Biotina para cabelo: queda capilar e crescimento

  • Home
  • Blog
  • Biotina para cabelo: queda capilar e crescimento

O interesse pela biotina está crescendo. Seu custo relativamente baixo, a grande diversidade de marcas e o apelo das redes sociais fizeram a biotina cair no gostou dos consumidores. Nesse post você confere a função da biotina para cabelo, mitos e verdades sobre a suplementação desse componente.

O que é biotina?

A biotina ou vitamina B7, é uma vitamina do complexo B hidrossolúvel, importante para para diversas funções metabólicas. Recentemente suplementos com biotina caíram no gosto das mulheres por prometerem melhora nas condições da pele, unhas e cabelos.

Quais são os benefícios da biotina para cabelo?

A biotina é uma coenzima que contribui para o metabolismo de ácidos graxos, aminoácidos e glicose. Esses processos fornecem energia e favorecem a produção de proteínas, como a queratina. A queratina é uma proteína fundamental para a formação do cabelo.

Por esse motivo, ela é conhecida por promover fortalecimento dos fios, estímulo de crescimento, redução de queda, melhora na textura e na espessura dos fios. A proposta parece tentadora, mas antes de sair comprando seu suplemento com biotina você precisa saber de uma coisinha: todos esses benefícios incríveis geralmente são notados quando uma pessoa com deficiência de biotina faz a suplementação. Você que está aí, maravilhosa e saudável, comendo bem e consumindo quantidades adequadas de vitaminas, provavelmente não vai notar muita diferença com a suplementação. O que nos leva à próxima pergunta:

Existe deficiência de biotina? O que a ciência diz?

A deficiência de biotina até pode acontecer, mas é geralmente rara. Como essa vitamina está presente em muitos alimentos, é mais tranquilo manter os níveis em dia. O artigoA review of the use of biotin for hair loss” publicado na Skin Appendage Disord em 2017 conclui que a suplementação de biotina pode ser benéfica em casos de deficiência de biotina diagnosticada, mas não há evidência suficiente para recomendar seu uso em indivíduos saudáveis. Outros artigos defendem que a biotina pode ser útil para o tratamento síndrome das unhas frágeis e algumas doenças cutâneas como a dermatite seborreica.

De onde surge a deficiência de biotina?

As causas mais comuns de deficiência de biotina incluem:

  • Uso prolongado de antibióticos (que afetam a microbiota intestinal)
  • Consumo excessivo de clara de ovo crua (rica em avidina, que inibe a absorção de biotina)
  • Doenças intestinais inflamatórias (como doença de Crohn)
  • Síndrome do intestino curto
  • Uso de anticonvulsivantes e outros medicamentos
  • Alcoolismo crônico
  • Gravidez (aumenta a demanda de biotina)

Nesse caso, quem está com deficiência de biotina pode ter queda de cabelo excessiva, fragilidade nas unhas, fadiga e alterações de humor, alterações na qualidade da pele, etc. A possível deficiência precisa ser devidamente analisada pelo médico.

Alimentação: quais são as fontes de biotina?

Importância da alimentação equilibrada para manter vitamina B7 biotina
Que tal focar numa alimentação saudável?

Uma dieta balanceada geralmente já é suficiente para garantir a disponibilidade de biotina para o organismo. Encontramos a vitamina B7 em alimentos como ovos cozidos, fígado cozido, salmão cozido, brócolis, espinafre, nozes, semente de girassol, dentre outros.

Fontes de biotina para cabelo: como adquirir vitamina B7 pela alimentação

Riscos de usar biotina por conta própria

Apesar de ser uma vitamina hidrossolúvel (cujo excesso tende a ser eliminado pela urina), o uso excessivo de biotina pode causar alterações nos seus exames e também alguns efeitos adversos indesejados como náuseas, diarréias, cólica, etc. E o mais chato de tudo: muita expectativa que gera decepção.

É aquela história, investir seu rico dinheiro, acreditar em promessas de crescimento acelerado e não obter resultados.

Mitos e verdades sobre a Biotina para cabelo

A biotina participa da produção de queratina? ✅ Sim, indiretamente.

A deficiência de biotina pode afetar o cabelo? ✅ Sim.

Suplementação ajuda quem tem deficiência? ✅ Sim

Suplementação ajuda quem tem níveis normais? ❌ Até então não há comprovação clara.

Conclusão

  • A biotina é sim importante para a saúde capilar, especialmente em casos de deficiência.
  • Suplementos só devem ser usados com orientação profissional (médico ou nutricionista). Não saia tomando qualquer suplemento aleatório: muitas vezes é necessário fazer avaliação clínica e laboratorial antes de iniciar um tratamento.
  • Uma alimentação balanceada geralmente supre as necessidades de biotina

Maressa De Sousa

Maressa, 30 anos, baiana. Cientista Social, mestra em Antropologia. Terapeuta capilar, cabeleireira e trancista. Ama filmes e livros de ficção. Para ela, a transição capilar marcou o início de muitas outras transformações.

Leave a Comment