Como cuidar de cabelos cacheados: o guia mais cheiroso da internet <3

  • Home
  • Dicas
  • Como cuidar de cabelos cacheados: o guia mais cheiroso da internet <3
Como cuidar de cabelos cacheados: o guia completo

Quando eu decidi assumir os cachos, uma pergunta de um amigo me marcou bastante: “Como você vai fazer para lidar com o seu fuá?” Confesso que apesar de ser muito confiante com meus cachos hoje em dia, essa pergunta me abalou na época. Felizmente, aprendi como lidar e cuidar dos meus cachinhos com carinho. E cês não acreditam, mas já se passaram quatro anos que assumi o cabelo natural, e mais tempo ainda dessa pergunta! O tempo passa correndo. Então, se você gostaria aprender comigo as melhores dicas para cuidar de cabelos cacheados, e de uma forma tão completa, acompanhe esse post! Segue no flow e vem comigo pra gente saber tudo sobre como cuidar de cabelos cacheados.

Nesse post, nós vamos abordar os seguintes tópicos:

  1. É realmente mais difícil cuidar dos cachos?
  2. Características dos cabelos cacheados
  3. Dicas gerais sobre transição capilar
  4. Como lavar os fios corretamente
  5. Dicas para desembaraçar os cachos
  6. Como fazer hidratações

É mais difícil cuidar de cabelos cacheados?

Os cabelos crespos e cacheados precisam de cuidados específicos diferentes dos cabelos lisos, mas o que não significa que é mais difícil! Isso não acontece porque nosso cabelo seria “ruim” (sic) não, tá gente?? Nossos fios precisam de cuidados diferenciados porque são bem princesos, e não aceitam nada menos que um tratamento de realeza.

Cosméticos naturais para cuidar dos cachos

Brincadeiras a parte, o que acontece é que por conta do formato dos cachos e caracóis, a oleosidade natural que o couro cabeludo produz acaba tendo mais dificuldade de alcançar as pontas. Além disso, a textura dos fios demanda formas diferentes de lavagem, finalização e cuidados. Mas não se preocupem, porque vou ensinar tudinho para vocês.

Essas dicas são gerais para cabelos cacheados, partindo da minha própria experiência (vocês podem ver meu cabelo na foto do post!), com tendência ao frizz e ao volume. Se você tem cabelo crespo ou ondulado, não se preocupem, porque teremos dicas baphônicas para eles também em próximos posts.


Características dos cabelos cacheados

Como cuidar de cabelos cacheados

Conhecer as características dos cabelos cacheados, mas também do próprio cabelo, é muito importante. Isso porque as características dos cachos vão guiar nossa rotina, e com isso, vamos aprender como cuidar de cabelos cacheados. Então vem no fluxo!

  • Cabelos com cachos tendem a ser mais volumosos que os lisos.
  • A oleosidade natural produzida pelo couro cabeludo tem mais dificuldade de alcançar as pontas, trazendo um aspecto de cabelo mais ressecado.
  • Devido aos espirais, pode ser mais difícil de desembaraçar os cachinhos.
  • O couro cabeludo pode ser oleoso, seco ou misto.

Qual o seu tipo de cacho?

Tipos de cacho

Para saber o seu tipo de cacho, você pode dar uma olhadinha nessa imagem <3 Os tipos de cachos são determinados tendo em vista a curvatura do fio. Assim, os cabelos cacheados são os cabelos de numeração 3. É super normal ter cabelos com tipos diferentes (especialmente no Brasil, hello!), eu por exemplo tenho cachos 3ABC! rsrs

Essa divisão não significa que não existam outras texturas capilares.


Você está na transição capilar? Então #colacomnóis

A transição capilar compreende a etapa que decidimos paramos com as químicas de alisamento e decidimos usar os cabelos naturais. Se você decidiu parar com alisamentos, escovas ou chapinhas, e assumir o cabelo natural, você está em transiçâo capilar! Seja bem vinda <3

Para entrar em transição capilar, é só parar de fazer químicas e deixar o cabelo crescer até que ele esteja totalmente natural de novo.

A transição capilar não tem um tempo específico para terminar, isto é: ela acaba quando você corta toda a parte lisa ou quimicada pra fora! Esse corte que retira toda a parte com química de uma vez por todas é chamado de big chop (grande corte).

Transição Capilar: antes e depois

O meu processo de transição capilar: antes, durante e depois! <3


Guias úteis para encarar a transição capilar

Nós já fizemos aqui no blog vários posts para falar sobre a transição capilar e ajudar você a encarar essa etapa tão difícil da melhor forma possível <3

Apesar de ser uma época difícil para a auto-estima, você pode aproveitar o período da transição capilar para aprender tudo sobre como cuidar de cabelos cacheados.

Produtos para facilitar a sua transição capilar

Em parceria com a CasaNostra Cosméticos, a Maressa fez um vídeo lindíssimo para falar sobre produtos e cosméticos que vão facilitar a sua transição capilar. Dá uma olhadinha <3


Você conhece as técnicas low e no poo?

Para quem ainda é muito nova nesse mundão de cachos, as técnicas low e no poo foram criadas pela gringa Lorraine Massey para o cuidado dos próprios cachinhos. Low poo significa pouco shampoo, enquanto no poo significa nada de shampoo. Mas pera lá: por que alguém pararia ou diminuíria o uso de shampoo? Os cabelos não ficariam sujos? :0

Calma lá, jovem padawan. Ao contrário do que muita gente pensa, abolir ou diminuir o shampoo não deixa os cabelinhos sujos! Isso porque os sulfatos utilizados por shampoos comuns são muito fortes, causando ressecamento e perda da oleosidade natural. Assim, a ideia do low e do no poo é garantir uma limpeza adequada, mantendo a hidratação dos fios. Mas agora você me pergunta:

Por que são utilizados sulfatos tão fortes na composição dos shampoos?

Aí é que tá: os sulfatos são os únicos agentes químicos capazes de retirar os derivados de petróleo do cabelo. Os derivados foram uma capa protetora no fio que não hidrata, apenas finge um aspecto hidratante. Além disso, eles se acumulam nos fios, impedindo que agentes de hidratação #reaisoficiais penetrem na fibra capilar. Por isso, produtos com sulfatos fortes e petrolatos são abolidos da rotina capilar. Assim, na maioria dos guias sobre como cuidar de cabelos cacheados, você vai encontrar menções a essas duas técnicas, porque elas ajudam os cachinhos a ficar mais hidratados.

Você pode saber mais sobre as técnicas nos nossos guias:


Como lavar os cachos corretamente?

Dicas de lavagem para cachos

Você sabe tudo sobre lavagens de cachos? Não? Sem problemas porque vou ensinar detalhadamente sobre isso. :D #vemcomigo Ainda que pareça estranho ensinar como lavar os cabelos, existe uma forma certinha de lavar os cachos. Nesse sentido, a lavagem bem feita tem como objetivo garantir a hidratação dos fios.

Pré poo: a etapa pré shampoo

O pré poo é um truque inventado pelas gringas crespas e cacheadas naturais para diminuir o impacto do ressecamento do shampoo na nossa cabeleira. Isso porque shampoos têm agentes de limpeza mais fortes que acabam retirando os nutrientes da fibra capilar. Mas você não precisa sacrificar a higiente para ficar com o cabelo lindão não, tá? (amém?). ,

Nós já fizemos um post completíssimo explicando tudo sobre o pré poo.

Partiu chuveiro: Como lavar cabelos crespos e cacheados?

A temperatura da água é essencial para uma lavagem saudável dos fios. Nada de água pelando, tá fia, porque o ideal é sempre lavar com água morna ou fria. Para lavar os fios, aplique o shampoo apenas na raiz, fazendo massagens no couro cabeludo. Depois, leve o shampoo até o comprimento dos fios.

Você sabia que pode usar também condicionador de limpeza?

Além dessas dicas de lavagem, você também pode conferir outros posts:

Hidratação nos cachos: como fazer?

Muitas vezes, o sucesso de como cuidar de cabelos cacheados depende especialmente da ordem dos fatores. Nesse caso, a ordem dos fatores altera sim o resultado, menine!

Para hidratar os cachos, você sempre deve lavar os fios antes, está bem? <3 Isto é: o shampoo nunca deve vir após a hidratação, senão vai tudo embora! Depois que você lavou os cachinhos, não use condicionador ainda. Aplique a hidratação, seja de cosmético ou receita caseira, deixe agir e enxague com bastante água. Só depois, coloque o condicionador.

Condicionador: para que serve?

O condicionador deve sempre ser utilizado pelas cacheadas. Ele fecha as escamas dos fios do cabelo, deixando-o mais brilhoso e mantendo hidratado <3 Então, não pule essa etapa, hein glamurosa? :)

Secando os fios

Secador para cabelos cacheados

Muita gente acha que pra secar os fios, precisa difusor. Mas não precisa, tá queride? Como eu já disse lá em cima, já são 4 anos de cabelo natural: e não precisei de secador para nenhum deles :*

Para secar os fios, é recomendado que você use uma toalha ou camisa velha de algodão. Isso porque toalhas normais acabam causando o famoso (e temido :0) frizz.


  • Se você quer saber tudo sobre lavagem de cabelos cacheados e crespos, dá um alô no post da Maressa.

Dicas para desembaraçar os cachos

Como cuidar dos cabelos cacheados com pente de madeira

Saber pentear nossas molinhas é fundamental! Então, bora conferir algumas dicas:

  • Não penteie os cabelos secos, o que tira toda a definição dos cachinhos.
  • Pode pentear o seu cabelo antes do chuveiro, com algum creme baratinho e um borrifador para deixá-lo úmido.
  • Ao invés de pentear antes do banho, pode no chuveiro, com o auxílio de condicionador.
  • Comece sempre penteando de baixo, porque é mais fácil retirar os nós das pontas.
  • Quando for desembaraçar, é recomendado que use um pente ou escova de madeira.

Além das dicas acima, você pode conferir também posts que ajudam ainda mais a aprender sobre como cuidar de cabelos cacheados:


Como cuidar de cabelos cacheados: hora da hidratação!

Como hidratar cabelos cacheados sendo bem sereia <3

Só as sereias sereiando com os cabelos hidratadíssimos! <3

Não existe uma única forma de cuidar dos cabelinhos cacheados. Você pode fazer hidratações com aqueles cosméticos normaizões, ou pode também fazer hidratações com receitas caseiras. O ideal é que você faça uma hidratação semanal no cabelo, pode ser dessas mais levinhas ou que ficam menos tempo na cabeleira. Mas se você quiser, pode fazer também o cronograma capilar.

Cronograma Capilar

O cronograma capilar é uma forma sistematizada de cuidar dos fios em forma de agenda. Nesse sentido, o objetivo é devolver aos fios os nutrientes que perdemos com a rotina, ou também com descolorações, colorações e químicas. Para isso, o cronograma capilar normalmente é dividido em três etapas, que compreendem hidratação, nutrição e reconstrução.

A) Hidratação: busca repor a água dos fios. O legal da hidratação é que pode ser feita quantas vezes você quiser ou for necessário!

B) Nutrição: etapa que repõe lipídios, isto é, os óleos dos fios. Deve ser feita com óleos de origem vegetal. Normalmente, em blogs de cabelos lisos, é recomendado que não se faça muito, porém pode ser feita a vontade por pessoas com cabelos cacheados e crespos. Mas atenção: pessoas com cabelos oleosos ou lisos devem fazer menos nutrições semanais.

C) Reconstrução: essa etapa que repõe a queratina do cabelo, a proteína natural da fibra capilar. Como é uma etapa mais “pesada”, deve ser feita poucas vezes no mês. Se fizer demais, ocorre o efeito inverso, causando a quebra dos fios.

Importante dizer que o cronograma capilar não é a única forma de cuidar dos cabelos cacheados. Afinal, a gente sabe que dá muito trabalho, né? Você pode fazer uma rotina de cronograma mais sistematizada, ou pode cuidar sentindo as necessidades do próprio cabelo.

Nós temos um post completíssimo sobre o cronograma capilar, com exemplo de rotinas:

Umectações caseiras

Você já benzuntou o cabelinho de óleo? Não? Então está na hora de começar a fazer. Essa técnica de colocar óleos vegetais nos fios é conhecida como umectação. A umectação deixa os cachos mais nutridos, e ajuda também no crescimento do cabelo. Além disso, contribui também para combater o frizz. Se você quer saber tudo sobre como umectar o cabelo, a Mari aqui do blog já escreveu um post muito legal sobre isso:


A regra é clara: a finalização é essencial!

Dicas de cuidado para cabelos cacheados

Finalização é como chamamos aquela etapa após a lavagem dos cabelitchos, quando a gente bezunta o fuá de creme, tão ligadas? Haha Nesse sentido, nós temos muitas opções de como finalizar os cachinhos. A maneira como o seu cabelo vai ficar depende do seu gosto pessoal, se gosta mais de volume, definição, etc. Então, vamos começar com a fitagem?


Fitagem

A fitagem é uma técnica de finalização que busca aumentar a definição dos cachos. Nesse sentido, significa o ato de pentear dos cabelos em fitas. Depois que você já lavou os cabelinhos, hidratou e pá, está cheirosinha, segue os passos:

  • Divida o cabelo em camadas, e distribua o creme de pentear ou finalizador em fitas no cabelo.
  • Amasse os cachinhos.
  • Deixe secar. Pode usar difusor se quiser <3

Aqui no blog já fizemos posts com dicas sobre como fazer a fitagem. O primeiro post, inclusive, tem fotos ensinando o passo-a-passo.

Método LOC

Técnica loc: como fazer e dicas

O método LOC é super fácil de fazer: a finalização consiste em finalizar o cabelinho em etapas, isto é, fazendo assim: LÍQUIDO, ÓLEO e CREME (daí o nome LOC).

Os benefícios de usar essa técnica são inúmeros, porque além de garantir maior definição dos cachos e diminuição do frizz, também é mais duradora no hair. No dia seguinte ao da lavagem dos fios, pode ser feito também de forma um pouquinho mais simplificada.

Já fiz um post completíssimo ensinando tudo sobre a técnica LOC.


Como cuidar de cabelos cacheados: método Creogel

Antes e depois de finalização no cabelo cacheado

O antes e depois do meu cabelo com o método Creogel – Botei um gatinho porque minha cara ficou horrorosa na primeira foto D:

Além do método LOC, você pode apostar também na técnica Creogel, criada aqui no blog. Essa técnica vai garantir a hidratação dos cachinhos. Nesse sentido, o método creogel é muito parecido com o LOC, consistindo em finalização por etapas.

  • Primeiro, após lavar os fios, você aplica o creme.
  • Em segundo lugar, algum óleo de origem vegetal.
  • Por fim, você aplica o gel. Sempre amassando os cachinhos <3

Dicas para o dia seguinte

Enfim, chegamos ao temeroso dia seguinte ao da lavagem e hidratação dos fios. Depois que dormimos gostosinho, acordamos e vamos lidar o cabelinho. Então, separamos algumas dicas gerais para você não se desesperar:

  • Faça uma finalização caprichada no dia da lavagem.
  • Use touquinhas de paninho na hora do banho.
  • Na hora de dormir, utilize uma fronha de cetim.
  • Utilize o borrifador para hidratar novamente partes mais danificadas.
  • Por último, se nada der certo, partiu chuveiro?

Além dessas dicas, você pode também conferir o post da Mari que está bem mais completo.


Fuja da busca pelo cabelo perfeito

Na maioria dos dias é assim que meu cabelo acorda!

Quando estamos aprendendo dicas sobre como cuidar de cabelos cacheados, é comum buscarmos um hair perfeito. Mas é importante saber que não existe uma maneira única de cuidar dos cachos. Por isso, a aceitação do seu tipo de cacho e das características do seu cabelo é essencial! <3 Aceitar o cabelo com volume, frizz, vontade própria é o primeiro passo para ser feliz com o próprio hair.


Confira outras dicas

Além disso tudo que nós falamos aqui, você pode também conferir dicas quentíssimas de outros temas do mundão delícia dos cachos <3 Vem cá ver o que preparamos para você.

Raysa França

Raysa, 27 anos, vegana, belo-horizontina e mineira de coração. Cientista Social, mestranda, apaixonada com pessoas, animais, viagens, desenhos animados, culinária e cabelos.

Blog Comments

Tenho cabelos crespos, demora fiz colagem, quero voltar o natural, o devo fazer,.pois trabalho e não tenho tempo para cuidar, mim dar umas dicas para mim, deixa eles lindos maravilhosos,.obrigado.

ei izabel, tudo bem? não se apavore, estamos com vc para o que precisar <3 https://cacheia.com/2015/10/transicao-capilar-guia-definitivo/ da uma olhadinha nesse post, tenho certeza que vai ajudá-la!
um beijo

Leave a Comment