Efeitos do clima seco ou úmido sobre os cabelos cacheados e crespos

Essa semana estava respondendo algumas mensagens no blog quando li o relato de uma leitora que havia mudado de cidade e reclamava dos efeitos da umidade sobre o seu cabelo cacheado. De repente me passou aquele filme na cabeça e me lembrei que a Ana comentou numa viagem que o cabelo dela costumava ficar incrível na praia. Pensando nessas coisas, decidi reunir algumas informações que ajudam a entender como o clima interfere na aparência dos cabelos cacheados e crespos. Bora lá!

Efeitos do clima úmido sobre os cabelos cacheados e crespos

Ok, vamos começar dizendo  o seguinte: o cabelo é formado por algumas ligações que interferem na aparência dos fios. Quando molhamos o cabelo por exemplo, as chamadas “pontes de hidrogênio” são quebradas, quando os fios já estão secos, essas ligações se reestabelecem.

Esse mesmo processo de interação entre as pontes de hidrogênio e a água do chuveiro também ocorre com a umidade do ar. Assim, no clima úmido a gente pode sentir os cabelos mais “pesados” na medida em que absorvem umidade, além de ganhar cachos mais enroladinhos. Talvez essa seja uma das razões pelas quais os cachos da Ana fiquem tão bonitos e com aspecto hidratado na praia. Em regiões como Rio de Janeiro, São Paulo, Rio Grande do Norte, etc; impera o clima litorâneo úmido. Outros estados da região norte como o Amazonas também são caracterizados por um clima mais úmido. Para quem tem curiosidade, esse artigo aqui tem um mapa muito interessante que mostra os diferentes climas do nosso Brasilzão.

Eu sei que o papo tá legal, mas nem tudo são flores! Um clima mais úmido pode ser bastante incômodo para quem está com os cabelos danificados já que fios com alta porosidade absorvem mais água (e perdem com a mesma facilidade). A consequência são cabelos com volume reduzido e mais frizz.

cabelo crespo na praia

Dicas de sobrevivência no clima úmido:

  • Para conviver com a umidade e cuidar bem dos cabelos cacheados e crespos, invista em produtos finalizadores com ação condicionante.
  • Use condicionador após a lavagem com o shampoo ou a aplicação das máscaras de tratamento para selar a cutícula dos fios e dar uma acalmada no frizz.
  • A presença do frizz é comum em qualquer tipo de cabelo e por isso mesmo é importante aprender a conviver com ele. Por outro lado, existem alguns truques legais para quem quer reduzir o frizz excessivo. Ao secar os cabelos, adote uma toalha de microfibra – ela produz menos atrito e por isso gera menor frizz que as toalhas comuns. O uso de uma fronha de cetim no travesseiro é um modo de garantir um dia seguinte com menos frizz. Outras dicas estão disponíveis nesse post aqui. 

Efeitos do clima seco sobre os cabelos cacheados e crespos

Nossos cabelos crespos e cacheados também podem sofrer com o clima muito seco. A baixa umidade e a ação do sol fragiliza os fios, por isso quem vive em regiões de clima seco como o nordeste brasileiro deve ficar atento. Os raios ultravioleta B (UVB) podem causar perda proteica e deixar os fios ressecados. Já os raios ultravioleta A (UVA) agem ainda mais fundo e podem degradar as cutículas, prejudicar a retenção de água dos fios, deixá-los com aspecto áspero e sem brilho. Os raios UVA também podem degradar dois aminoácidos importantes da queratina capilar: a tirosina e a fenilalanina. A consequência são cabelos mais fracos e quebradiços.

cabelo crespo curto calor

Dicas de sobrevivência no clima seco:

  • Não é só nossa pele que precisa de proteção contra a ação dos raios solares, os cabelos também precisam receber atenção especial. Por isso mesmo, capriche no spray de proteção solar antes de se expor ao sol.
  • Invista em tratamentos que reponham a água dos fios. Máscaras de hidratação, receitas de borrifador  e receitas caseiras  são algumas das alternativas para manter os cachinhos saudáveis.
  • Evite o excesso de calor da chapinha, do secador ou do difusor. Sempre que utilizar algum desses recursos, prepare os cabelos usando um finalizador ou spray de proteção térmica.
  • Hidrate-se: já falamos sobre a importância de beber a água para a saúde dos cabelos e do corpo inteiro mas vale repetir o mantra sempre.

 

Referências bibliográficas

O sol e os cabelos – Tricologia

Classificação dos climas no Brasil – Mundo educação 

Porque o cabelo enrola na umidade – Mundo Estranho


Por hoje é só! Compartilhe com a gente nos comentários quais são suas estratégias de sobrevivência no clima mais seco ou úmido :)

Maressa De Sousa

Maressa, 26 anos, baiana. Cientista Social, mestra em Antropologia. Terapeuta capilar, cabeleireira e trancista. Ama filmes e livros de ficção. Para ela, a transição capilar marcou o início de muitas outras transformações.

Blog Comments

Ah! Post muito bom Maressa.
Meu cabelo já e seco e moro em uma região seca, aí você pensa no desastre que é KKKK

Eita! hahaha

Pode fazer banho de verniz no cabelos cacheados ? Ou estraga muito

Oi Diani, tudo bem? Você se refere às máscaras do tipo “Banho de Verniz”? Até o momento não cheguei a experimentar de nenhuma marca, mas o ideal é checar a composição do produto e considerar as necessidades atuais do seu cabelo. A qual você se refere especificamente?

Abraços!

Ei Maressa, e esse vento aqui de Salvador? Faz como? Tá acabando com o meu cabelo….

Leave a Comment