4  fatores que prejudicam cabelos crespos, cacheados e ondulados no verão

  • Home
  • Dicas
  • 4  fatores que prejudicam cabelos crespos, cacheados e ondulados no verão

Verão a todo vapor e “nóis” tá como?

Espero que aproveitando com muita sabedoria e alegria \o/

Na minha humilde opinião, quando estamos de férias, fazemos uma pequena viagem ou curtimos um dia de piscina com amigos temos que dar uma desencanada do cabelo. Aproveitar com A maiúsculo, viver o que tiver que viver rsrsrs

Mas, obviamente, precisamos ter alguns cuidados e ficar atentas a alguns fatores que podem sim prejudicar a saúde dos nossos fios. São eles:

  • Sol
  • Cloro
  • Água do mar
  • Excesso de lavagens

A seguir vou detalhar como cada um desses aspectos prejudica o cabelo e dar algumas dicas para driblar isso, sem deixar de curtir seu verão em paz e sem grandes preocupações com o cabelo, afinal, a vida é muito curta para girar em torno do cabelo ;)

1. Sol

Já dizia Pedro Bial, “Mas no filtro solar, acredite!

A exposição ao sol pode acelerar a oxidação da estrutura superficial do cabelo, deixando o fio mais claro, o que significa que ele perdeu parte de sua camada protetora contra a luz, segundo a dermatologista Márcia Purceli e o químico Celso Martins, em entrevista ao programa Bem Estar, da Rede Globo. Quem passava chá de camomila e ia tomar sol põe o dedo aqui!

Não existe fator de proteção solar (FPS) para o cabelo, então o segredo é usar produtos próprios para cabelos, como leave-ins ou óleos com produtos termo-ativados.

Dica: Proteja os fios com produtos de cabelos com componentes termoativos.

2. Cloro

O cloro danifica a fibra do cabelo, perdemos água e queratina, que envolve os fios formando uma camada protetora. Segundo a a dermatologista Helua Mussa Gazi, “Essa proteína tem a função de envolver o fio com uma película. Assim, ela age formando escamas que se fecham e assim garantem proteção ao cabelo”.

Ainda segundo a dermatologista, o cloro da piscina remove a proteção hidratante da superfície das madeixas e, dependendo do tempo de exposição a esse agente químico, o fio pode apresentar perda da sua pigmentação natural ou, no caso de quem tem cabelos tingidos de loiro, ele reage alterando a coloração, criando um aspecto esverdeado.

Dica: Para evitar a ação do cloro no cabelo, retire sempre o cloro do cabelo tomando uma ducha após o banho de piscina. Em seguida, proteja os fios com um leave-in com propriedades termoativas.

3. Água do mar

A sal da água do mar retira a água dos fios do cabelo, provocando uma desidratação que os deixa mais sensíveis – segundo Helua.

Para evitar isso, a dica é a mesma: Proteja os fios antes com um leave-in com termoativos e, depois que entrar no mar, tire o excesso do sal dos cabelos. Para isso, leve com você um borrifador com água filtrada e um leave-in.

4. Excesso de lavagens

Não importa a época do ano, o excesso de lavagens faz mal para os cabelos crespos, cacheados e ondulados. Já expliquei isso no post 10 coisas que toda cacheada precisa saber, que escrevi em 2014, mas não custa relembrar que o excesso de lavagens retira a oleosidade natural dos fios que é tãããão importante para os nossos cabelos, já que eles são naturalmente mais ressecados do que os lisos (pois a hidratação do couro cabeludo tem dificuldade em percorrer o fio em formato de S).

No verão, é claro, acabamos lavando mais o cabelo por conta do calor, suor, piscina, mar e afins. Para evitar o ressecamento ao lavar os fios, algumas dicas:

  • Misture um pouco de água ao seu shampoo para que ele fique mais fraco e não danifique tanto os fios.
  • Comece sempre pela parte debaixo da cabeça, perto da nuca, afinal o topo da cabeça já recebe bastante fatores externos que prejudicam os fios.
  • Se você ainda não segue low poo, comece a ler a respeito.
  • Faça uma pré-lavagem com condicionador, ou seja, pré-poo.
  • Mais dicas em: 7 dicas para não ressecar os fios durante a lavagem 

Para finalizar o post, vou compartilhar 8 dicas essenciais para manter a saúde dos cabelos no verão, de acordo com a dermatologista Isabela Gomide, membro do corpo médico da Clínica Régis. 

Abaixo algumas dicas enviadas pela dermatologista de BH.

  1. Lave os cabelos com água morna ou fria;
  2. Evite o uso de aparelhos térmicos, como secador, chapinha e babyliss. No caso de necessidade, dê preferência ao modo frio;
  3. Evite prender os cabelos molhados e sempre que o fizer imprima menor firmeza;
  4. Utilize óleos nas pontas antes da exposição ao sol ou às águas do mar e piscina;
  5. Mantenha a hidratação dos fios
  6. Cuide da sua alimentação: beba bastante líquido e insira alimentos antioxidantes à sua dieta (Vitaminas C e E e Betacaroteno);
  7. Evite a exposição excessiva ao sol;
  8. Utilize barreiras físicas, como: chapéu, bandana ou lenços;

Resumão final:

Proteção é realmente a palavra-chave para o verão. Portanto, proteja os fios antes de ir para a piscina, mar ou tomar sol. Leave-ins com propriedas termoativas e tirar o excesso do cloro e do sal com água são fundamentais.

Além disso, sempre que possível, faça hidratações no cabelo para repor a água dos fios e intensifique as reconstruções se você tiver abusado do sol, mar, piscina e lavagens nesse verão. Lembre-se, no máximo, duas vezes por mês.

 

Mariana

Mariana Boaretto, 28 anos, paulistana. Mãe-coruja do Lorenzo e da Giovana, formada em Comunicação e cursando MBA em Marketing. Descobriu sua paixão pelos cachos há 7 anos e adora compartilhar dicas de cuidados, aceitação e empoderamento feminino.

Blog Comments

Oi meninas!! Gostaria de umas dicas..
Eu fui nadadora e até hoje faço natação quase todos dias na semana.. Então cloro sempre foi um problema pra mim..
E além disso sou apaixonada pelo mar, sempre que posso, nos finais de semana, vou à praia.
Mas de uns tempos pra cá, comecei a notar o meu cabelo ficando super fino, leve demais e ralo. Fui na dermatologista e não é nenhuma patologia. Fico pensando se pode ser porque eu uso os mesmos produtos há bastante tempo ou porque já tem um tempo que não faço hidratação… Me dá uma luz! Beijinhos!!!

Oi, Aline!
Acredito que seu cabelo pode estar sim um pouco danificado pelo cloro e sal. Não pelo uso dos mesmos produtos nem só porque você não faz hidratação faz tempo. Na verdade, quando expomos nosso cabelo há muitos fatores (sol, cloro, mar, água quente), ele tende a ressecar mais e, por isso, precisamos ter o dobro de atenção.

Sugiro que você siga o cronograma capilar e leia sobre a técnica low poo. Seguem dois textos que vão te ajudar.

http://cacheia.com/2013/11/cronograma-capilar-sos-cabelo/
http://cacheia.com/2015/12/manual-low-poo/

Beijos!

Leave a Comment