Finalização com água no dia seguinte (day after)

finalização com água

Digamos que hoje é o seu dia de cuidar do cabelo. Você lavou, aplicou uma boa máscara ou fez uma receita caseira caprichada, condicionou e finalizou os cachos. No dia seguinte, você percebe que os fios estão super amassados e precisam ser renovados. Mas aí você nota que seu cabelo ainda tem resíduos do creme do dia anterior. E aí, o que fazer?

Às vezes aplicar uma nova camada de creme no cabelo no dia seguinte pode deixar os fios muito pesados, principalmente se você usou um finalizador mais grossinho, rico em silicones, manteigas e óleos no dia anterior. E por experiência própria posso afirmar: tem dia que nem os sprays de dia seguinte resolvem o problema. Por mais que eles sejam mais “leves”, podem pesar os fios e deixar aquele toque pegajoso além de fios muito opacos.

Foi em função dessa dificuldade que comecei a testar uma finalização para o dia seguinte usando apenas água. Isso mesmo: sem creme, sem leave-in, sem spray, nadinha, só borrifador um com água filtrada/mineral! Para falar do resultado dessa experiência, dividi em “vantagens” e “desvantagens”:

Vantagens da finalização com água no dia seguinte (day after)

  • Cabelo mais leve: Sem excesso de produto, os cachos ficam mais soltos e macios.
  • Mais brilho: Quando várias camadas de finalizador são aplicadas dia após dia, os fios podem parecer opacos e esbranquiçados. Sem essa quantidade de creme, o cabelo fica com um brilho natural.
  • Menos oleosidade e mais dias sem lavar: Não sei qual a experiência de vocês, mas ao aplicar um leave-in quase diariamente para revitalizar os cachos eu sentia que meu cabelo ficava sujo/pesado/oleoso mais rápido, o que demandava uma nova lavagem. Reduzindo a quantidade de produto, os fios ficam bem mais leves e duram mais dias.
  • Mais volume: De modo geral, quanto mais a gente aplica um finalizador, mais os fios ganham fixação e perdem volume. Particularmente, amo volume! A finalização usando só água ajuda a deixar os fios tão levinhos que ganham volume com facilidade.

 

Desvantagens da finalização com água no dia seguinte (day after)

  • Não garante fixação: Como essa finalização usa apenas água, a fixação dos cachos não é garantida. Ou seja: quase sempre é necessário repetir a operação no outro dia.
  • Mais frizz: Sem o uso de um produto para finalizar, os fios podem ficar com um pouco mais de frizz. Para algumas mulheres isso pode ser um verdadeiro terror, outras tiram de letra e nem ligam. Pessoalmente acho que não tem nada de assustador no frizz.
  • Não funciona se o cabelo estiver muito embaraçado ou ressecado: Se os fios estiverem muito ressecados e/ou embaraçados, fica difícil “pentear” os cachos com os dedos sem o auxílio de algum produto.

Como finalizar usando apenas água

Se você ficou curiosa para saber como fazer essa finalização e acredita, assim como eu, que as vantagens podem superar as desvantagens desse método, saiba que o passo-a-passo é muito simples. Basta dividir o cabelo por partes e prender usando piranhas de cabelo. Em seguida, retire pequenas mechas e borrife água sobre os cabelos secos. Deslize as mãos suavemente para distribuir bem o produto. Use os dedos para “pentear” a mecha num movimento de fitagem. Faça isso no cabelo todo e deixe secar naturalmente. Depois é só apertar de baixo pra cima para deixar os fios bem soltinhos e usar um pente garfo para soltar a raiz se quiser mais volume.

finalização com água cabelo crespo

Resultado do meu cabelo finalizado apenas com água no dia seguinte. Na foto ele está 80% seco. Após a secagem completa ganha mais volume.

Dicas extras:

  • Pra quem não curte frizz, uma sugestão é usar um pouquinho de óleo coco, óleo de argan ou outro óleo vegetal após a secagem.
  • É possível revezar dias de finalização no dia seguinte usando apenas água e usando um leave-in bem levinho.

Edit: Depois que publiquei esse post muitas leitoras disseram que usam soro fisiológico na finalização do dia seguinte e obtém bons resultados. Eu nunca usei o soro sozinho, apenas com outros componentes nas receitas de borrifador. Vou testar e conto pra vocês!


E aí, vocês já finalizaram só com água? O que acharam?

Maressa De Sousa

Maressa, 22 anos, baiana. Graduada em Ciências Sociais. Ama filmes e livros de ficção e aventura. Para ela, a transição capilar marcou o início de muitas outras transformações.







comments

Comentários

Geralmente finalizo com água e gosto… mas é isso aí mesmo, prós e contras. Pra mim, o pior “contra” é o frizz. Ainda estou em transição e meu cabelo parece misto (mas ainda não consegui identificar qual o tipo). Enfim, na frente ele é mais crespo e aí geralmente passo um creme de pentear diluído na água, fica igual a um leave-in para definir um pouquinho e ficar mais parecido com o restante do cabelo. No início, enchia o borrifador de várias coisas, mel, vinagre, chás, soro… mas depois foi batendo a preguiça e descobri que H2O é muito bom também! :D

Ei Hingret! Algumas vezes também faço uma mistura de borrifador, mas tem dias que a água purinha funciona que é uma beleza também rs

Oi Maressa! Preciso de luz na minha vida!

Estou em transição, com uns 2/3 do cabelo já natural, mas só agora comecei com a técnica low poo e a cuidar dos cabelos cacheados como se deve, mas está sendo BEM complicado pra mim achar métodos que funcionem.

Meu cabelo é uma mistura do 2c com 3a, tenho bastante cabelo, fios grossos e ele não é volumoso. Minha raiz não é muito oleosa. Não lavo todo dia. Ele tem um frizz ABSURDO, e não entendo o porquê, pois não é um cabelo ressecado nem maltratado; ele tem bastante brilho, é um cabelo saudável.

Tentei finalizar com o creme Milagre, da Lola, pois vi em um canal de uma moça com cabelo bem similar ao meu, mas no meu ficou um cocô :(
Tentei 3 vezes e, mesmo passando pouquissimo creme, ficou super ensebado, lambido, pesado, oleoso, um HORROR! hahaha. Meu cabelo pesa muito fácil, já percebi isso. Acredito que ele se dê melhor com géis, mas mesmo assim o frizz continua.

Que dicas você daria, e principalmente pro frizz, porque de verdade é MUITO!

Adoro o site, tem me ajudado muito!

Oi Leti, tudo bem? Veja dicas para finalização de cabelos ondulados aqui, talvez possam funcionar melhor pra você: http://bit.ly/finalizaçaoonduladas

No mais, aplique pouca quantidade de produto e se necessário faça um “leite de pentear” se sentir que o produto for grosso demais. Confira como fazer aqui: http://bit.ly/o-que-tem-no-borrifador

Abraços!

Essa opção por finalização com água, é eficaz, especialmente, se a água for mineral ( devido ao ressecamento gerado pelo cloro ) ;mas, em climas e dias mais secos – como o que acontece em Sergipe (onde eu moro); utilizar a “dica extra” dessa matéria: ” leave-in” mais leve na sua composição, principalmente, a linha Yamasterol , ou a água, seguida de um óleo vegetal, são mais eficazes na minha opinião.
Considero esse portal, um apoio essencial para ajudar as cacheadas a encontrar, entender e aceitar suas naturezas capilares, tão diversas.

Abraços.

Oi Evelin! De fato quem mora em regiões com sol muito forte e clima seco deve investir num leave-in, de preferência com proteção solar. Obrigada pelo feedback positivo :D

Abraços!


Deixe um comentário

error: Este conteúdo é protegido por direitos autorais e não deve ser copiado ou reproduzido sem permissão prévia e sem atribuição dos créditos. Blog Cacheia 2013-2016.