Encrespa Geral BH: não é só por cabelo

  • Home
  • Blog
  • Encrespa Geral BH: não é só por cabelo

s92DIa9Bate-papo com Elissandra Flávia

Como funciona o Encrespa Geral BH? Há um local de realização fixo? Como a programação é selecionada?

O Encrespa Geral se tornou uma rede, dirigida pela idealizadora do projeto que se chama Eliane Serafim de São Paulo. Desde 2013, os eventos acontecem 2 vezes ao ano. No Brasil, já estamos em 20 cidades como Belo Horizonte, Salvador, Natal etc. No exterior estamos em Angola, Austrália, Bélgica, Inglaterra, Irlanda, Itália e Londres.

Quantas pessoas estão envolvidas na organização do Encrespa?

Fazemos parte de um comitê nacional e internacional com 81 organizadores. Esse comitê é como se fosse a nossa central de debates, discussões e decisões. Em Belo Horizonte somos 3 organizadoras, Eu, Danny Sousa e Dandara Elias. Montamos uma equipe de 25 pessoas para nos auxiliar na última edição que foi realizada em maio.

Quantas pessoas (aproximadamente) participaram do último Encrespa Geral BH?

Participaram mais de 2 mil pessoas.

Conte um pouco sobre o Encrespa Kids.

O Encrespa Kids é um espaço reservado para que as crianças se sintam à vontade. O intuito é trabalhar a autoestima das crianças através de contação de histórias, brincadeiras etc.

Como tem sido a experiência de participar da organização do Encrespa Geral BH?

Tem sido um grande desafio e um momento de aprendizado que não tem preço. Há 10 anos que trabalho com eventos, mas o Encrespa Geral é diferente. Existe muito amor envolvido. A cada rodada, sabemos que a responsabilidade só aumenta. Um evento que começou com 100 pessoas, agora participam mais de 2 mil pessoas, é um crescimento que assusta e ao mesmo tempo nos empolga para fazermos cada vez melhor.

ri0sIkF

Na sua opinião, qual é a importância de um evento como o Encrespa Geral para Belo Horizonte?

Significa o resultado de muita luta que se iniciou há muito tempo com grandes militantes que temos na cidade e no Brasil. Se hoje temos esse espaço para falar de estética negra, é porque alguém bravamente batalhou por muitos outros direitos. Estamos devolvendo para muitas pessoas o que nos foi tirado há muito tempo que é o nosso direito de escolha. As pessoas estão se vendo, e se aceitando. Não precisamos seguir nenhum padrão de beleza imposto pela sociedade. Temos o direito de escolha.

Chegar ao evento e vê a quantidade de participantes crespas(os)/cacheadas(os) felizes com a sua estética natural e querendo buscar cada vez mais, no sentido de se conhecer e conhecer a sua história é uma vitória.

Quais são os maiores desafios para organizar um evento como o Encrespa?

Conciliar a nossa agenda de trabalho, estudos, projetos etc com a produção do evento. O Encrespa exige muita dedicação da nossa parte. Graças a Deus temos uma equipe muito eficiente de organizadoras e voluntários, por isso que conseguimos realizar o evento, um apoiando o outro.

QMO9PAg

Conte um pouco sobre os seus projetos paralelos, além do Encrespa.

Além do Encrespa Geral minha vida é uma correria rsrs Mas eu adoro uma correria rsrs Sou do conselho da moda da AC Minas, Mestre de Cerimônias, locutora da Nossa Rádio BH, repórter do programa Raça Mundi, assessora voluntária de comunicação do Casarão das Artes e sócia da empresa Niari Cosméticos e paralelo à essas obrigações estou me graduando em jornalismo pelo UNI-BH.

Agradecimentos especiais:

Agradeço muito ao Encrespa Geral BH e aos fotógrafos que permitiram que essas fotos lindas fossem divulgadas por aqui. No Facebook existem mais fotos do evento caso vocês queiram conferir e claro, conhecer um pouco mais sobre o trabalho deles:

Fotógrafo Davidson Reis 

Carol Lopes Fotografias 

Foto de capa: Davidson Reis 

Maressa De Sousa

Maressa, 26 anos, baiana. Cientista Social, mestra em Antropologia. Terapeuta capilar, cabeleireira e trancista. Ama filmes e livros de ficção. Para ela, a transição capilar marcou o início de muitas outras transformações.

Blog Comments

Que legal!!!
Maressa seria ótimo se todos os estados pudessem ter a mesma experiência!
beijooos!!!

Estou torcendo pra que isso possa acontecer em breve Andreza :D

Estou encantada! Tudo no/do site me satisfaz!
Há um mês como Transitete… (:
Confiante !
Bjs a todas vocês!

Que bom Yanlessa <3 A gente fica super feliz com isso! Se precisar de alguma coisa, estamos por aqui!

Leave a Comment