Como retirar o óleo da umectação com método UCPE

  • Home
  • Dicas
  • Como retirar o óleo da umectação com método UCPE
óleo vegetal umectação método UCPE

A umectação é uma técnica que pode auxiliar no tratamento do ressecamento em cabelos cacheados e crespos e consiste basicamente em aplicar um óleo 100% vegetal nos cabelos secos, massagear bem e deixá-lo agir por algumas horas ou até mesmo durante a noite (com o uso de touquinha). Aqui no blog já tem um post completinho sobre o assunto, por isso o post de hoje é bem rapidinho e tem o objetivo de compartilhar uma dica simples para quem é adepta da umectação.

Seja lá na página no Facebook, aqui no blog ou no inbox do Instagram, sempre aparece a mesma dúvida: como retirar o óleo do cabelo? Eu imagino que muitas de vocês, assim como eu, já usaram shampoo para remover completamente o óleo dos fios. Mas já faz um tempinho que descobri um truque muito legal e simples para retirar a umectação: o método UCPE.

O que é o método UCPE?

Lendo essa sigla parece super complicado, mas a tradução é simples: umectar, condicionar, pausar e enxaguar. No método UCPE a ideia é usar um condicionador livre de derivados de petróleo e sem silicones para retirar o óleo da umectação com suavidade. Assim, o óleo sai e os benefícios do tratamento ficam. Minha dica é escolher um condicionador bem levinho para facilitar a aplicação.

Particularmente, acho que o UCPE é útil para quando se quer começar e terminar a umectação no mesmo dia sem demandar muito tempo na lavagem. Assim, quando estou seguindo o cronograma capilar mais certinho e já separei duas lavagens com shampoo na mesma semana, no dia da umectação posso só fazer o UCPE porque sei que fiz uma boa lavagem com shampoo no começo da semana e vou fazer outra no fim da semana.

Método UCPE: como fazer?

Na hora de retirar a umectação, distribua o condicionador no cabelo generosamente e massageie bem. Faça um movimento de enluvamento, puxando o produto do comprimento em direção às pontas repetidamente. Depois de massagear bem, prenda o cabelo num coque baixo e deixe o condicionador agir de 15 a 20 minutos. Enxague bem, retirando o condicionador completamente. Pronto! Agora é só finalizar como preferir.

Aplicar  o condicionador na raiz ou não?

Agora chegou a hora da treta! Existe uma questão no método UCPE que me coloca uma pulga atrás da orelha. Algumas pessoas costumam aplicar o óleo vegetal no couro cabeludo, no comprimento e nas pontas e na hora de retirar o óleo através do método UCPE utilizam condicionador no couro cabeludo. Particularmente, não acho interessante aplicar condicionador no couro cabeludo porque tenho a raiz bastante oleosa. Minha solução é a seguinte: quando quero fazer uma umectação no couro cabeludo (fazendo uma bela massagem com óleo de rícino por exemplo), faço esse tratamento e lavo no mesmo dia usando shampoo. Quando faço a umectação só no comprimento e nas pontas me sinto confortável para aplicar apenas condicionador nessas áreas para retirar o óleo. Então fica minha experiência sobre, acredito que cada um(a) pode testar e ver como se adapta melhor.

Método UCPE: que produtos usar para retirar a umectação?
condicionador para método UCPE

O método UCPE pode ser feito com o auxílio de um produto sem derivados de petróleo e sem silicones ou seja, liberado para a técnica no poo. Existem várias opções nas lojas de cosméticos e por isso não pretendo listar todas por aqui. Entre os produtos mais utilizados no UCPE está o Yamasterol. Também coloquei na imagem do lado outras duas sugestões de condicionador que possuem um preço bem acessível: o Kanechom Low Poo e o Condicionador Desmaia Cachos #TodeCacho.


E aí, você já testou o método UCPE? Qual condicionador você costuma utilizar? Conta pra gente nos comentários o resultado!

Maressa De Sousa

Maressa, 22 anos, baiana. Graduada em Ciências Sociais. Ama filmes e livros de ficção e aventura. Para ela, a transição capilar marcou o início de muitas outras transformações.







comments

Comentários

vi hoje no insta sobre essa postagem q estava n forno, bela materia

Oi Silvia! Pois é, fiz o máximo pra soltar o texto mais rápido porque muitas meninas estão perguntando sobre.

Abraços!

Tenho os cabelos lisos meio que encaracolados, porem ele costuma ficar bem estragados, devido a praia, sol, chapinha, sem falar que quebra demais. Faço a umectação ao longo do fios ate a ponta, (sem raiz) começo pela manhã e retiro o oleo pela tarde com shampoo e condicionador, e mesmo assim continua oleoso.
Não aconselho a deixarem o oleo por muito tempo, por que seus componentes vegetais são riquissimos, e quando aplicados nos cabelos eles sobem até a raiz tabem (por isso não é necessario aplicar no couro cabeludo) pode transformar sua raiz e uma panela de oleosidade, causando até a caspa, o que é pessimo!
A materia é otima e ajuda muito, parabéns!

Se eu retirar a umectação o com o yamasterol, por exemplo, que é para co wash eu posso passar na raiz, não posso?

Oi Vilany, tudo bem? Como eu disse na postagem, tenho uma raiz oleosa e particularmente prefiro não utilizar condicionador no couro cabeludo. Apesar de ser liberado para co-wash, o Yamasterol Babosa não tem anfótero (agente limpante suave). Por essa razão, acho que ele como co-wash é mais interessante para quem segue No Poo e menos interessante pra mim, que sigo low poo e uso produtos com silicone com regularidade. Em todo caso, acho que cada um(a) tem a própria experiência. Sei que algumas pessoas aplicam sim no couro cabeludo, mas prefiro não recomendar essa ação porque é algo que eu testei e não funcionou bem.


Deixe um comentário

error: Este conteúdo é protegido por direitos autorais e não deve ser copiado ou reproduzido sem permissão prévia e sem atribuição dos créditos. Blog Cacheia 2013-2016.