#OperaçãoMamãe: como fiz mechas coloridas em casa

Olá pessoal, tudo bem com vocês? Hoje vou compartilhar o processo de fazer mechas coloridas em casa em cabelos ondulados1

Já contei para vocês sobre o processo de transição capilar com a minha mãezinha. Esse processo revolucionou as ideias que ela têm sobre cabelo, e a ajudou a ter coragem de fazer coisas novas. Nesse sentido, já tem um tempo que queríamos trocar a cor do cabelo dela, e fazer algo diferente. Finalmente, tivemos a brilhante ideia de fazer mechas rosas. Nesse caminho, encontramos algumas dificuldades:

  • Mami têm muitos cabelos brancos e pinta de castanho (tintura 5.0) há vários e vários anos. A quantidade alta de pigmento castanho pode causar manchas se for mal retirada.
  • Ela não queria pintar o cabelo todo de rosa, nem causar muito impacto, então optamos por descolorir a parte debaixo do cabelo.
  • Mamãe estava com um pouco de medo de pintar e ficar inadequado para a idade. Mas acreditem em mim: você faz com o seu cabelo o que quiser, nunca é tarde para inovar!
  • Descoloração e coloração são processos que agridem bastante os cabelos, então precisamos tomar alguns cuidados.

Então, vamos ao processo?

Primeira parte: retirando a tinta castanha com dekapcolor

dekapcolor: auxiliar nas mechas coloridas em casaPara fazer mechas coloridas em casa com cores fantasia, é necessário primeiro descolori-lo. No entanto, como minha mãe tinha um cabelo muito recarregado com muitas camadas de tintas, achei melhor fazer primeiro um processo de decapagem. A decapagem costuma ser muito agressiva pro cabelo, então, ao invés de fazê-la, usei o DekapColor, da Yamá.

Como funciona o DekapColor?

Esse produto remove a coloração dos cabelos de forma total ou parcial com impactos mínimos aos fios. Eu já havia utilizado o DekapColor antes, há mais ou menos três anos, quando pintei o cabelo da cor errada. (pintei de vermelho e queria ruivo cobre!). Na ocasião deu super certo, e precisei de apenas duas aplicações.

Para utilizar o dekapcolor, é muito fácil: você prepara uma mistura com partes iguais dos produtos, faz o teste de mecha, e aplica imediatamente no cabelo. O produto age por 30 minutos, e é enxaguado. São recomendadas apenas duas aplicações por semana, no máximo.

No caso da minha mãe, fizemos 6 aplicações, divididas em 4 semanas. Na primeira semana, aplicamos somente uma vez.

Essa foto dá pra ter uma noção da remoção da tinta no cabelo dela: (ambas foram tiradas no mesmo horário pela manhã, com luz natural. Reparem que a blusa que ela usou para o procedimento ficou bem descolorida! Então cuidado com as roupas que vocês usam, porque o dekapcolor também retira pigmentos de tecidos).

Resultado do DekapColor em cabelos com fios brancos


Descoloração com pó descolorante da Yamá e OX 30 volumes

 

Para descolorir o cabelinho dela, optei por usar o Pó Descolorante da Yamá de queratina com a água oxigenada 30 volumes. Comecei aplicando pelas pontas e deixei agir por dez minutos antes de chegar próximo a raiz. Isso é importante porque o couro cabeludo é mais aquecido e acelera o processo de descoloração. É recomendado que você use OX e pó descolorante da mesma linha (mesma cor do potinho!)

Para pintar de rosa, é recomendado que um tom louro 11 ou 12 seja alcançado.

 


Finalmente, o rosa!

A parte mais fácil de todo o processo, o tonalizante: Usamos o Tonalizante Pink da Yamá Fashion Color, que é sem amônia! Essa é a parte mais suave do processo de mechas, porque além de não estragar a cabeleira, na verdade faz um tratamento. É pra aplaudir de pé, pessoal! /o/

Para isso, você precisa apenas aplicar na parte do cabelo que quiser que já estiver seca e descolorida. Depois, deixar agir por 30 minutos e enxaguar com água abundante. Condicionar normalmente.


Cuidados pré e pós descoloração

É muito importante cuidar do cabelinho antes e depois do processo. Os fios devem ser fortalecidos antes dos processos de descoloração e coloração, então não faça nada disso se você estiver com o cabelo seco, ou com quebra.

Depois, cuidado redobrado: dependendo do caso e do nível de agressão aos fios, é recomendado o cronograma capilar.


Antes e o Depois: mechas coloridas em casa

Eu descolori o cabelo da minha mãezinha até um louro 9 ou 10. Para fazer mechas rosa de coloração mais forte, é preciso descolorir na altura de um louro 11 ou 12.

E então, pessoal? O que vocês acharam? Gostaram do resultado das mechas coloridas em casa?

Beijo grande,

Raysa França

Raysa, 27 anos, vegana, belo-horizontina e mineira de coração. Cientista Social, mestranda, apaixonada com pessoas, animais, viagens, desenhos animados, culinária e cabelos.

Leave a Comment