Receita caseira: polpa de abacate para cabelos ressecados e fracos

polpa de abacate para cabelos ressecados

Quem acompanha o blog sabe que nós AMAMOS receitas caseiras! Inclusive vou listar no fim dessa postagem várias opções maravilhosas que já estão disponíveis aqui no blog. Hoje quero compartilhar com vocês uma receita que eu fiz usando três ingredientes fáceis de encontrar. Estava pensando num modo de tratar os cabelos mais ressecados e enfraquecidos há tempos e depois de ver o que tinha em casa e pesquisar um pouquinho sobre cada um dos componentes cheguei nessa ideia de misturinha para o meu cabelo. Confira aí como fazer uma polpa de abacate poderosa!

Polpa de abacate para cabelos ressecados e fracos

Vantagens:

O abacate é rico em gorduras e entra nessa receita para auxiliar no combate ao aspecto ressecado dos fios. O óleo de rícino auxilia no fortalecimento e o d-pantenol hidrata e contribui para a recuperação dos cabelos.  A ideia é que associando esses componentes, os fios fiquem mais encorpados e com mais brilho.

Importante: o óleo de rícino não é recomendado para grávidas, lactantes e crianças. Além disso, por ser um óleo que possui um cheiro forte e pode causar o desconforto e reações adversas em algumas pessoas. Certifique-se de que você não é alérgico ao produto antes de utilizar.

polpa de abacate para cabelos ressecados

Textura final da polpa de abacate. Olha que cor linda!!!

Ingredientes:

  • Meio abacate maduro
  • Soro fisiológico (se não tiver use água filtrada)
  • 3 colheres de óleo de rícino 100% vegetal
  • 1 tampa de d-pantenol

polpa de abacate para cabelos ressecados

Como fazer:

Abra o abacate, retire a semente e com uma colher separe a poupa e coloque num recipiente limpo. Para gerar um creme bem homogêneo, bata a polpa do abacate com soro fisiológico e óleo de rícino numa batedeira ou liquidificador. A quantidade de soro deve ser pequena já que ele entra aqui para facilitar o trabalho do liquidificador. Na minha receita usei menos de meio copo (americano) de soro fisiológico.

Quando a mistura estiver homogênea, coloque num recipiente separado e acrescente uma tampa de d-pantenol. Mexa vigorosamente. Está pronto!

Aplicação:

Lave bem os cabelos e aplique a polpa apenas comprimento e nas pontas. Evite o couro cabeludo! Deixe agir de 20 a 30 minutos e enxague. Em seguida, aplique um condicionador no comprimento e nas pontas e dê uma pausa de 5 minutos. Massageie bem os fios num movimento de enluvamento e enxague. Depois disso é só finalizar como preferir.

Importante: Passar o condicionador e pausar é essencial porque ele ajuda a retirar o excesso de óleo dos fios além de deixar o cabelo mais maleável e facilitar o desembarace posterior.

Onde comprar os ingredientes:

Para fazer essa receita usei um abacate que pedi para uma colega. Acho que o uso do abacate é interessante principalmente no caso de quem já tem uma árvore em casa ou tem um vizinho que não consegue consumir todos os frutos. Assim sai de graça e a gente ainda aproveita e evita o desperdício.

O óleo de rícino pode ser encontrado em farmácias porque é vendido como laxante. Por lá ele custa por volta de três reais. Em algumas lojas de cosméticos o óleo de rícino também é vendido, mas com a função de óleo para umectação. Já testei ambos e são praticamente iguais em efeito. Seja como for, opte sempre por um produto 100% vegetal.

O d-pantenol pode ser comprado em lojas de cosméticos ou farmácias. Tem d-pantenol pra todos os gostos e bolsos! Aqui no blog já tem um post sobre ele e alguns dos produtos que já testei.

Resultado

resultado polpa de abacate para cabelos ressecados

Coloquei uma foto do meu cabelo após a receita caseira mas vale destacar que geralmente a gente sente o resultado desse tipo de tratamento a médio e longo prazo. A curto prazo dá pra sentir os fios com mais brilho, ligeiramente mais “pesados” e com mais definição. Pelo menos foi essa a minha experiência :)

Outro ponto a destacar é que nenhuma receita caseira é milagrosa, por isso quem está com o cabelo muito danificado precisa investir em bons tratamentos – não apenas os caseiros – e buscar a avaliação profissional dependendo do caso.

Sugestões de leitura:

Cronograma capilar com receitas caseiras

Receitas caseiras veganas para cabelos cacheados e crespos 

Receitas de borrifador 

 

Maressa De Sousa

Maressa, 23 anos, baiana. Mestranda em Antropologia. Ama filmes e livros de ficção e aventura. Para ela, a transição capilar marcou o início de muitas outras transformações.







comments

Comentários

Olá, Maressa,

O abacate é meu ingrediente preferido, a muito tempo, para as minhas “nutrições ” capilares, principalmente, pela questão do ressecamento, ocasionado pelo clima quente e seco e também, em ambientes com ar condicionado.
Quando a fruta está com uma boa quantidade de óleo, a receita fica bem potente, junto o óleo vegetal, como você mencionou na matéria, fazendo com que eu utilizasse pouco ” leave-in” na finalização.
Estou pensando sobre retornar com uso do óleo de rícino, por motivo do fortalecimento e crescimento dos fios.

Abraços para toda a equipe Cacheia.

Ei Evelin, um grande abraço pra você também!


Deixe um comentário

error: Este conteúdo é protegido por direitos autorais e não deve ser copiado ou reproduzido sem permissão prévia e sem atribuição dos créditos. Blog Cacheia 2013-2016.