Rotina capilar: dicas para cabelos cacheados e crespos

  • Home
  • Vídeos
  • Rotina capilar: dicas para cabelos cacheados e crespos

Alô Cacheia! Fizemos uma enquete dias atrás para saber para saber de vocês qual poderia ser o tema do primeiro vídeo do canal e o tema vencedor foi “rotina capilar”. Várias meninas queriam saber quais produtos estamos usando atualmente, frequência de lavagem, etc. Eu vou começar contando o que eu estou usando atualmente mas em breve tem vídeo das meninas tá bom? Ainda não se inscreveu no canal? Corre lá! Vamos postar muitas dicas, receitas caseiras e bate-papo.

A “rotina capilar” é aquela série de cuidados diários, semanais e mensais que dedicamos aos nossos cabelos. Para estabelecer sua própria rotina capilar considere principalmente essas três coisinhas:

1- Qual é o seu tipo de cabelo? Tenha em mente que cabelos lisos, ondulados, cacheados e crespos possuem características e necessidades diferentes. Cada cabelo é um universo :D

2- É importante lembrar também que as necessidades do seu cabelo podem variar de acordo com o estado atual dos fios. Se você está em transição capilar, se fez descoloração ou qualquer outro processo que pode danificar os fios mais profundamente capriche nos cuidados diários.

3- Por último, considere também qual é o seu tempo disponível. E se você não tem muito tempo disponível não se desespere, tem dicas lá no vídeo sobre o assunto. Pode dar play! :)

Maressa De Sousa

Maressa, 23 anos, baiana. Mestranda em Antropologia. Ama filmes e livros de ficção e aventura. Para ela, a transição capilar marcou o início de muitas outras transformações.







comments

Comentários

Oi gente! Na umectação pode-se usar qualquer óleo de amêndoas? Tipo farmax, essas marcas encontradas em farmácia ou lojas Rede? Já tentei umas duas vezes o de coco e aí não vi nenhuma diferença. Já fazem dois anos que cortei o cabelo e não aliso mais. A única química que uso é a tintura, antes era balaiagem, pq tenho brancos principalmente nas costeletas.

Oi Juliana, tudo bem? Esses óleos da Farmax e outros que vendem nas Lojas Rede possuem parafina, componentes que acumulam nos fios mas não chegam a tratar de fato sabe? O ideal é usar um óleo vegetal mesmo, puro. Veja nesse post mais informações sobre o assunto: http://cacheia.com/2015/08/aprenda-a-usar-oleos-vegetais-no-cabelo/

Abraços!

Responder

Maria Aparecida de Almeida

Olá, companheiras cacheadas sempre me socorrendo minhas dúvidas. Acho que esse ano estou com azar capilar, só pode. Primeiro tive piolho, depois de solucionado o problema começou uma coceira insuportável. Agora estou percebendo meu cabelo super oleoso proximo da raiz, com um cheiro ruim ( meu cabelo sempre foi cheirosão) e quando coço o couro cabeludo sai uma massinha branca na unha. Tenho percebido também uma queda maior e agora que comecei a prestar atenção vejo que o volume do meu cabelo diminui bastante. Já marquei dermato para o dia 10/05, mas até lá gostaria de saber com vocês se tiveram
alguns desses sintomas e se conseguiram resolver. Drama queen que sou estou aqui morrendo de medo de perder o volume do meu amado cabelo, poque eu amo o volume dele, quero mesmo que chegue no céu. Principalmente isso da massinha branca que sai na unha quando coço: será que é creme, sebo. help!

Oi Maria, tudo bem? Esse aumento da oleosidade no seu couro cabeludo pode ser resultado de algum hábito ruim ou pode ser também um problema hormonal, então é super importante ir num dermatologista mesmo. Já notei essa massinha branca no couro cabeludo nas vezes que fiquei muitos dias sem lavar o cabelo e que os cremes acabaram acumulando no couro cabeludo, mas isso já faz um tempinho. Esse é um exemplo de mau hábito que pode produzir um aumento da oleosidade. Mas existem outros fatores que podem ter contribuído para esse problema, confira com sua dermato quais as possíveis causas, é realmente o mais indicado.

Abraços!

Eu adoro esta página, parabéns à todxs!!! A leio em minhas horas vagas no serviço. Estou em transição e gosto muito de ler textos sobre cabelos, emponderamento negro e afins … mas fiquei chateada que nesta publicação não tem texto :'( … o Youtube é bloqueado no meu trabalho ….

Ahh que pena Eli! :( Mas depois você assiste em casa ou talvez no celular durante a viagem de ônibus, o que acha? Estamos tentando mesclar alguns formatos diferentes aqui no blog. Muita gente não gosta de ler texto e pede muito pro Cacheia ter mais vídeos. Outras gostam de texto bem detalhados. Então vamos tentar fazer um pouco dos dois.

É ótima a ideia de mudar o formato!!! É como vc disse, umas gostam de ler e outras de assistirem vídeos … Eu particularmente gosto dos 2.
Ainda não assisti o vídeo mas o farei assim que eu lembrar!
Bjs

Ola cacheia, eu sou mocambicana e gosto muito das dicas que voces dao aqui, em mocambique uma boa parte das meninas tem o cabelo natural mas nao sabe cuidar do mesmo,por ser dificil encontrar produtos para o nosso cabelo! Por isso agradeco muito pelas dicas! O meu grande problema ‘e ter o cabelo curtinho e tenho muita dificuldade para coloca-lo organizado porque sempre que penteio fica um afro, o que voces chamam de black power, por isso nao sei o tipo, como faco para pentear corretamente? Bjo bjo

Oi Ercin Nuvunga! Tudo bem? Temos dicas para finalizar cabelos que estão mais curtos nessa postagem aqui: http://cacheia.com/2016/01/finalizando-o-cabelo-depois-do-bc/ O ideal é pentear o cabelo úmido com um pouco de creme ou condicionador. Eu desembaraço durante o banho com o condicionador mesmo. Se o cabelo estiver muito embaraçado, use um pente com dentes bem largos. Se não estiver, desembarace apenas com os dedos, enxague o condicionador, retire o excesso de água com uma toalha e depois use um pouco de creme de pentear para finalizar.

Abraços!

Amo todas as dicas, pq estou em transição.Quando conheci o cacheia aleatoriamente passando pela internet foi um verdadeiro balsamo.Até tomei coragem e fiz o meu bc,só que preciso de muitas dicas, pq só agora estou aprendendo a conhecer o meu cabelo.Aff os comentários são triste, mas superamos com certeza.Acredito que é por isso DEUS nos fez mulheres, porque somos fortes.VALEU MENINAS!!!!!!

Adorei o video, mas estou em um dilema: meu cabelo e EXTREMAMENTE sem definição no topo (e no meio tambem) e tem aparencia de estar seco (mas se tocar ele e macio), nas laterais e abaixo ele e lindo! rs. Ja comecei a tentar fazer a tecnica do low poo (shampoo phytoervas e condicionador oro argan da bioderm) alem da umectação com azeite. Queria saber se teriam alguma sugestao para melhorar este problema em especifico e ajudar a hidratar esta parte do cabelo. Obrigada

Oi Alessandra, tudo bem? Meu cabelo é assim também, é uma característica natural dele. Você pode caprichar um pouquinho mais no condicionador nessa região, nos ativadores de cacho e nos óleos vegetais. Outra coisa pra tentar é fazer uns cachinhos com os dedos. No fim das contas, acho que o melhor mesmo é não se preocupar tanto com isso, às vezes buscar definição capilar atrapalha a gente a conhecer o próprio cabelo e gera muita frustração.

Abraços!


Deixe um comentário

error: Este conteúdo é protegido por direitos autorais e não deve ser copiado ou reproduzido sem permissão prévia e sem atribuição dos créditos. Blog Cacheia 2013-2016.