4 motivos para cortar o cabelo regularmente

  • Home
  • Blog
  • 4 motivos para cortar o cabelo regularmente

Muita gente corre da tesoura, mas fazer um corte de manutenção, o famoso “tirar as pontinhas”, é essencial. E para provar isso, separei várias inspirações de trabalhos realizados por profissionais para pra te ajudar a deixar o medo de lado de vez! Descubra a importância de cortar o cabelo e #desapega!

4 motivos para cortar o cabelo regularmente

Cabelos envelhecem

É sempre bom lembrar que nossos cabelos também “envelhecem”. A exposição solar sem proteção é uma das causas do fotoenvelhecimento capilar e tende a deixar os fios com aparência ressecada e inclusive com pontos mais opacos. Quem usa colorações em tons mais intensos sabe bem do que estou falando: regiões onde o sol incide mais diretamente como o topo da cabeça costumam ficar mais claras e desbotar com mais facilidade. Nesse processo, às vezes a gente sente que os fios estão mais ressecados, embolam com mais facilidade e ficam mais difíceis de pentear. A Raysa aqui do blog passou quase um ano sem cortar o cabelo! SOS!!!! E olha só como tirar apenas alguns centímetros da cabeleira deixou os cabelos com aspecto renovado:

 

Cabelo pode perder a forma ao longo do tempo

Outro detalhe é que conforme os fios crescem, o cabelo pode “perder o corte” e assumir o “efeito pirâmide”. Ou seja: a distribuição de volume é comprometida e os o cabelo ficam com a aparência pesada e sem forma. Para valorizar a textura natural crespa, cacheada ou ondulada e manter o balanço, um bom corte é essencial. E olha que não precisa ser uma transformação radical: um bom profissional saberá dar aquele toque especial aos fios sem comprometer o comprimento. Quer um exemplo? Olha esse trabalho lindo da @lizaquefez compartilhado no Instagram dela:

Olha só como esses cachinhos lindos ficaram ainda mais incríveis após o corte! Trabalho do @rodrigovizu publicado no Instagram:

Às vezes a mudança pode ser sutil, um detalhe simples. Eu sou dessas que amo um black redondinho, então fico encantada quando vejo trabalhos como esse, da @maniadetesoura

Cabelo comprido e ralo nas pontas

Na busca por um cabelão enorme, muitas mulheres passam anos sem cortar os cabelos. O apego ao comprimento faz muita gente passar longe da tesoura. O problema é que o apego excessivo ao comprimento dos cabelos somado à falta de um corte de manutenção e de tratamento adequado pode deixar o cabelo com um efeito indesejado: os fios ficam compridos mas ralos nas pontas. A perda de massa capilar pode acontecer naturalmente mas também é intensificada por danos como uso frequente de chapinha, descoloração, coloração, relaxamentos, etc.

Outra coisa que pode acontecer principalmente com quem tem cachos mais fechadinhos são os terríveis “buracos” no comprimento: algumas regiões podem parecer mais compridas e outras mais curtas não só porque os fios perderam o corte ou quebraram mas também porque processos como a descoloração podem deixar cachos mais esticados e criar uma verdadeira bagunça de texturas! Nessas horas tirar as pontinhas aos poucos ajuda a uniformizar os fios e devolver um formato harmônico aos cabelos. 

Você já viu cabelos que parecem mais longos depois do corte? Isso é totalmente possível! A gente costuma brincar com aquela história de que pediu para para “tirar as pontinhas” e o cabeleireiro cortou tudo, mas nem sempre é assim não é Brasil? O fator encolhimento pode dar a impressão de que os fios foram cortados demais e estão curtíssimos, mas às vezes as pontas retiradas não fazem falta não. Aliás, os fios podem parecer muito mais saudáveis sem elas em muitos casos. Olha só esse trabalho lindo do salão Mab Mais Cachos publicado no Instagram:

O corte pode influenciar e muito em aspectos como volume e definição

Tô só observando você que reclama que os fios já não estão com a mesma definição de antigamente mas não corta os fios de jeito nenhum heim! É isso mesmo, o corte pode contribuir e muito para destacar os cachos, criar volume ou reduzir volume. Quer alguns exemplos? Olha esse corte incrível aqui! Que arraso moça! Eu to no chãaaaao!

E o que dizer desse aqui heim? O comprimento foi preservado mas os cachos desabrocharam que só! Um amor <3

Um bom corte pode dar aquele “tchan” no visual. Aliás, algumas camadinhas a mais são muito bem vindas! Eu amo o próximo o corte e vou protegê-lo <3 trabalho da Tuty, publicado no Instagram:

Sou só eu ou vocês também ficaram morrendo de vontade de cortar o cabelo depois de tantas inspirações? Então bora lá mulher! Desapega dessas pontinhas aí! O corte de manutenção pode ser feito a cada 4 meses e/ou conforme o ritmo de crescimento, estado e tipo de textura capilar. 

Confira também:

Salões especializados em cabelos cacheados e crespos pelo Brasil indicados pelas leitoras do Cacheia

 

Photo de capa: Philipe Cavalcante em Unsplash

Maressa De Sousa

Maressa, 23 anos, baiana. Mestranda em Antropologia. Ama filmes e livros de ficção e aventura. Para ela, a transição capilar marcou o início de muitas outras transformações.







comments

Blog Comments

Gente, eu recomendo pra todas as meninas ir num dermatologista ou especialista em queda de cabelo. Eu fiquei uns 2 anos morrendo de vergonha porque tava perdendo minha cabeleira cacheada que eu amooo só que no meu caso não ia adiantar nada desses remédios porque eu tinha uma dermatite no couro cabeludo e dai vitaminas só não funcionam. FAÇAM DIAGNOSTICO!!

Oi, tá jóia? Primeiro gostaria de destacar que o post não recomendou nenhum remédio ou vitaminas porque essa realmente não é nossa área. O foco aqui é falar sobre cuidados básicos, como um corte e manutenção para valorizar cabelos cacheados e crespos. Mas com toda certeza procurar um profissional é um muito importante quando se fala em afecções do couro cabeludo. O problema da queda que você mencionou é muito frequente e as causas podem ser diversas, portanto a avaliação profissional é essencial para garantir tratamento adequado.

Abraços!

Belo post. Eu sinceramente, estou vendo se faço isso no meu também.

Com certeza essa materia sobre cortes de cabelo foi a mais esclarecedora que ja li….
Parabens
Estou em transiçao a um ano ainda nao sei o meu tipo de cabelo…alguem pode me ajudar?

Oi, Mari!
Que bom! Ficamos muito felizes :)
Dá uma olhadinha nesse post aqui: http://cacheia.com/2014/02/tipos-de-cacho-como-identificar-o-seu-dicas/

Bjs!


Leave a Comment

dicas, penteados, cortes e muito mais!

Inspirações

Segue o Cacheia no Pinterest!
Quero seguir!
close-link