O que diz o rótulo: escolhendo produtos capilares – parte 2

  • Home
  • Dicas
  • O que diz o rótulo: escolhendo produtos capilares – parte 2

Olá! Como estão? Essa postagem é continuação da série “O que diz o rótulo – escolhendo produtos capilares” que tem o objetivo de listar algumas das funções dos componentes mais comuns dos produtos capilares. Essa semana peguei alguns dos meus shampoos e selecionei os ingredientes comuns entre eles. Não vou falar aqui do Sodium Laureth Sulfate (quase unanimidade nos shampoos mais populares) porque ele já apareceu na primeira postagem. Sem mais delongas, vamos ao post!

Cocamidopropyl Betaine: O Cocamidopropyl Betaine é um surfactante. Isso significa que esse produto diminui a tensão superficial dos líquidos envolvidos na composição. A tensão superficial está presente em todos os líquidos e é caracterizada pela formação de uma membrana superficial sobre esses líquidos. Explicando assim parece difícil, mas basta lembrar daquela película fina que se forma sobre a água e que faz com que insetos consigam pousar sobre ela sem afundar. Enfim, como dito anteriormente, esse componente age diminuindo a tensão superficial. Além disso, auxilia na uniformidade do produto, influi na viscosidade e impulsiona a espuma. O Cocamidopropyl Betaine é responsável também pela limpeza e é condicionante. Uffa, é muita coisa!

Cocamide dea: Componente impulsionador de espuma e surfactante. Possui também a função emulsificante,  ou seja, auxilia na mistura entre substâncias que não se combinam com facilidade. Pode influir também na viscosidade do produto.

Sodium Lauroyl Methyl Isethionate: Esse componente auxilia na limpeza dos fios e é um surfactante. O Sodium Lauroyl Methyl Isethionate tem fama de ser mais leve que o Sodium Laureth Sulfate. Outro componente que “está bem na fita” é o Decyl Glucoside, que também é um agente de limpeza.

Polyquaternium-10: Esse componente é responsável pela formação de um filme sobre os fios. Pode gerar aquela sensação de maciez e maleabilidade. O componente tem efeito antiestático e melhora a aparência do cabelo (o que pode significar menos frizz).

Fontes:

Anvisa 

Europeu Comission Health and Consumers

Cosmetics Info

Infoescola

 

Maressa De Sousa

Maressa, 26 anos, baiana. Cientista Social, mestra em Antropologia. Terapeuta capilar, cabeleireira e trancista. Ama filmes e livros de ficção. Para ela, a transição capilar marcou o início de muitas outras transformações.

Blog Comments

[…] Como seguir o cronograma capilar com apenas 3 produtos? Hidratação com babosa (Aloe Vera)! O que diz o rótulo: escolhendo produtos capilares – parte 2 O que diz o rótulo: escolhendo produtos capilares 7 dicas para cuidar do couro cabeludo no […]

[…] O que diz o rótulo: escolhendo produtos capilares – parte 2 […]

Maressa, estou adorando estes posts com descrições dos rótulos. Muito úteis!
Estou na rotina low poo há uns 6 meses porque queria uma cor fantasia e meus cachos agradecem.
Fiquei com uma dúvida: tudo que é surfactante é proibido pra low poo???
Muito obrigada! bjus

Oi Rebecca, tudo bem?

A rotina low poo tolera alguns surfactantes leves, como o Cocamidopropyl Betaine que eu citei no post. Um exemplo de shampoo que tem esse agente limpante e é usado na rotina low poo é o Phytoervas :) Tem resenha dele aqui no blog, dá uma olhada:

http://cacheia.com/2014/08/resenha-shampoo-e-condicionador-phytoervas-hidratacao-intensa-coco-e-algodao/

Nesse link aqui, feita pelo grupo de low poo/no poo, você vai encontrar componentes proibidos e liberados para essas rotinas:

https://docs.google.com/document/d/1To9XuxyxepheryvCpDS6EMiXVyNX1vx24eQNqBV7h3o/edit

Nessa outra existem produtos liberados:

https://docs.google.com/document/d/1JOPUQSfvgARB3rJHSf6gQ1mgPqH9EskKC_smkvfAyAc/edit

Abraços!

Leave a Comment