomanta. Embora seja mais caro, realmente pode ser reutilizado. Só não esquenta tanto quanto o papel alumínio.

O cuidado ao montar mechas com papel, é tentar manter as mechas separadas na mesma espessura. Se você fizer mechas grossas demais, vai ficar marcado. Cuide também para manter uma distância da aplicação do pó descolorante mais longe da raiz porque é muito fácil manchar.

Outra coisa que faz diferença é que você precisa criar profundidade: dependendo do caso você pode optar por mechas finíssimas e “costurar” com o pente ou então eriçar a raiz, preservando parte do cabelo natural.

A vantagem de eriçar a raiz é que você não pega cabelos curtos ou quebrados (eles geralmente não ficam bonitos descoloridos e podem parecer quebrados). A desvantagem é que para desembaçar essa raiz que você eriçou é uma tristeza, misericórdia!

Free Hands

Essa opção utiliza o pó descolorante e água oxigenada numa textura mais consistente. Como fica mais grosso, o produto não escorre e você consegue selecionar manualmente alguns cachos para clarear. Aqui é preciso ter uma boa noção de harmonia e distribuição das mechas e também saber deixar a mão leve para que haja uma transição suave entre a parte descolorida e a parte natural.

Mechas na touca

As mechas na touca são a técnica mais tradicional para criar pontos de iluminação. A vantagem é fazer a montagem com rapidez e com boa distribuição. A desvantagem é que para quem tem cabelos crespos volumosos essa técnica pode ser um pouco dolorosa e talvez seja necessário escovar pra facilitar. Particularmente não gosto muito.

Tinta ou pó descolorante?

Para clarear os cabelos, é possível usar coloração ou pó descolorante. Se for virgem, a coloração superclareadora poderá abrir de 2 a 4 tons dependendo da cor natural do seu cabelo. Se seu cabelo já tiver tinturas antigas (permanente ou tonalizante), talvez não consiga abrir só com coloração e vai ser necessário pó descolorante mesmo. O pó descolorante tem ação rápida e alto poder de clareamento. Contudo, para quem é cacheada, sem dúvida optar por tons mais fechados e iluminar só com coloração é muito mais saudável.

Se você quer um cabelo mais claro e for necessário pó descolorante, escolha produtos de boa qualidade e priorize água oxigenada de baixa volumagem, por exemplo: ox de 10 ou ox de 20.

Aplique primeiro nas pontas, depois na raiz

Uma das grandes dificuldades para fazer as mechas sozinha em casa é o controle do tempo.

Você precisa saber que a raiz do cabelo é considerada “quente” porque lá a reação de clareamento acontece mais rápido.

Ou seja, se você quer uma descoloração ou coloração uniforme precisa primeiro aplicar nas pontas, deixar a cor abrir bastante antes de aplicar próximo à raiz. Se aplicar na raiz diretamente desde o primeiro momento momento, ela vai clarear mais que o resto e manchar.

Controle o tempo e monitore as mechas

Você não pode aplicar um produto clareador e simplesmente esquecer da vida heim? É preciso checar de tempos em tempos para ter certeza de que não abriu demais e que a resistência ainda está boa. O mesmo vale para a hora de tonalizar. A mudança da cor acontece super rápido e se você se distrair, pode perder o ponto ideal para enxaguar.

Fazer mechas no cabelo todo pode levar de 2h a 8h em média. Tudo depende do comprimento, densidade, cor natural, tonalidade desejada e do percentual a ser clareado.

Finalização e tratamento

Aqui está a etapa que fecha com chave de ouro sua mudança de cor. Sempre trate seu cabelo pós descoloração porque ele perde massa, lipídios e água.

Além disso, se você quer descolorir sem perder os cachos, a finalização faz diferença. Evite escova e prancha nesse dia. O cabelo estará mais sensível, terá perdido componentes importante para a própria proteção e poderá sofrer alisamento térmico com mais facilidade. Cuidado heim?

Building Fiber: tratamento pós descoloração para cabelos cacheados. Como fazer descoloração em cabelos cacheados
Tratamento pós descoloração de cachos

Acima deixei uma sugestão de tratamento pós cor que eu uso muito no meu espaço e também no meu cabelo: a ampola Building Fiber é uma reposição lipídica e proteica com queratina, jojoba, macadâmia e 18-MEA. Ela pode ser usada sem enxague, após o shampoo. Basta aplicar no comprimento e pontas, deixar agir 10 minutos e depois finalizar com um ativador de cachos da sua preferência.

E por enquanto é isso: espero ter mostrado como fazer mechas em cabelos cacheados com mais segurança. Se ficar alguma dúvida, envie nos comentários :)

Gostou desse post? Veja também:

Iluminação de cachos: 3 coisas que você precisa saber

Mocha Mousse nos cabelos

Nanocristalização: tratamento pós descoloração

Maressa De Sousa

Maressa, 30 anos, baiana. Cientista Social, mestra em Antropologia. Terapeuta capilar, cabeleireira e trancista. Ama filmes e livros de ficção. Para ela, a transição capilar marcou o início de muitas outras transformações.

Leave a Comment