
O ácido hialurônico é muito utilizado nos tratamentos faciais e corporais já que auxilia no preenchimento, sustentação e hidratação da pele. A novidade é que agora esse componente está aparecendo com tudo nos cosméticos capilares.
Podemos dizer que o ácido hialurônico é um “ativo em ascensão”. É o que aponta o caderno de tendências SEBRAE 2019-2020, ressaltando ainda que “por incrementar a flexibilidade e a hidratação, o ácido hialurônico tem uma afinidade natural com as necessidades do cabelo cacheado e crespo”. (p.77)

O que é ácido hialurônico?
Você deve estar se perguntando o que é esse tal ácido hialurônico. Ao ouvir esse termo talvez até bata aquele medinho já que um cosmético com “ácidos” virou praticamente um sinônimo de alisamento: progressiva, botox, selagem. Mas não, o ácido hialurônico não alisa.
Na verdade o ácido hialurônico é uma substância que está presente no nosso organismo. O que ocorre é que, ao longo do tempo, sua concentração pode diminuir pelo processo natural de envelhecimento. Daí sua utilização tão frequente nos tratamentos para rugas e linhas de expressão. O ácido hialurônico tem propriedades antiestáticas, umectantes, hidratantes e condicionantes.¹
Nos cabelos, seu poder regenerador e a capacidade de auxiliar na retenção de umidade ajuda a conferir fios renovados, com controle de frizz e sedosos, sendo portanto uma ótima opção para cabelos ressecados, fragilizados e excessivamente porosos.
Mas como eu vou saber se o produto tem ácido hialurônico?

O ácido hialurônico é comumente em máscara de tratamento, protetores térmicos, óleos finalizadores e creme de pentear. Mas como saber se um produto tem o ácido hialurônico?
A informação costuma aparecer em destaque no rótulo dos cosméticos, mas você pode procurar pelo termo hyaluronic acid, nomenclatura internacional (INCI) que identifica o componente. Outro termo que pode aparecer é o hialurato de sódio (sodium hyaluronate) que é um sal de sódio do ácido hialurônico.
E aí, você já utiliza algum tratamento à base de ácido hialurônico? Conta pra gente nos comentários!
Leave a Comment