3 truques simples e valiosos para qualquer cacheada

  • Home
  • Dicas
  • 3 truques simples e valiosos para qualquer cacheada

Grampos para dividir o cabelo

Depois de fazer o bc, fiquei vários meses com o cabelo bem curtinho. Essa fase foi maravilhosa mas tinha lá seus probleminhas. Colocar aquela cabeleira meio de lado era uma dificuldade! Dividir com o pente nunca foi uma opção, então eu tentava separar os cachinhos com os dedos e jogava para o lado. Dois segundos depois, eles estavam de volta, formando um black power redondinho (que eu amava também <3).

Após muitas tentativas, descobri um truque bem simples para criar essa divisão: grampo de cabelo! O ideal é usar um grampo que se aproxime da cor natural dos cachinhos. No meu caso, bastava usar um grampo preto pequeno. Na hora de colocar o grampo separe os fios com as mãos e encaixe o grampo em direção à raiz. Certifique-se de que o grampo esteja firme e bem escondido. Se tudo der certo, o grampo ficará imperceptível.

Yamasterol para reduzir o frizz

O Yamasterol é um creme baratinho e bem conhecido entre as cacheadas. Além de servir como creme de pentear e condicionador, o Yamasterol pode ser também um grande aliado para disfarçar o frizz. O produto tem uma textura bem leve e não pesa os cachos. Assim, dá pra usar o Yamasterol para corrigir o frizz causado pelo atrito do cabelo com o travesseiro e também para ajeitar os cachinhos rapidamente para sair por exemplo.

Para disfarçar o frizz, use uma pequena quantidade de Yamasterol. Molhe os dedos indicador e polegar com um pouquinho do produto e passe apenas nas áreas com frizz, em toda extensão dos fios. O resultado são cachinhos sem frizz, com brilho e maciez.

Penteado lateral para disfarçar cabelo amassado

Certa vez fui num evento em BH e alguém disse que quem tem cabelo crespo dorme de black power e acorda de moicano. E o pior é que é verdade! Dependendo dos produtos utilizados para finalização e da técnica usada para dormir, acordamos com o cabelo SUPER amassado em pelo menos um dos lados.

Às vezes dá para resolver esse problema usando Yamasterol ou um creme para pentear a seco para arrumar a bagunça. Outras vezes os cachos acabam esticados na raiz e fica difícil imaginar que aquilo ainda tem salvação. Mas tem! Com o auxílio de um pente garfo é possível desgrudar os cachos da raiz e começar a desamassar o cabelo. Se for preciso, utilize também as mãos para balançar levemente os fios soltando os cachos. Use um pouco de Yamasterol ou um creme semelhante para corrigir o frizz. Por fim, utilize grampos ou uma presilha para prender apenas a lateral do cabelo e dar o toque final!

Mais alguns truques …

Quer mais volume? Experimente separar os cachos depois de secos. Depois, capriche no pente garfo ou utilize as mãos para levantar a raiz do cabelo. A Mari deu dicas pra dar volume à raiz.

Vai secar o cabelo? Utilize um papel toalha ou uma camiseta de algodão. Assim você evita o frizz produzido pela toalha tradicional.

Não tem difusor e precisa secar o cabelo com rapidez? Utilize um secador comum e uma peneira pequena para evitar que o ar bata diretamente no cabelo. Use o secador com velocidade e temperatura um pouco mais baixa e certifique-se de não encostar a ponta do secador na peneira. Mantenha o secador a certa distância e posicione a peneira mais próxima do cabelo. No final, os cachinhos ficam secos e com pouquíssimo frizz.

Quer ter um bom day after? Utilize uma fronha para travesseiro feita de cetim ou de algum material parecido, como a seda. Com menos atrito, os cachos não perdem tanta definição e o frizz passa longe!

Leia também: Day After: Dicas para manter os cachos lindos no dia seguinte.

Maressa De Sousa

Maressa, 26 anos, baiana. Cientista Social, mestra em Antropologia. Terapeuta capilar, cabeleireira e trancista. Ama filmes e livros de ficção. Para ela, a transição capilar marcou o início de muitas outras transformações.

Blog Comments
Responder

Paula Apocalypse Nogueira Andrade

Eu gostaria de ver essa técnica de separar o cabelo com grampo,.não entendi muito bem como fazer. Obrigada!!!

Oi Paula! Vou fazer uma passo a passo com fotos e posto na página do Cacheia no próximo sábado, tudo bem?
Abraços e obrigada pelo comentário!

Maressa, não encontrei o passo a passo, onde está? Adorei as dicas, fiz meu BC há 10 dias e não quero usar sempre o cabelo nesse formato redondinho. Tenho conseguido bons day after com o uso de creme+gel, mas vou testar o Yamasterol pra diminuir o frizz :)

Karinaaaa do céu! Acredita que não consegui tirar fotos decentes pra fazer o passo a passo? Eu tirei mas achei que não ficou nem um pouquinho claro. Acho que o melhor é fazer um video rápido mostrando como eu faço no meu cabelo. Vou fazer isso assim que sobrar um tempinho e tiver minha máquina fotográfica em mãos (com o celular não deu mesmo! :/). Desculpa a demora!

Abraços :)

Maressa, sua linda!
Amei as dicas! Não tenho cabela curtinho, mas com certeza as dicas me ajudarão muito!
Amo cada pedacinho desse blog. <3

Que bom Luciana *—-*
Obrigada pelo comentário!

Oi, estou pensando em corta o meu cabelo em casa e queria saber se alguém poderia me dar algumas dicas ;-;

Oi Jessica, fiz essa postagem aqui pra te ajudar, dá uma olhadinha: http://cacheia.com/2015/05/cortando-o-cabelo-em-casa/

Muito obrigado ><

Olá, gostei muito das dicas principalmente do day after, pois o meu cabelo ta curto e toda manhã tenho que molha-lo, ele amanhece todo amassado e os cachinhos desfeitos principalmente na frente e no topo da cabeça. Já não sei mais o que fazer para eles durarem no dia seguinte. Vou tentar a dica da fronha. Obrigado! E gosto muito do blog. Bjs!

Oi Heloísa! Também enfrentei esse problema no pós-bc. Pra resolver, comecei a usar um creme mais grosso que proporcionasse mais fixação para os cachos e adotei a fronha de cetim. Espero que funcione pra você também ^^ Beijos!

Oi Maressa! Eu comprei o Yamasterol faz alguns dias e não fazia ideia dos benefícios dele, comprei apenas para testar. Muito obrigada pelas dicas! Beijos!

Oi Isabelle, espero que você goste do produto! Ele tem várias utilidades e a maioria das meninas cacheadas que eu conheço gosta bastante :D
Quem tem cabelo mais fino, geralmente usa pra pentear. Já eu que gosto dos cachinhos bem definidos e quero garantir bons day afters, prefiro usar pra dar maciez, brilho e corrigir o frizz. Depois você testa e conta pra gente se gostou! ^^ OBS: dá uma olhadinha no rótulo antes de usar, ok? Beijos!

Também é importante esperar o cabelo secar completamente antes de amassar os cachos ou usar o pente garfo para dar volume, fazer isso com o cabelo molhado desmancha os cachos e causa muito frizz ; )

Bem lembrado Jana! Meus cachos ficam uma “farofa” se eu tentar dar volume antes da hora e desfazem com facilidade. O jeito é ter paciência e esperar secar pra arrasar no black! :D

Adorei esse blog,gostaria de tirar algumas dúvidas fiquei 1ano sem fazer nada no meu cabelo ,depois fiz cacheamento no salão só que agora ta muiiito seco, uso Pantene so q ta horrivel ,gostaria de saber se o yamasterol vai funcionar pra mim e se o phytoervas óleo de ojon ou cocô e algodão qual desses pode me da um resultado positivo. A ultimamente to usando queratina da novex por favor me de uma luz meu cablelo é crespo e ta beeeem seco obrigada.

Oi Luciene! Tudo bem? A Ana fez uma postagem aqui no Cacheia sobre o Yamasterol, dá uma olhadinha: http://cacheia.com/2014/06/por-que-e-o-yamasterol-e-tao-querido/
Muitas mulheres gostam muito do Yamasterol, mas é importante deixar claro que cada cabelo reage de um modo diferente aos produtos capilares. No meu cabelo deu super certo pra usar no day after porque reduz o frizz, dá brilho e deixa o cabelo mais soltinho. Então te aconselho a consultar o post da Ana porque lá tem a composição do creme, e váaarios comentários das leitoras sobre a experiência com ele. Depois você decide se vale a pena testar :D Sobre o Phytoervas não posso dizer muita coisa porque ainda não testei esse produto. Se seu cabelo está muito seco, o interessante é caprichar nas hidratações e também na nutrição. A queratina geralmente é usada pra reconstrução, que pode ser interessante para cabelos muito danificados. Você só tem que tomar cuidado pra não usar em excesso porque aí pode obter resultados ruins.
Boa sorte com os cachinhos :) Beijos!

Obrigada pela resposta to adorando esse blog em uma semana já virei fã de carteirinha Parabéns.

meninas. adorei o blog.
estava fuçando na net e tal. e encontrei… e ao ler 2 postagens me apaixonei.
tenho cabelao, e cacheado( que por sinal, amo mais a cada), e as dicas daqi sao incriveis.

muitíssimo obg.

Obrigada Mirian! :D Ficamos muito felizes por poder trazer novidades para as leitoras!

Confesso que o penteado de lado pra disfarçar o amassado é o meu preferido rsrsrs.
Amodoro esse blog!

Também amoo! :D

Estou passando pela tão temida e sofrida transição capilar :( rs.
Descobrir o blog Cacheia há algum tempo e amo as dicas que vocês dão aqui.
Parabéns meninas! E muito obrigada pela ajuda e pela força que vocês nos dão.
Bjos! Fiquem com Deus! :*

Leave a Comment