Como escolher produtos para facilitar sua transição capilar

Mulher negra com cabelo longo e crespo ilustra post sobre como escolher produtos para facilitar sua transição capilar

A transição capilar é um processo de volta ao cabelo natural (ondulado, crespo ou cacheado). Esse é um processo de redescoberta e muito aprendizado. O problema é que bate aquela dúvida sobre como cuidar dos cabelos durante esse período. No post de hoje separei algumas dicas para escolher produtos que facilitem sua transição capilar. Além disso, no final desse post preparei meu “kit transição capilar” em parceria com a Casanostra Cosméticos, não deixe de conferir <3

Como escolher produtos

para facilitar sua transição capilar

O que procurar?

1. Reconstrução: Muitas pessoas entram na transição capilar quando os fios estão danificados e quebradiços em função de anos usando “químicas” relaxantes e alisantes. Por essa razão, na hora das compras é legal buscar por máscaras que auxiliem na restauração da fibra capilar. Procure no rótulo por termos como “máscara repositora de máscara”, “máscara de reconstrução” ou similares. Você também pode procurar por termos como “aminoácidos”, “proteínas”, “colágeno” e “queratina”. Esses são alguns dos componentes mais utilizados na indústria cosmética para auxiliar na restauração dos fios.

2. Multifuncionais: A gente sabe que a transição capilar pode ser um desafio e tanto, então o ideal é simplificar nosso dia-a-dia. Uma opção é investir em máscaras multifuncionais que podem ser usadas para tratamento e também para uma finalização caprichada. Essa é uma das alternativas mais legais para quem tem a rotina corrida mas não abre mão dos cuidados.

3. Proteção térmica: Durante a transição capilar muita gente faz texturizações, utiliza babyliss ou faz escova para disfarçar as diferença de texturas. E mesmo depois da transição capilar a gente acaba usando vez ou outra o difusor de cabelos para secar os fios. Por tudo isso, utilizar produtos com proteção térmica é essencial para manter os fios saudáveis. Muitos finalizadores já possuem proteção térmica em sua composição, o que facilita e muito a nossa vida. Esse é o caso principalmente dos produtos do tipo “pós-química”, já que os fios que passaram por processos mais intensos como descoloração estão mais suscetíveis aos danos causados pelas altas temperaturas. Então já sabe né? Proteção térmica sempre!

4. Aliados contra o ressecamento: o ressecamento é a reclamação número um de muitas crespas e cacheadas. Por isso mesmo, é legal investir em produtos que possuem óleos e manteigas vegetais na composição. Eles são muito bem-vindos na composição de finalizadores, máscaras e condicionadores e ajudam a deixar os fios mais macios e cheios de brilho. Os óleos vegetais podem ser usados na finalização e na etapa de nutrição do cronograma capilar,  então são uma ótima dica para o seu “kit transição”.

Confira no vídeo uma seleção de produtos e mais dicas para a transição capilar:

Foto de capa lindíssima by Diana Simumpande

Maressa De Sousa

Maressa, 26 anos, baiana. Cientista Social, mestra em Antropologia. Terapeuta capilar, cabeleireira e trancista. Ama filmes e livros de ficção. Para ela, a transição capilar marcou o início de muitas outras transformações.

Leave a Comment