Cuidados com os cachos 4A

Depois de passar pela transição capilar, descobri que cada tipo de cabelo tem características e cuidados bem específicos. Hoje gostaria de compartilhar com vocês algumas informações que fui aprendendo ao longo do tempo sobre o meu tipo de cabelo, o 4A.

Características dos cachos 4A

O cabelo 4A faz parte da família dos crespos e é caracterizado pela presença de cachinhos pequenos, um pouco menores que os cachos do tipo 3C. O cabelo do tipo 4A é bem macio e super versátil! Quando está curto, dá pra fazer um black power poderoso usando pente garfo, quando está longo, pode ser valorizado utilizando um bom corte em camadas.

 

 

O cabelo tipo 4A define/forma cachos? 

O cachos do cabelo 4A também podem ficar mais volumosos ou bem definidinhos. Para quem curte definição, basta usar um creme de pentear mais consistente e pentear o cabelo por partes com as mãos, num processo que chamamos de fitagem. No meu caso específico, quando uso um creme mais fino como o Yamasterol por exemplo, meus cachos acabam se desmanchando com mais facilidade, por isso é mais interessante usar um creme consistente para finalizar.

 

como cuidar de cabelo crespo tipo 4AO cabelo 4A e o encolhimento 

Os cabelos do tipo 4, costumam encolher bastante. O tipo 4A também “sofre” com o fator encolhimento. A boa notícia é que quem se incomoda com esse probleminha tem algumas alternativas. De acordo com minha experiência, pude notar que quando seco o cabelo com difusor de cima para baixo, os cachos encolhem menos. Outra coisa que ajuda, é prender o cabelo (não muito apertado) com uma xuxinha de cabelo no topo da cabeça por alguns segundos quando o cabelo estiver seco. Isso ajuda os fios esticarem um pouquinho.

O modo de finalizar o cabelo interfere bastante no fator encolhimento. No meu caso, isso significa que quanto mais definidos ficarem os cachos, mais o fator encolhimento age. Nessa brincadeira, meu cabelo acaba parecendo ter quase metade do comprimento real, e essa é mais uma das características dos cabelos do tipo 4.

O cabelo 4A cresce? 

 

Sim, o cabelo 4A cresce bastante! Muita gente acha que os cabelos crespos não crescem mas isso não passa de mito! Às vezes o fator encolhimento oculta o real crescimento do fio, mas ele está lá!

Com o crescimento, os fios “pesam” e pudem mudar de aspecto. No meu caso, os fios já não são tão fechadinhos e aos poucos o cabelo perdeu o formato “black” redondo. Outra coisa que pode influenciar na aparência do cabelo é o nível de hidratação dos fios ou o produto/ingrediente usado nesses tratamentos. A hidratação de maizena por exemplo, deixa os cachos um pouco mais soltos do que de costume.

 

Alguns cuidados básicos

1. Ressecamento

Os cabelos cacheados/crespos podem sofrer com pontas ressecadas. Isso acontece porque os fios são bem enroladinhos e a hidratação e a oleosidade natural dos fios não chega tão facilmente às pontas. Por isso, vale a pena fazer hidratações regulares. Usar óleos naturais para finalização ou para umectação também é um ótimo jeito de reforçar o cuidado com os fios.

2. Fios embaraçados e nós

Em função do tamanho dos cachos, o cabelo do tipo 4A costuma embaraçar bastante e dar alguns nós. Um meio para amenizar o problema é usar uma capa de travesseiro de cetim ou touca de cetim pra dormir.

3. Coloração

Pode não parecer, mas meu cabelo é bem fininho em sua maior parte. Isso requer alguma atenção, principalmente quando o assunto é descoloração/coloração. Apesar de ter tomado alguns cuidados, notei a quebra de alguns fios. Nesses casos, dependendo da situação dos fios, é bom recorrer a produtos com a função de reposição de massa ou de reconstrução. Ambos vão ajudar na reposição de proteínas e aminoácidos, e auxiliar na recuperação dos fios fragilizados.

Aproveite!

Como eu disse no início desse texto, o cabelo 4A é bem versátil. Dá pra fazer penteados laterais, usar tranças, usar com ou sem volume, brincar com a cor, texturizar de um jeito diferente e usar vários acessórios. Conheça sua textura capilar e explore todas as possibilidades do seu 4A!

Veja mais dicas em:

Coloração em cabelos crespos

Guia contra o ressecamento de cabelos cacheados e crespos

Maressa De Sousa

Maressa, 26 anos, baiana. Cientista Social, mestra em Antropologia. Terapeuta capilar, cabeleireira e trancista. Ama filmes e livros de ficção. Para ela, a transição capilar marcou o início de muitas outras transformações.

Blog Comments

Adorei conhecer um pouco mais sobre meu tipo de cabelo!
Obrigada pelas dicas!

Disponha Valéria! ^^ Fico feliz que tenha gostado!

Abraços! :)

Nossa eu amei!!! Estou em transição e meu cabelo é 4A e é um pouco difícil encontrar post’s como esse! Parabéns!

Que bom Josiane! Sempre que possível, vou atualizar essa postagem aqui com novas informações ^^
Você já viu a postagem sobre as melhores texturizações pra o tipo 4? Tem várias muito legais!
http://cacheia.com/2015/01/as-melhores-texturizacoes-para-tipo-4/

Abraços!

Olá Maressa!!!
Adorei o post, e mesmo meu tipo de cabelo sendo um 3C, admiro muuuito cabelos tipo 4( seja A,B, ou C).
E mesmo a estrutura dos meus fios não sendo essa, sofro bastante com os nós. Mas não consigo dormir de touca!
No começo achei que fosse falta de hidratação, mas descobri que é da minha estrutura capilar mesmo rs.
E não consigo na maioria das vezes ter um dia seguinte perfeito porque trabalho 12 horas com meu cabelo suuuper preeeso num coque( isso me deixa frustrada rs).
Queria algumas dicas a esse respeito se possivel.
Agradeço desde já a atenção!
Bjus!!!

Oi Andreza, tudo bem?

Confesso que também tenho um probleminha com toucas! hahaha
Eu pedi ajuda de uma vizinha pra fazer uma fronha de cetim e uma touca de cetim. Testei ambas, mas gostei mais da fronha porque não aperta a cabeça e tenho mais liberdade pra me mexer. Tenta usar a fronha de cetim no travesseiro, talvez você goste.

Quando nós prendemos o cabelo (principalmente “suuuper preso”), a tendência é que os fios fiquem um pouco esticados aí o day after fica comprometido mesmo :/ Minha sugestão, caso você queira “salvar” um day after é usar um borrifador pra umedecer o cabelo. Feito isso, amasse o cabelo com as mãos: incline a cabeça para baixo e amasse os fios com cuidado, estimulando que as partes que se esticaram com o uso do cabelo preso voltem a cachear. Depois é só esperar secar naturalmente ou usar o difusor. Nessa postagem aqui tem várias sugestões de ingredientes pra colocar no seu borrifador: http://cacheia.com/2014/07/o-que-tem-no-borrifador-dicas-para-cabelos-cacheados/

Eu te recomendo também, que se possível, você amarre o cabelo um pouco menos apertado. Isso vai garantir que os seus cachinhos não fiquem muito esticados, a ponto de perder a forma. E garante também que você não tenha problemas com o enfraquecimento dos fios.

Aqui tem mais algumas dicas sobre day after: http://cacheia.com/2014/01/day-after-dicas-para-manter-os-cachos-lindos-no-dia-seguinte/

Espero ter ajudado de algum modo.

Abraços!

Maressa amei!!!!!
Obrigada pelas dicas!!
O borrifador eu já uso, sempre na verdade.
E preciso usar meu cabelo super preso porque folgado naõ consigo colocar o quepe.
Sou segurança e trabalho de quepe rsrs. E infelizmente é obrigatório usar… Snif!!!!!
Beijão!!!!

Meu cabelo tá tão ressecado o q faço?beijos

Muito legal a postagem, eu ainda não sei qual o meu tipo de cabelo, como alisava o cabelo desde os 13 anos nem lembro mais como ele é, mas pelo crescimento da raiz imagino que seja entre 4A e 4B. Parabéns, abraços.

Oi Patrícia, tudo bem?

Quando eu estava em transição também não me lembrava como era meu cabelo! Comecei a passar por processos de alisamento bem cedo.
De todo modo, quando seu cabelo crescer mais um pouquinho você vai ter certeza ^^ O importante mesmo é curtir bastante essa nova fase!

Abraços!

Responder

Francilene Louzada Vieira Machado

Maressa, tudo bem? Amei as dicas para as cacheadas, mas como saber qual é o meu tipo de cabelo?

Oi Francilene, tudo bem?

Para saber qual é o seu tipo de cabelo dá uma olhadinha nessa postagem aqui: http://cacheia.com/2014/02/tipos-de-cacho-como-identificar-o-seu-dicas/

Abraços!

Oi, como sei qual tipo de cabelo é o meu?

Vou fazer um ano de transição e meu cabelo quase não cresceu , tem alguma coisa que pode ajudar ?

Oi Marina, tudo bem? Fizemos algumas postagens que talvez possam ajudar, dá uma olhadinha:

1 – http://cacheia.com/2013/12/8-dicas-para-estimular-o-crescimento/ (Da Ana)
2 – http://cacheia.com/2014/03/10-alimentos-essenciais-para-fortalecer-os-cabelos/ (Da Ana)
3 – http://cacheia.com/2014/04/jogando-a-real-crescimento-capilar-monovim-a-e-tonicos/ (Da Raysa)

Abraços!

Maressa, gostei muito do seu posto. Realmente, há mais ou menos 7 meses quando fiz meu bc, pensei que o cabelo não fosse crescer hauhauahuahau
mas ele cresce, e apesar de ainda estar curto, tenho um blackpowerzinho bem bonito agora! queria conseguir deixar o cabelo como o da primeira foto do seu post, uma franjinha e um puxadinho de lado, mas não fica. Acho que deve ser ainda pelo tamanho, ou então minha total falta de habilidade.
Se você fizer algum post de penteados ou algo assim, curtirei! enfim, agradeço, parabéns pra você e todas do blog! abs

Oi Wellen, tudo bem?

Vou tentar fazer alguma coisa sobre penteados por aqui sim, obrigada pela sugestão :D
Eu deixava ele de lado com ajuda de um grampinho escondido. Prometi pras meninas que vou mostrar isso em vídeo no canal. Estou devendo esse truque! rs

Abraços!

Oi Maressa, tudo bem?

Em relação ao modo de finalizar e tipo de creme, o que você pode me aconselhar?
Sempre que finalizo meu cabelo tenho problemas porq os cachos não ficam soltinhos e com balanço. Ele fica pesado e armado

Tem alguma dica?

Agradeço, abraços!

Oi Thialene, tudo bem?

Eu costumo finalizar com fitagem quando quero que os cachinhos durem mais tempo. A fitagem com um creme mais consistente me dá muita fixação.
Já quando quero volume e cabelos bem soltinhos, uso um creme leve e não faço fitagem. Finalizo penteando com os dedos com menos creme. Sempre uso o pente garfo pra soltar os fios e deixar com balanço e volume. Uso também as mãos pra dar mais volume, só na parte próxima à raiz.

Aqui tem algumas sugestões de produtos: http://cacheia.com/2015/07/produtos-para-cabelos-cacheados-e-crespos/

Abraços!

Obrigada, estou usando os produtos da Deva Curl agora!
Vamos ver se dá certo!

Abraços!

Que bacana Thiale! Dizem que Deva é sucesso! Depois você me conta o que achou :D

Tirando um pouquinho a parte da definição,vale as mesmas dicas pro 4c?

Oi Ulisses! Tudo bem?

Acho que quanto aos cuidados, ao crescimento, à maciez e à versatilidade está valendo! Talvez o fator encolhimento seja um pouco maior no cabelo 4C.

Abraços!

desde pequena eu aliso meu cabelo, comecei passando alisante de guanidina e recentemente fiz progressiva, o que deixou meu cabelo muito fraco e quebradiço. Queria começar a transição, mas me falta coragem, quando eu lavo meu cabelo ele fica muito alto e só abaixa com secador e chapinha. E como faz muito tempo que comecei a usar quimica no cabelo nem sei mais como ele é. por isso tenho medo de começar a transiçao e meu cabelo não ser do jeito que eu espero que ele seja. e tambem que demore muito pois meu cabelo tá no mesmo comprimento há mais de dois anos, nunca cresce.

Oi Larissa, tudo bem?

Você costuma fazer hidratações regulares? Um dos grandes problemas de quando a gente está usando química é que ficamos num ciclo de relaxamento/alisamento/progressiva + escova e prancha e não tomamos cuidados importantes como fazer hidratação, nutrição e vez em quando reconstrução. Aqui no blog tem várias dicas de produtos e de receitas caseiras que podem ajudar bastante no fortalecimento dos fios. Vou listar baixo algumas delas:

Maizena e mel: http://cacheia.com/2015/05/receita-caseira-hidratacao-de-maizena-e-mel/
Hidratação de açúcar: http://cacheia.com/2015/04/receita-caseira-hidratacao-de-acucar/
Creme de leite e leite de coco: http://cacheia.com/2014/02/receita-de-nutricao-com-leite-de-coco-e-creme-de-leite/
Hidratação bomba: http://cacheia.com/2013/12/seu-cabelo-pede-socorro-hidratacao-bomba/
Hidratação de chocolate: http://cacheia.com/2014/06/hidratacao-de-chocolate/
Hidratação caseira deleite de satanás: http://cacheia.com/2014/09/hidratacao-caseira-de-leite-deleite-de-satanas/
Hidratação com babosa e aloe vera: http://cacheia.com/2014/12/hidratacao-com-babosa-aloe-vera/
Umectação: http://cacheia.com/2015/04/nutricao-com-oleo-de-ricino-como-fazer-e-beneficios/

Sobre a transição, o que eu costumo dizer aqui no Cacheia é que a transição capilar é um momento de redescoberta do cabelo natural. É um aprendizado. Muitas meninas começam a usar química porque não sabem como cuidar do próprio cabelo, então a transição é o momento em que você tem a oportunidade de acompanhar o crescimento dos seus fios, cuidar e aprender a aproveitar o melhor do seu tipo de cabelo. Essa é também uma fase de aceitação e de crescimento da autoestima. O mais importante é não entrar em transição com o objetivo de ter o cabelo de uma pessoa “x” ou “y”, porque isso pode gerar decepções sim. Algumas meninas têm cabelos ondulados, algumas descobrem que os cabelos são cacheados e outras que são crespos e não formam cachos. Mas cada tipo de fio tem suas qualidades e sua beleza. Sobre esse assunto, sugiro a leitura desse texto:

http://cacheia.com/2014/12/cabelo-tipo-4-e-a-hierarquizacao-da-textura/

Outra leitura legal é esse post que explica passo a passo como passar pela transição, dá uma olhada:

http://cacheia.com/2015/01/passo-a-passo-para-quem-quer-assumir-o-cabelo-crespo/

Abraços!

Oi Maressa

estou estudando agora meu tipo de cabelo, pois fiquei de trnça 1 ano para voltar ao natural, tirei toda quimica a partir de 4 dedos de cabelo crespo ,e agora já estou com um palo, mas por se 4C esta um blequinho encolhido, massofor pq não tenho definição, não uso trança faz dois meses , é um tranisção dificil pq estava sempre pronta, agora tenho de arrumar o cabelo ,usa shampo sem sal, um crem de hidratalçao com oleo de coco 1 vez por semana , e yamasterol todos os dias pra semassar o cabelo , mas sofro por não ter defin~ição em todo cabelo , só uns cachinhos finos e pequenos aqui e ali, fiz uma amaciamento com uma colher de hidroxido de sodio e 5 de creme pra abrir um pouco, teve resultado a principio mas depois voltei a falta de definiçao e ressecamente , me ajude pois não quero ceder e voltar aquela loucura de quimica todo mês . bjs

Oi Drica, tudo bem?

Os cabelos cacheados formam uma espécie de “espiral”, os crespos do tipo 4A e 4B costumam ser parecidos também, embora os cachos sejam bem menores. Já o cabelo do tipo 4C forma um “z” e não possui a definição que um cabelo cacheado tem. Algumas mulheres possuem mais de um tipo de textura e este parece ser o seu caso. Você provavelmente tem fios 4B/4C e por isso algumas partes do seu cabelo formam cachinhos. De todo modo, posso te dizer que aqui no Cacheia nós não incentivamos o uso de químicas pra criar/soltar cachos por uma série de questões. Eu gostaria de compartilhar com você algumas postagens que já fizemos sobre o cabelo 4C que talvez possam te ajudar. Por hora, gostaria de dizer que os fios sem definição também são lindos e possuem várias características bacanas. Se você sentir que seu tipo de fio não é naturalmente definido, tente entender como é sua estrutura, quais produtos ficam mais bacanas, quais penteados, etc. Nós costumamos dizer que é importante entrar em transição não para ganhar cachos, mas para assumir o cabelo natural. Acredito que a busca por definição pode ser muito prejudicial pra gente às vezes e pode impedir essa redescoberta da textura natural.

http://cacheia.com/2014/12/cabelo-tipo-4-e-a-hierarquizacao-da-textura/
http://cacheia.com/2015/08/papo-4c-transicao-capilar-cabelo-crespo-produtos-e-racismo/
http://cacheia.com/2015/08/o-meu-o-seu-o-nosso-cabelo-e-lindo-ainah-carvalho/

Abraços!

Amei as dicas!!! meu cabelo é tipo 4a eu amuuuuh meus cachinhos, nunca vir nada tão lindo como eles. Sou acostumada passar o pente garfo amuuh volume, quem não gosta mesmo é minha família :/ não sei como lidar com as criticas e principalmente vingo de quem amo, sofro muito com tudo isso, as vezes até penso em dar alisante ou corta algo do tipo. Quero saber se você já passou por isso e se a algum conselho pra me dar :/ ?

Oi Luisa, já passei e passo por isso ainda hoje mas eu venho me fortalecendo aos poucos e isso já não me atinge da mesma forma. Procure manter a cabeça erguida, diga quando a pessoa te feriu através de comentários preconceituosos e siga firme. Te desejo tudo de melhor :)

Abraços!

Oi sou o Paulo, queria tirar as pontas do meu cabelo, tamanho 4a, tem alguma dica que eu possa usar?

Oi Paulo Davi, tudo bem? Dicas sobre corte? Listei algumas dicas básicas aqui http://bit.ly/2eAbXde e aqui: http://bit.ly/1KU3lHb

Oi Maressa tudo bom? Eu queria saber o que eu posso fazer para meus cachos não encolherem? Pois ele é grande e quando eu penteio o cobelo ele encolhe muito!

Oi Ana! Tudo bem? Eu uso pente garfo na raiz pra soltar um pouco e também prendo o cabelo (de leve) por alguns segundos e solto. Aí o encolhimento diminui :)

Abraços!

Maressa sempre acompanho seus posts a musa ki me deu todas as dicas pra cuidar do meu 3c 4A ti adoro

Que amor! Muito obrigada pelo carinho Chaysla!

Ameiii Parabéns à vocês aqui tirei todas as dúvidas que tinha a respeito do meu cabelo
obrigadaa

Oii estou em dúvida se meu cabelo é 3c ou 4a. Ele não fica black de jeito nenhum. Ele é bastante cacheado. Em umas partes ele é bem definido e em outras não. Mesmo fazendo dedoliss tem parte que não cacheia. Qual é origem tipo do meu cabelo?

Boa tarde queria tenho 4 meses em transição capilar to sofrendo muito não sei como cuidar e nem qual e meu tipo de cacho por favor pode me ajudar vou te mandar uma foto pra ver se vc consegue identificar meu tipo de cacho e como tratar

Boa tarde queria tenho 4 meses em transição capilar to sofrendo muito não sei como cuidar e nem qual e meu tipo de cacho por favor pode me ajudar vou te mandar uma foto pra ver se vc consegue identificar

Leave a Comment