Como reduzir o fator encolhimento de cabelos crespos

como diminuir fator encolhimento tutorial em 4 passos

Quem tem cabelo natural já sabe que há uma diferença significativa de comprimento entre os fios molhados e os cabelos já secos. É essa diferença que costumamos chamar de “fator encolhimento”. Outra coisa que a gente também já comentou por aqui é que esse encolhimento é ainda mais intenso nos cabelos crespos. Por isso mesmo, no post de hoje separei algumas dicas de finalização para quem se incomoda com o encolhimento dos fios. São 4 passos para reduzir o fator encolhimento de cabelos crespos que eu faço quando quero deixar o cabelo mais volumoso e mais comprido. Confira!

Como reduzir o fator encolhimento

1. Comece definindo o método de finalização

Técnicas como a fitagem estruturada e dedoliss são ótimas para deixar os fios mais definidos, certo?  Mas geralmente quanto mais definidos, mais os fios encolhem. Aliás, quanto mais meu cabelo encolhe, mais sem volume fica :( Por isso isso mesmo, se você deseja fazer seu crespo parecer mais comprido, tente experimentar outros modos de finalização. O movimento de “enluvamento” feito durante as aplicações de máscara por exemplo, também pode ser aplicado durante a finalização. No final desse post tem um vídeo com detalhes dessa técnica :)

É sempre interessante escolher um produto que funcione como auxiliar na finalização. Um exemplo é o leave-in BFF Best Friend Forever, que recebi da loja Meu Cabelo Natural . Trata-se de uma novidade da Kah-noa para quem tem cachos mais fechadinhos. O produto promete suavizar o encolhimento e é liberado para as técnicas low poo e no poo (livre de petrolatos e silicones). Além disso, o produto não possui parabenos e é vegano (não possui componente animal nem é testado em animais).

Entre os pontos positivos da minha experiência de uso, posso destacar que o produto não pesa os cachos e por isso permite uma boa estilização com volume. O encolhimento é um processo natural de cabelos cacheados e crespos, do contrário os cachos não se formariam. Por outro lado, produtos como o BFF, que são mais leves, podem dar uma ajudinha no momento de finalizar.

Eu testei bastante o BFF até acertar a mão no uso. Foi assim que descobri que ele dava uma segurada nos fios úmidos, com todo excesso de água removido por uma toalha. Então tenha paciência até encontrar seu finalizador favorito.

O Best Friend Forever está disponível na loja Meu Cabelo Natural nesse link aqui. Além disso, lá tem uma gama de opções enorme para quem segue as técnicas low poo e no poo, confere lá!

2. Use o secador a seu favorcomo reduzir o fator encolhimento - secagem com secador para esticar levemente os cachos

Com os fios já finalizados e secos naturalmente (ou quase secos), um truque simples para ganhar mais comprimento é usar o secador nas regiões que mais encolhem. Faça assim: regule a temperatura do secador para jato frio ou no máximo morno. Segure seu cabelo como na foto acima, esticando levemente e protegendo as pontas com as mãos. Respeite uma distância segura entre o secador e seu cabelo e direcione o jato. Você pode fazer isso no cabelo todo ou apenas na parte de baixo, o cuidado aqui é respeitar sua textura natural. A ideia não é fazer uma escova, apenas esticar levemente os fios.

3. O truque do coque

como reduzir o fator encolhimento - coque frouxo por alguns segundos para esticar levemente os cachos

Se você não tem secador em casa ou simplesmente quer fugir do calor, outro truque legal é fazer um coque frouxo depois que seu cabelo já estiver completamente seco. Utilize uma xuxa/elástico que estique bastante e dê apenas uma volta. Depois é só deixar o cabelo preso por alguns segundos e soltar. Pronto! Os cachos ficam mais compridos fácil fácil.

Confira também: Banding: método para reduzir o encolhimento de cabelos crespos 

4. Vai de pente garfo!

como reduzir o fator encolhimento - mostrando pente garfo para aumentar o volume de cabelos crespos

Para deixar seu crespo nas alturas, recorra ao pente garfo! O segredo é usar mais próximo da raiz puxando com suavidade. Não tem erro!

Resultado

como reduzir o fator encolhimento - resultado cabelo crespo mais comprido após tutorial

Se você ainda tem dúvidas sobre esse processo de finalização, confira o vídeo completo com o passo-a-passo descrito aqui:

Maressa De Sousa

Maressa, 23 anos, baiana. Mestranda em Antropologia. Ama filmes e livros de ficção e aventura. Para ela, a transição capilar marcou o início de muitas outras transformações.







comments

Blog Comments

Oi..
Eu amaria que meus cachos escolhessem. . Tem dicas para ativar o fator encolhimento?
Quero que fique mais curto mas sem cortar..
Obs: meu cabelo é 3AB.

Desde já, agradeço!

Oi Fran! Tudo bem ? Para cabelos ainda mais definidos, aplique um bom ativador de cachos, aperte os fios de baixo para cima repetidas vezes. Se tiver difusor, você pode usar para ativar os cachos. Posicione como ensinei nesse vídeo aqui: https://youtu.be/lcL-31hqfx8 Outra opção é fazer cachos com os dedos, o famoso “dedoliss”, fica bem encolhidinho ^_^

Abraços!


Leave a Comment

error: Este conteúdo é protegido por direitos autorais e não deve ser copiado ou reproduzido sem permissão prévia e sem atribuição dos créditos. Blog Cacheia 2013-2016.