Volume para cabelos crespos: fitagem desconstruída

fitagem desconstruída: mais volume para cabelos crespos

Muita gente ama cabelo volumoso, mas nem todo mundo consegue chegar nesse efeito com facilidade. Nessa postagem você vai perceber que alguns fatores podem influenciar no volume dos cabelos e que alguns errinhos simples podem impedir que seu cabelo fique livre, leve solto e nas alturas. Então se você quer deixar seu crespo mais volumoso, anote aí essas dicas valiosas e conheça uma alternativa de finalização: a fitagem desconstruída.

Como deixar cabelo crespo mais volumoso

Fique atenta à saúde dos seus cabelos

Alguns processos como descolorações, progressivas, relaxamentos, etc; podem fazer com que ao longo do tempo seus fios fiquem mais finos e percam volume. Por isso mesmo é importante manter uma rotina de cuidados para proteger e deixar os fios mais fortes.

Outra coisa que a gente sempre lembra por aqui é a importância uma boa alimentação já que a deficiência de alguns nutrientes podem refletir na aparência dos fios. Além disso, alterações nos cabelos podem estar relacionadas a algumas doenças. Por isso mesmo, a gente insiste na dica: cuide não apenas da saúde dos seus cabelos, mas do corpo todo!

Um bom corte faz diferença!

Às vezes a gente repete os mesmos passos indicados nos vídeos de finalização da internet mas o negócio não dá certo de jeito nenhum! Um dos motivos pode ser justamente o corte de cabelo. Cortes muito retos ou desfiados reduzem o volume dos cabelos crespos. Para conquistar um black poderoso, opte por cortes em camadas ou repicados para facilitar a finalização e conseguir mais volume.

fitagem desconstruída: mais volume para cabelos cresposO modo como você finaliza interfere no volume dos fios

Nem toda finalização deixa o cabelo com volume. A fitagem estruturada por exemplo, é muito popular entre as cacheadas e ideal para deixar os cabelos mais definidos. Em compensação, pode reduzir o volume e aumentar o fator encolhimento.

Se você está em busca de um cabelo crespo mais volumoso, não aplique finalizador em grande quantidade. Outra dica importante é aplicar o finalizador apenas no comprimento e nas pontas, evitando assim a redução de volume na raiz.

Depois que os fios já estiverem completamente secos, use o pente garfo para  deixar o cabelo com mais balanço. Outra alternativa no caso de quem não tem esse acessório é usar as mãos para “soltar” a raiz e deixar as madeixas soltas e com aquele volume que a gente ama.

Escolha bem o produto para finalização

Alguns produtos e receitas caseiras podem reduzir o volume, então é legal ter um cuidado especial ao escolher seu creme ou leave-in. Para quem gosta dos cachos mais definidos o uso géis, gelatinas e finalizadores mais “pesados” (compostos por óleos e manteigas, silicones, etc), pode ser muito interessante. Por outro lado, no caso de quem está buscando por uma finalização com mais volume, o uso de finalizadores mais leves pode ser uma boa.

Finalizando o cabelo crespo com Yamasterol – como fazer a fitagem desconstruída

No vídeo abaixo, usei o Yamasterol Babosa para fazer o que gosto de chamar de fitagem desconstruída: uma finalização que costumo fazer para deixar meu crespo com mais volu

O Yamasterol Babosa é um creme multifuncional livre de derivados de petróleo e silicones, liberado para as técnicas low poo e no poo. O produto tem um preço acessível e dentre as múltiplas funções, pode ser usado como um finalizador. Nessa finalização especificamente, o Yamasterol ajuda a deixar o cabelo bem macio e soltinho.

Uma das coisas que antes me frustrava bastante era a ausência de volume no dia da finalização já que quando fazia a fitagem “tradicional” só conseguia o volume no day after (dia seguinte). Então com o tempo tive que descobrir outras formas de ajeitar os fios.

Na fitagem desconstruída eu aplico o creme no comprimento e nas pontas em pequena quantidade. Ao mesmo tempo em que penteio o cabelo usando as mãos, separo os fios mantendo os dedos bem abertos. Assim, o cabelo não forma as “fitas” grossas da técnica de finalização original e os fios ficam mais soltos. Após a secagem, o cabelo é dividido por partes para o uso do pente garfo na raiz.

Se não deu pra entender não se preocupe! Confira em vídeo como faço a fitagem desconstruída :)

Agora eu gostaria de saber de vocês: como vocês costumam finalizar o cabelo? Qual é sua “receita” para um cabelo crespo mais volumoso?

Maressa De Sousa

Maressa, 23 anos, baiana. Mestranda em Antropologia. Ama filmes e livros de ficção e aventura. Para ela, a transição capilar marcou o início de muitas outras transformações.







comments

Comentários

Eu ameiii. e a mesma técnica que estou usando agora, pois na fitagem estruturada meu cabelo não ficava com um volume legal e os cachos ficavam grosso, então eu passei a fazer isso, só que com uma diferença eu começo fazendo com a cabeça para baixo. Obrigado pelas dicas vcs me ajudaram muito no meu processo de transição, hoje estou livre. Beijos

Que legal Deucinara! Vez em quando também finalizado com a cabeça para baixo ou faço a própria secagem de cabeça para baixo :)

Olá
Gostaria de uma luz, tenho uma filha de cabelos cacheados loiros, e já usei diversos produtos, alguns dão resultado, outros não. Depois de um bom tempo estamos deixando o cabelo dela crescer, segundo alguns cabeleireiros, o cabelo pesa e não arma, mas, ela está reclamando de dores na cabeça e afirma q o cabelo pesa e dói, agora estou na dúvida em cortar ou não….
Se puderem me ajudar… Agradeço, posso mandar fotos se for o caso. Obrigada!
Vânia

Oi Vania, tudo bem?

Quantos anos ela tem? Acredito que o ideal é buscar uma dermatologista já que os motivos para a dor e o incômodo podem ser muitos. Por hora, evite o uso de penteados muito apertados e faça o desembarace dos fios da forma mais suave possível.

Abraços!

Olá, adorei o post *—-*
Eu gostaria de uma dica, acordo com o cabelo muiiiitttooo amassado (sei que é inevitável), para ajeitar eu molho e passo um pouco de creme sem enxague, mas perde toda a forma :'(.
Vocês podem me ajudar??? ♥

Oi Thalita, tudo bem? Você pode aplicar um creme um pouco mais grossinho, fazer a fitagem e dormir usando uma fronha de cetim. Isso ajuda bastante o cachinhos no dia seguinte. Mais dicas aqui: http://bit.ly/dicas-day-after


Deixe um comentário

error: Este conteúdo é protegido por direitos autorais e não deve ser copiado ou reproduzido sem permissão prévia e sem atribuição dos créditos. Blog Cacheia 2013-2016.