Manteigas vegetais para tratar cabelos cacheados e crespos: benefícios, como usar

manteiga vegetal

As manteigas e os óleos vegetais  podem ser grandes auxiliares no tratamento de cabelos cacheados e crespos. Mas é sempre bom ter uma noção básica sobre a aplicabilidade desses componentes na hora de comprar um produto ou fazer uma misturinha caseira. Assim como os óleos e os extratos vegetais, as manteigas também possuem características e benefícios bem específicos. Conheça alguns deles abaixo.

Algumas manteigas vegetais para cabelos cacheados e crespos

manteiga de karitéManteiga de Karité: A manteiga de karité é uma gordura vegetal retirada do fruto da árvore de karité (Carité/Vitellaria paradoxa), nativa da África Central. Nos cosméticos, é utilizada como agente condicionante e regulador de viscosidade. O uso da manteiga de karité e/ou produtos com esse componente contribui para deixar os cabelos mais maleáveis e combate o ressecamento. No rótulo dos produtos ela aparecerá com a seguinte nomenclatura: Butyrospermum Parkii Butter.

Manteiga de Murumuru: A manteiga de murumuru é obtida da palmeira de murumuru (palmeira murumuruzeiro), encontrada na região amazônica. Esse componente é rico em ácidos graxos, tem ação antioxidante e na indústria cosmética é utilizado para nutrir cabelos quebradiços e quimicamente tratados e deixá-los mais macios No rótulo dos produtos ela aparecerá com a seguinte nomenclatura: Astrocaryum murumuru butter.

manteiga de ucuúbaManteiga de ucuúba: Retirada da ucuúba, planta de origem amazônica, a manteiga de ucuúba tem propriedades de hidratação e regeneração. Nos cosméticos, é utilizada para auxiliar na restauração de cabelos danificados. No rótulo dos produtos ela aparecerá com a seguinte nomenclatura: Virola Surinamensis Seed Butter.

Manteiga de cupuaçu: A manteiga de cupuaçu também é uma riqueza brasileira encontrada na Amazônia. O componente tem alta capacidade de absorção de água e por isso contribui para cabelos mais hidratados. No rótulo dos produtos ela aparecerá com a seguinte nomenclatura: Theobroma Grandiflorum Seed Butter.

Dicas para usar manteigas vegetais nos cabelos

  • Sempre que possível, utilize manteigas 100% vegetais. Algumas lojas, especialmente aquelas especializadas em produtos capilares industrializados, comercializam manteigas e óleos que podem conter conservantes e derivados de petróleo em sua composição. Para encontrar produtos 100% vegetais, o ideal é buscar por lojas especializadas em produtos naturais, feiras e mercados. Ah, e por via das dúvidas sempre confira o rótulo!
  • As manteigas vegetais podem ficar sólidas dependendo da temperatura. Um simples contato com as mãos é capaz de derretê-las, mas se você pretende fazer uma receita caseira é preciso tomar alguns cuidados. Para evitar o aquecimento excessivo, não coloque a manteiga diretamente no fogo. Nessas horas vale aquela velha técnica do banho maria: você vai precisar basicamente de um recipiente com água quente e outro onde vai ficar a manteiga. Colocando o recipiente da manteiga sobre o recipiente de água quente, a manteiga derreterá aos pouquinhos com o vapor.
  • Como eu uso manteigas vegetais: após derreter em banho maria, aplico no comprimento e nas pontas dos cabelos, massageando bem. Outra opção é aliar a manteiga vegetal e uma máscara de tratamento. Para isso, a mistura é feita num recipiente separado, apenas na quantidade suficiente para aplicar.
  • Atenção: antes de utilizar qualquer componente natural ou cosmético, se certifique de que você não possui alergia. Na dúvida, consulte um profissional.

Referências bibliográficas

Cosmetics info 

Plantas da Amazônia para produção cosmética


 

E aí, vocês já usaram alguma dessas manteigas? Qual foi o resultado? Em breve tem post aqui no blog com algumas misturas que costumo fazer em casa para cuidar do meu crespo usando ingredientes naturais :)

Maressa De Sousa

Maressa, 23 anos, baiana. Mestranda em Antropologia. Ama filmes e livros de ficção e aventura. Para ela, a transição capilar marcou o início de muitas outras transformações.







comments

Comentários

Amei o post, Maressa! Esse blog é fantástico. <3
Você sabe se as manteigas da Soft Hair são 100% vegetais e liberadas? Beijos!

Oi Camila, tudo bem? As manteigas da Soft Hair não são 100% vegetais, recebem a adição de mais alguns ingredientes. Mas são bem boas :D
A manteiga de karité da Soft Hair não é liberada, assim como uma branca que se chama “Bio Soft”, as demais sim.
Abraços!


Deixe um comentário

error: Este conteúdo é protegido por direitos autorais e não deve ser copiado ou reproduzido sem permissão prévia e sem atribuição dos créditos. Blog Cacheia 2013-2016.