Como usar o difusor de cachos: guia completo

  • Home
  • Dicas
  • Como usar o difusor de cachos: guia completo
como usar difusor de cachos - foto de mulher com cabelo crespo segurando difusor de cachos

O difusor de cachos é um dos itens mais queridos de crespas e cacheadas, mas a verdade é que nem todo mundo sabe como usar esse “acessório”. Saiba como usar o difusor para secar cabelos cacheados e crespos com esse guia completinho!

O que é o difusor de cachos?

O difusor de cachos é um tipo de bico que é encaixado na abertura do secador. Diferente do bico comum para escova que acompanha o secador, o bico difusor é redondo e mais largo.

Quais são as vantagens do difusor de cachos?

O formato arredondado do difusor com pequenos “dentes” e furos é ótimo para secar cabelos crespos, cacheados ou ondulados porque distribuiu melhor o ar e acrescenta menos frizz aos cabelos naturais. Além disso, o difusor é também é capaz de incentivar a formação de ondas e cachos. Ou seja, ele é mais do que bem-vindo na rotina de quem busca por mais definição.

Dependendo do modo como é utilizado, o difusor consegue criar diferentes texturas e níveis de definição. Além disso, as posições de secagem podem ajudar a conferir mais volume aos cabelos. O difusor também entrou na lista de “essenciais” de muitas crespas e cacheadas porque facilita e acelera o processo de secagem no dia-a-dia. Nos dias de inverno então, é um sucesso só!

Como usar difusor de cachos

Passo-a-passo

1. Preparação: Com os fios devidamente limpos, retire todo o excesso de água com uma toalha de microfibra ou camisa de algodão. Faça movimentos suaves, apertando de baixo para cima. Nunca esfregue a toalha contra os fios para evitar o frizz, a quebra e o embaraçamento.

2. Proteção térmica: Depois de retirar todo excesso de água, aplique um finalizador com proteção térmica. Depois de aplicar o produto com termorproteção, basta finalizar como de costume. Para quem gosta de definição, a fitagem é uma boa técnica.

De olho na saúde dos cabelos: Quanto mais tempo os fios estiverem expostos ao calor excessivo, mais danos podem sofrer.  O uso frequente de secadores e chapinhas pode contribuir para fios mais ressecados e quebradiços, por isso mesmo, tente não secar os cabelos completamente usando o difusor. Após retirar o excesso de água e finalizar os cabelos, uma alternativa é fazer uma pequena pausa para que os fios comecem a secagem naturalmente. Outra possibilidade é iniciar a secagem usando o secador e deixar que a mãe natureza finalize a secagem. Aliás, se os fios estão danificados, o melhor mesmo é preferir a secagem natural sempre que possível.

3. Ajustando a temperatura: Antes de começar a secagem é importante é ajustar o calor do secador e evitar usar a temperatura máxima. Muitas de nós, crespas e cacheadas, fazemos a secagem com difusor pelo menos 2 vezes por semana. Essa frequência é bem mais significativa do que aquela adotada pela maioria das mulheres que fazem escova e prancha. Considerando que essa “agressão” é mais frequente na nossa rotina, o ideal é pegar leve. A temperatura média é suficiente para auxiliar no processo de secagem sem comprometer os fios.

4. Posição de secagem: O difusor permite diferentes posições de secagem. Se você gosta de fios mais definidos por exemplo, pode aproximar o difusor dos seus cachos fazendo um movimento de baixo para cima. Para quem gosta de volume, jogar os cabelos para frente e secar de baixo para cima também é um ótimo truque. Já para quem não é fã de volume, é possível separar o cabelo por sessões e segurar o difusor numa posição paralela às mechas. (ver vídeo no final dessa postagem)

Seja qual for o resultado pretendido, é sempre legal revezar o local em que o jato está sendo direcionado. A gente sabe que o grande barato do difusor é que ele distribui melhor o ar. Mesmo assim, evite deixar o difusor por tempo demais parado numa mesma região.

5. Jato frio: Depois que os fios já estiverem secos, você pode retirar o bico difusor e bater um jato frio em direção ao couro cabeludo para resfriar os fios e dar aquele volume extra na raiz ❤ Mas é pra bater de longe heim? Respeite uma distância segura para evitar acidentes ou utilize aquele bico comum para escova nessa hora.

Prontinho! Agora é só curtir o cabelão :)

Dúvidas? Então confira na prática como usar difusor de cachos:

Veja também:

3 dicas para escolher bem seu difusor

Maressa De Sousa

Maressa, 26 anos, baiana. Cientista Social, mestra em Antropologia. Terapeuta capilar, cabeleireira e trancista. Ama filmes e livros de ficção. Para ela, a transição capilar marcou o início de muitas outras transformações.

Blog Comments

Olá !!! Tudo bem ?!
Me indique um aparelho com difusor por favor ! Pq preciso usar no cabelo da minha filha que tem 7 anos . Obrigada

Oi Rosany, tudo bem? Eu comprei os itens separadamente: primeiro o difusor, depois o secador. O secador pode ser simples, não precisa ser muito potente. O difusor você escolhe com uma abertura maior e está tudo certo :) Se precisar de algumas dicas temos esse post aqui: https://cacheia.com/2017/07/3-dicas-para-escolher-bem-seu-difusor-de-cabelo/

Abraços!

Leave a Comment