Como cuidar dos cachos coloridos: hidratação e brilho

Quem pinta o cabelo, já sabe: independente da cor, a tinta acaba desbotando! Por isso, fazer a manutenção da cor, enquanto a hidratação dos fios é mantida, pode ser um desafio. Vou compartilhar com vocês dicas sobre como cuidar dos cachos coloridos. Essas dicas certamente vão garantir a manutenção lindja da cor do hair de maneira simples e fácil.

Lave o cabelo utilizando a técnica co-wash

como lavar cabelo cacheado e crespo corretamente - chuveiro

A técnica de co-wash, ou lavagem com condicionador, consiste na lavagem dos fios utilizando o condicionador ao invés de shampoo. Eu sei que a primeira vista isso pode parecer louco, mas não é! Seguindo algumas regrinhas básicas, o co-wash higieniza os fios tão bem quanto o shampoo, agredindo menos os fios e retirando menos os pigmentos de tinta. Os shampoos comuns utilizam os sulfatos, agentes fortes de limpeza. Esses sulfatos são cortados por praticantes das técnicas low e no poo. Esses componentes acabam retirando os pigmento de colorações rapidamente.
A lavagem com condicionador limpa e deixa os fios limpinhos sim, gente! Mas atenção: para isso acontecer, não pode usar qualquer condicionador. Você precisa utilizar algum que não tenha siliciones ou derivados de petróleo na composição.


Mantenha o cabelo hidratado

 

Qual a composição química do fio de cabelo?Quando o cabelo não está devidamente hidratado, a porosidade aumenta, isto é: as cutículas da cabeleira ficam abertinhas!

Porosidade é uma propriedade dos cabelos que diz respeito à quantidade de nutrientes e água que as cutículas deixam passar. A porosidade diz sobre o quanto o hair “está aberto”. Todo cabelo saudável é poroso. No entanto, a porosidade em excesso faz com que a cabeleira fique sem brilho, com mais frizz e que a cor desbote muito mais rapidamente! Por isso, é importante você manter cutículas bem seladinhas, pra guardar o pigmento lá dentro.

Para manter os fios hidratados, você pode usar o Cronograma Capilar ou fazer umectações. Pode também utilizar máscaras específicas tonalizantes e de tratamento, como a Color Booster da Yamá.


Como cuidar dos cachos coloridos com a Color Booster da Yamá

Há um tempinho atrás contei sobre a saga da minha mãe para fazer cachinhos cor-de-rosa no cabelo dela. Na época, compartilhei um grande desafio nesse processo: os fios brancos.
Mãezinha tem muito cabelo branco, e nós pintamos de marrom. Como a mami poderosa não curte gastar taaanto tempo cuidando do cabelo, nós unimos o útil ao agradável e usamos a Color Booster da Yamá para fazer manutenção de cor e hidratação: é um tratamento que cuida do hair ao mesmo tempo que ativa a cor dos fios.

A Ana já contou sobre a experiência dela com a máscara, e agora vou contar a da minha mãe também!

Como usamos a Color Booster da Yamá?

Nós usamos com dois objetivos:

  1. Para manter os fios já coloridos de castanho brilhosos, hidratados e com a cor bem viva.
  2. Disfarçar os fios brancos que nasciam mais rápido antes do retoque da tinta, ou antes de alguma ocasião especial que não teríamos como pintar o cabelo a tempo.

Essa segunda foi uma grande surpresa pra mim, que acabei descobrindo por acidente! Então se você gostaria de disfarçar poucos fios brancos de maneira não agressiva, pode usar a Color Booster!

A máscara tem uma textura deliciosa, parece com mousse de chocolate e dá muita vontade de comer gente, sério! Haha Ela também está disponível para manutenção de cabelos vermelhos e platinados. Para usar, você pode deixar agir no cabelo limpo por trinta minutos e enxaguar com água e condicionar normalmente.
Muito cuidado com a aplicação: a máscara tem muito pigmento, então pode manchar as roupitchas.

  • Você pode achar a máscara por preços que variam entre R$15 e R$30.

Espero que tenham gostado, pessoal!
Até a próxima,

 

Raysa França

Raysa, 21 anos, vegana, belo-horizontina e mineira de coração. Estudante de ciências sociais, apaixonada com pessoas, animais, viagens, desenhos animados, culinária e cabelos.







comments

Comentários

Nossa muito bom mesmo essas dicas e sacadas excelentes. Eu hidrato meus cabelos e depois uso a touca de cetim na hora que vou dormir para manter meu day after. Prolongando minha definição e sem contar ficam com brilho e sem aquele friz.

Eu comprei a touca de cetim neste site aqui abaixo: http://toucadecetim.com/


Deixe um comentário

error: Este conteúdo é protegido por direitos autorais e não deve ser copiado ou reproduzido sem permissão prévia e sem atribuição dos créditos. Blog Cacheia 2013-2016.