Como cuidar dos cabelos crespos nos dias frios

  • Home
  • Dicas
  • Como cuidar dos cabelos crespos nos dias frios
como cuidar dos cabelos crespos nos dias frios

Aqui em Minas o frio está ficando cada vez mais forte! E com ele bate aquela preguiça de molhar o cabelo porque a gente sabe que pode demorar mil anos pra secar. Além disso, parece que muitos produtos que funcionam bem no calor já não ficam tão legais. Com a chegada do inverno, costumo mudar um pouquinho a rotina de cuidados para conseguir vencer os dias de frio e cuidar bem do meu crespo. Nos tópicos abaixo compartilho algumas dessas dicas com vocês.

Como cuidar dos cabelos crespos nos dias frios 

Diminuir a frequência de lavagem

Quando os dias estão frios e/chuvosos, costumo diminuir a frequência de lavagem. Acho que essa é uma boa alternativa desde que não haja um exagero. Passar dias sem lavar pode ser prejudicial para a saúde dos fios porque o couro cabeludo pode ficar mais sujo e oleoso. Aí pode vir a caspa, o aumento da queda e tantos outros probleminhas chatos. Então use o bom senso para estabelecer essa nova rotina capilar.

Importante: a caspa e a dermatite seborréia podem aparecer com mais intensidade no inverno. Se você sofre com esse problema, procure a orientação de um(a) dermatologista.

Pré-shampoo para reduzir os danos

Nesse friozinho fica difícil ter coragem para lavar os cabelos na água fria, certo? Por outro lado, a água quente não é uma opção interessante porque pode incentivar o excesso de oleosidade no couro cabeludo. Sendo assim, uma alternativa possível é lavar os fios com a água morna.

E como a gente sabe que os shampoos podem contribuir para o ressecamento dos fios, um truque muito útil para qualquer época do ano para proteger os fios é fazer um mini tratamento antes do shampoo (pré-shampoo/pré-poo) usando seu óleo vegetal favorito e/ou uma máscara de ação rápida. Aqui no blog já tem um post completinho sobre o assunto, confira!

Atualmente estou fazendo o pré-shampoo usando a Proteína capilar da Haskell. Ela forma uma espécie de camada protetora em torno dos fios, deixando o cabelo mais resistente à ação adstringente do shampoo. Esse produto é mais interessante para quem tem os cabelos quimicamente tratados e está sofrendo com a porosidade dos fios. A Proteína Capilar ajuda a selar as cutículas dos fios e possui proteínas que auxiliam na reconstrução. Mas para quem não passou recentemente por processos como coloração, descoloração, relaxamento, etc; e deseja apenas evitar que os fios fiquem fragilizados e quebradiços nesse clima frio, a dica é investir nos óleos vegetais , máscaras hidratantes e itens como o d-pantenol.

Não se esqueça: após a lavagem com shampoo e o tratamento com uma boa máscara, capriche no uso do condicionador no comprimento e nas pontas!

Finalizadores mais encorpados

Uma das formas de garantir menos lavagens e um bom day after (dia seguinte)  é investir numa finalização capaz de fixar bem os cachinhos. Para isso, a dica é se jogar nos cremes para pentear e manteigas. Na montagem abaixo separei alguns exemplos de produtos que garantem mais fixação no meu cabelo, mas como cada cabelo possui necessidades específicas, teste e veja qual se adapta melhor ao seu crespo :)

Como cuidar dos cabelos crespos nos dias frios

Mais calor, mais proteção

Se o clima está frio e o sol não dá as caras, o uso do difusor para secar o cabelo aumenta muito. Nessas horas vale lembrar que a proteção térmica é muito importante para reduzir os danos causados pelo excesso de calor. Sempre que possível, deixe os fios secarem naturalmente e quando precisar usar o difusor, utilize um spray de proteção térmica antes de iniciar a secagem.

Hora de dormir!

Aquela velha dica sobre o uso do travesseiro com uma fronha de cetim também vale para o inverno. O cetim ajuda a reduzir o atrito entre o cabelo e o travesseiro, assim a gente fica com menos frizz e nosso crespo amassa beeem menos.

Abuse mais dos penteados

Os penteados rápidos como afro puff com bandana, semipresos, tranças laterais, coques, etc; são uma maneira para aproveitar bem o seu dia seguinte e evitar molhar os fios. Deixe a criatividade rolar e aproveite o volumão que aparece no day after. Confira nesse  post algumas sugestões.

penteado cabelo crespo afro puff com bandana

Renovando os fios no dia seguinte

Como eu costumo usar um produto mais grossinho para finalizar após a lavagem, no meu primeiro day after geralmente não preciso fazer nada, no máximo aplicar um tantinho de óleo no comprimento e nas pontas. Já a partir do segundo dia os fios podem exigir novos cuidados. Coloquei na montagem abaixo algumas das combinações que costumo usar no dia seguinte. Os produtos são apenas exemplos e podem ser substituídos por aqueles que vocês tiverem em casa :)

Como cuidar dos cabelos crespos nos dias frios: sugestões de misturinhas

Relaxe!

Para encerrar o post gostaria de reforçar que às vezes a gente segue a mesma finalização e usa os mesmos produtos, mas o cabelo pode parecer diferente. O clima, a saúde dos fios, a ação de elementos externos, etc; podem interferir bastante nesse resultado. Então além de estar muito atenta à sua saúde como um todo, anote a dica: relaxe um pouco e não tente “controlar” demais os fios. Cabelo natural tem frizz, pode parecer menos volumoso no inverno (ou o contrário dependendo do tipo de textura), às vezes pode ficar mais ou menos definido e por aí vai … Esse negócio de “cacho perfeito” só existe em rótulo de creme ou marketing de salão. Procure entender seu cabelo crespo, suas necessidades e possibilidades, assim o cuidado com o cabelo natural ficará bem mais tranquilo.

Foto de Capa: Unsplash

Maressa De Sousa

Maressa, 23 anos, baiana. Mestranda em Antropologia. Ama filmes e livros de ficção e aventura. Para ela, a transição capilar marcou o início de muitas outras transformações.







comments

Comentários

[…] Como cuidar dos cabelos crespos nos dias frios, Maressa de Sousa no Cacheia […]

Que mega dicas, super incrivel!!


Deixe um comentário

error: Este conteúdo é protegido por direitos autorais e não deve ser copiado ou reproduzido sem permissão prévia e sem atribuição dos créditos. Blog Cacheia 2013-2016.