Efeito build up: o que é, como evitar

o que é efeito build up

Esse é mais um daqueles posts que vai aparecer aqui no blog a partir da “demanda popular”. Não é raro que a gente receba nas nossas redes sociais reclamações como “meu cabelo está péssimo, parece que nenhuma hidratação faz efeito”.  As explicações para esse problema podem ser muitas, mas hoje decidi explorar uma das possibilidades: o acúmulo de resíduos nos fios.

O que é o efeito build up?

No dia-a-dia usamos produtos comuns como shampoo, condicionador, máscara, creme de pentear, leave-in, etc. Alguns dos componentes utilizados pela indústria cosmética penetram na estrutura dos fios e auxiliam na melhora da aparência e da saúde dos cabelos. Já outros componentes agem de forma mais superficial digamos assim. Seja como for, o fato é que com o tempo os resíduos desses produtos podem acumular e deixar os fios com aparência e/ou toque oleoso e opaco. E aí vem aquela sensação chata de que produto nenhum está fazendo efeito. O “build up”  no bom português se refere justamente a esse acúmulo de resíduos que pode prejudicar o tratamento e a finalização dos cabelos.

Como evitar o efeito build up?

Lavagem mais eficiente:

Realizar uma boa lavagem é essencial para manter os cabelos limpos e saudáveis, por isso mesmo a gente não pode simplesmente “dar um pulinho” no chuveiro e achar que o problema está resolvido. Na hora de lavar os cabelos, aplique o shampoo no couro cabeludo e massageie muito bem. Faça movimentos circulares para distribuir bem o produto e enxague. Se sentir que o couro cabeludo ainda não está completamente limpo, reaplique o shampoo e repita o processo. Lembre-se também que o condicionador deve ser aplicado somente no comprimento e nas pontas, na raiz jamais!

A gente está falando aqui do efeito build up: algo que pode aparecer a médio e longo prazo, mas é bom destacar que a curto prazo o resultado de uma limpeza inadequada pode ser sentido com o aumento da oleosidade, da coceira e até aparecimento de caspa. Na dúvida, procure um profissional para te orientar da melhor maneira possível.

Efeito build up e as técnicas low poo e no poo

Como vocês devem imaginar, eu participo de vários grupos sobre cabelos cacheados e crespos. E por lá é fácil encontrar meninas que estão seguindo a técnica low poo ou a técnica no poo há algum tempo e que relatam problemas muito semelhantes aos descritos acima: falta de brilho, cabelo com aspecto sujo/opaco, dificuldade para conseguir definição, resultado insatisfatório nos tratamentos. Talvez a explicação para muitas dessas reclamações seja justamente o acúmulo de resíduos.

Pela lógica, quem segue essas técnicas abandona o uso de sulfatos fortes. Eu por exemplo, estou seguindo uma rotina com shampoos suaves liberados para low poo há quase dois anos. No entanto, acredito que não precisamos ficar “engessadas”, afinal de contas os produtos e as técnicas capilares estão aí para nos servir, e não o contrário. Por isso mesmo, sempre que sinto necessidade faço uma lavagem caprichada usando shampoo com sulfato. Faço isso uma vez por mês geralmente :)

Considerando minha experiência pessoal, acredito que a lavagem com um shampoo com sulfato vez em quando é uma alternativa possível para quem segue as técnicas e deseja evitar o acúmulo excessivo de resíduos no couro cabeludo. Os shampoos transparentes compostos por extratos naturais como jaborandi, chá verde, lavanda ou hortelã por exemplo, são ótimos para trazer aquela sensação de renovação e frescor. Para quem gosta de tratamentos caseiros, a argila pode ser uma aliada a mais. Aqui no blog tem um textinho sobre o assunto, confere lá!

Se meu argumento não te convenceu e você não quer usar produtos com sulfatos nem uma vezinha não tem problema! Existem shampoos anti resíduos livres de sulfatos fortes. Infelizmente mão são muitos, mas pesquisei e vou colocar alguns logo abaixo.

shampoo antiresiduos liberados low poo sem sulfato

Atenção aos silicones

Vale lembrar também que quem segue o no poo só utiliza silicones solúveis em água e quem segue a técnica low poo pode utilizar produtos com silicones solúveis e insolúveis em água. Mas na prática é legal não exagerar na quantidade de silicones que a gente coloca no cabelo. Esses componentes formam uma “camada” em torno dos fios que pode ser muito útil para a proteção térmica por exemplo. Por outro lado, o uso frequente de produtos com silicones pode deixar os fio mais “teso”, isto é, com um toque mais rígido, pesado. Então pra deixar seus fios livres, leves e soltos, use com moderação! :)

E quem não segue nenhuma das técnicas, qual a dica para evitar o efeito build up?

Para quem não segue as técnicas low poo ou no poo, também vale a dica sobre o uso moderado de produtos com silicones. Além disso, outra preocupação é o excesso dos derivados de petróleo como parafina, óleo mineral, isoparafina, vaselina, alcano, dodecano, entre outros. Essas substâncias também pode acumular na superfície dos fios. Uma boa lavagem com um shampoo anti resíduos vez em quando também pode ser uma aliada quando se sente que o acúmulo de resíduos é excessivo.


Por hoje é só! Conta pra gente nos comentários se você já enfrentou um problema semelhante com seu cabelo e qual é sua forma de driblar o efeito build up.

Maressa De Sousa

Maressa, 26 anos, baiana. Cientista Social, mestra em Antropologia. Terapeuta capilar, cabeleireira e trancista. Ama filmes e livros de ficção. Para ela, a transição capilar marcou o início de muitas outras transformações.

Blog Comments

Olá, Maressa,

Eu presumo que nos grupos que você frequenta, sobre cabelos cacheados e crespos, o uso do bicarbonato de sódio, como “receita caseira” para shampoo antirresíduo já foi debatido.
Gostaria de saber a opinião da equipe Cacheia sobre esse assunto, principalmente, pela questão dessa substância alterar o ph dos fios capilares.

Um abraço.

Oi Évelin, tudo bem?

Bom, vou responder só por mim, ok? Eu gosto de passar pra vocês nos meus posts a minha experiência com produtos, finalizações, etc. Particularmente acredito que as receitas caseiras são muito úteis para o tratamento caseiros dos fios, mas em função da pesquisa apurada da indústria cosmética prefiro realizar alguns procedimentos como a lavagem antirresíduos usando um produto que foi desenvolvido para essa função. Por se tratar de um processo que de certa forma é “agressivo” para os fios, prefiro investir em algo no qual tenho segurança.

Abraços!

quero aderir a técnica no poo e eu li que é preciso lavar o cabelo pela última vez com shampoo com sulfato mas sem petrolato…será que vc pode me indicar algum shampoo assim? e tenho duas filhas com cabelo cacheado …elas também podem aderir ao no poo?

Adorei o texto. Vou indicar o blog para outras pessoas. Bjos.

Que bom que curtiu Lourdinha, bem-vinda! :)

[…] Efeito build up: o que é, como evitar, Maressa de Sousa no Cacheia! […]

Oi Maressa!
Adorei muitos de seus posts. Sabe aquela pessoa que não tem tempo, nem dinheiro, nem informação pra tratar os cabelos e usa qualquer produto que estiver no banheiro? Sou eu. Eu tinha aquele tipo de cabelo com cachos grossos, liso na raiz, fibra perfeita tarárá… Depois ele mudou, os cachos ficaram molinha, pequenos, o volume era de doer, e na época não existia essa aceitação que tem hoje. Vivia preso,ou cheio de creme. Depois ele mudou de novo. Ficou sem forma, ressecado e nada resolvia.
E depois que minha filha nasceu ele ficou com cachos grossos de novo, o volume tá mais ou menos.
Sem saber o que usar, comprei um creme Yamasterol,aquele do tempo da vovó, um shampoo e condicionador da novex Santo Black,que é liberado, e vou tentar dar um jeito.
Acho que essas mudanças tbm podem ter relação com meu hipotireoidismo, né?
As vezes, na pressa, passo um pouco de óleo Johnson pra baixar o frizz e ele fica até legalzinho.
Me aconselha pelamor!
Um beijo!

Acredito que seja isso que meu cabelo está passando, faço low poo e tenho achado ele oleoso, opaco e não tem ficado macio como antes. Comprei o detox da phytoervas, espero ajudar :/

Genteeee uma xará! Coisa rara de se ver! rsrsrs
Faça um detox caprichado e uma boa hidratação Maressa :)

Abraços!

Meu deus!!!! Finalmente um post que esclareceu minhas dúvidasss!
Mt obrigada!
(:

Leave a Comment