Eles também podem

Eles também podem – Douglas Guerra

14 de dezembro de 2016

Oi gentee! Hoje temos uma participação especial aqui no blog! O Douglas Guerra compartilhou com a gente um pouquinho da experiência dele com o cabelo natural <3

Ah, gostaríamos de lembrar que se você é leitora ou leitor do blog e deseja contribuir com uma dica de receita caseira, penteado, texto, etc; pode escrever pra gente! O endereço é blog@cacheia.com No assunto, insira “dica da leitora” :)


Nome: Douglas Guerra Trevisan
Idade: 20
Profissão: Me graduando em Pedagogia
Tipo de Cacho: 3b/3c

Qual a tua relação com teu cabelo? 

Puro amor, e uma questão de identidade enorme, a primeira vez que eu fiz um corte mais radical no meu cabelo, eu quase chorei e ainda sinto vontade de chorar as vezes, porque é um apego muito grande.

Já fez algum alisamento químico alguma vez? Se sim, conte um pouco pra gente de como foi esse processo e quando decidiu usar o cabelo natural. Se não, já pensou em fazer? 

Nunca fiz, mas já pensei. Eu sempre tive uma noção que o meu cabelo poderia ser cacheado. Minha mãe comentava sobre como o cabelo do meu pai era ruim, estilo “pixain” e eu já havia pensado em deixá-lo crescer e muitas pessoas já falaram para eu fazer alguma coisa para reduzir o volume dele, que ficaria mais fácil de cuidar e mais atraente. 

Por que você decidiu deixar o cabelo crescer e assumir os cachos? 

Quando entrei na universidade em 2014, comecei a ir em busca de uma identidade visual. Alguma coisa que fizesse as pessoas lembrarem de mim, que fosse a minha marca. Fui então deixando de cortar o cabelo e trocando as roupas do meu guarda roupa. Pretendo adquirir um visual mais andrógeno. Nunca me identifiquei com os padrões estéticos masculinos, eu sinto que tenho a liberdade para ser o Douglas que eu quiser, os meus cortes são bem assimétricos e eu tenho descoberto aos poucos novos penteados. 

Qual seu shampoo e condicionador favoritos? Recomendaria o uso deles? 

Eu uso o samphoo da Éh – Curvas a Mais e o Condicionador Elseve Óleo Extraordinário. Como comecei Low Poo a pouco tempo então ainda estou na fase de experimentação. Recomendaria muito o Elseve.

Usa Creme de pentear/gel/finalizador? Se sim, quais? 

Yamasterol – creme multifuncional

Usa ativador de cachos, qual? 

Não 

Usa difusor? 

Não

15216256_1220259131345934_47245021_o

Segue o cronograma capilar? 

De certa forma sim, eu faço hidratação 2 semanas seguidas depois umectação e nutrição, e recomeço o processo.

Usa alguma máscara de cabelo?

Não.

Já fez alguma receita caseira para cuidar dos cachos ? Se sim qual ou quais?

Já fiz a do leite, a com maizena e com mel. 

Como é seu dia-a-dia de cuidados com o cabelo? (Desde o dia que lava até o day-after) 

Eu geralmente arrumo com mais empenho quando vou em algum evento importante ou quando acordo com o ego um pouco mais elevado. Geralmente é só uma molhada, uma amassadinha, jogar para o lado e deixar ele secar livremente.

Marca favorita: Monange <3 

Recadinho pra quem está em transição: Não desistam, aproveitem cada momento, porque é uma fase incrível de descoberta, de fortalecimento do seu amor por você. Deite na cama sempre que puderem e façam um cafunézin em si mesmos, tratem com carinho os seus fios. Eu escrevi o poema a seguir a uns meses atrás quando briguei com um membro da minha família e a pessoa disse: “Tu não vai cortar esse cabelo não? Com esse cabelo de gente suja tu nunca vai conseguir arranjar um emprego”. O nosso cabelo é muito bom sim, ruim é o preconceito deles.


Meu Cabelo Cacheado

O meu cabelo cacheado
encaracolado, enrolado
emaranhado, encrespado
Que nunca foi alisado
que me faz ser notado
na minha cabeça é
Vangloriado

O meu cabelo cacheado
é um herança
uma coroa que está no meu DNA
que veio de lá do outro lado
Junto com um povo que foi maltratado
escravizado, pisado, humilhado
amordaçado

O meu cabelo cacheado
não vai ser cortado
Eu carrego ele com orgulho
eu carrego com esperança
de que um dia os meus amigos
que um dia as crianças
descendentes desse povo
que nunca se cansa
vai poder andar
e não sei avaliado
pelo seu cabelo cacheado.

Douglas Trevisan

Recomendados para você

Sem comentários

Deixe um comentário!

error: Este conteúdo é protegido por direitos autorais e não deve ser copiado ou reproduzido sem permissão prévia e sem atribuição dos créditos. Blog Cacheia 2013-2016.